Cuidados de árvores

Como acabar com cupins em árvores

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como acabar com cupins em árvores
Imagem: doutorcupim.com

Os cupins, ou térmitas, são uma praga terrível que destrói quase tudo à sua volta. Se você está procurando como acabar com cupins em árvores, pode confiar neste artigo umComo.com.br no qual lhe apresentamos várias dicas! É importante que as leia em atenção para conseguir erradicar de vez e facilmente esses insectos indesejados, que estão colocando em perigo a saúde das suas árvores e a própria estrutura que montou para o seu jardim. Acabe com essa praga o maus rápido possível continuando a este este artigo!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma árvore de kiwi

Passos a seguir:

1

Os cupins que atacam as árvores são chamados de cupins-de-cerne, pois eles se alojam e destroem o interior do tronco das árvores, deixando a superfície da casca com espessura de papel e o próprio tronco debilitado e prestes a tombar a qualquer momento.

2

Nas florestas é normal isso acontecer em cepas, nas árvores cortadas, atacadas ou mortas por outros bichos da madeira, queimadas pelo fogo ou em decomposição. O problema é quando os cupins começam destruindo as árvores urbanas, quer seja do seu jardim, rua ou parque.

Como acabar com cupins em árvores - Passo 2
Imagem: consebasf.blogspot.pt
3

O cupim-do-cerne ataca sobretudo plantas nativas do cerrado, bem como quaresmeira, seringueira, pau-rosa, ipê, paineira, sibipiruna, jacarandá-mimoso, acácia, tipuana e muitas outras. Eles constroem seus ninhos no solo e penetram a árvore pelas raízes, construindo galerias ascendentes no interior do tronco.

4

Não é fácil detetar a presença dos cupins nas árvores, pois a sua atividade se dá no interior. No entanto é possível através da presença de resíduos granulosos conhecidos como “pozinho de cupim”, asas iridescentes e ruídos semelhantes a estalos vindo do interior do tronco. Além disso, se uma árvore na área tiver sido afetada por cupins, é possível que as árvores próximas também estejam sendo.

Como acabar com cupins em árvores - Passo 4
Imagem: gasometrocomvoce.com.br
5

Se você tem a certeza que alguma árvore está sendo atacada por cupins, uma maneira inovadora que está sendo colocada em prática é um fungo produzido em laboratório e chamado Metarhizium Anisopliae. Ele é diluído em água e colocado nos locais afetados, gerando uma epidemia que atua nos órgãos internos dos cupins e os mata.

6

Por vezes os cupins penetram nas árvores e as destroem por não encontrarem no solo a matéria orgânica de que se alimentam. Você pode chamar a atenção deles de volta ao solo escavando-o, adicionando composto ou estrume bem apodrecido e adubação verde.

Como acabar com cupins em árvores - Passo 6
Imagem: sitiocurupira.wordpress.com
7

Outra forma de acabar com os cupins nas árvores é colocando nesse local os predadores do inseto: aranhas, moscas, vespas, formigas, besouros, anfíbios, répteis, aves e alguns mamíferos, tais como porcos-formigueiros. Para incentivar a sua permanência é importante que crie áreas de habitat natural com arbustos e árvores.

8

Coloque ímãs strong bar no solo junto a essa árvore. Esse objeto tem o poder de desorientar os cupins, que constroem montes na direção norte-sul ao longo das linhas magnéticas.

Como acabar com cupins em árvores - Passo 8
Imagem: pt.aliexpress.com
9

Não é fácil uma única pessoa acabar com cupins nas árvores, visto que geralmente a comunidade de cupins é grande e assim que alguns morrem outros se preparam para ocupar seus lugares. Por essa razão é preferível que contrate uma empresa especializada, possui conhecimento, equipamentos e os melhores produtos para acabar com a praga.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com cupins em árvores, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Evite usar pesticidas químicos para eliminar cupins, pois eles apresentam riscos para a saúde ambiental e dos seres humanos, além de que apenas resolvem o problema temporariamente.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Sarah Duarte
Vocês sabem me informar algum artigo que aborda sobre o uso de ímãs strong bar no combate aos cupins?
A sua avaliação:
thereza miloco
onde comprar fungo metarhizium
A sua avaliação:
Enir Castro
Ola!!! Bom dia, tenho pé Pau Brasil e não estou sabendo lidar com os cupins pois esta é a segunda muda desta arvore que estou tendo problemas com os cupins, pois uma outra da mesma qualidade eu perdi para um ataque dos cupins, gostaria de saber que produto devo usar pois o ninho dos cupins esta localizado sempre na rais da arvore, ficarei grato se puderem e ajudar, um abraço Enir.
Omar Avila
Bom Dia Enir!
Estava lendo algumas duvidas e deparei com o seu.
Cupim é um problema rural e urbano.
O cupinzeiro aumenta no período da revoada. Em parte com clima quente e úmido, primavera e verão. Os reprodutores tem assas e voam para formar uma nova colonia.
Quando isso acontece a participação de todos deve acontecer para diminuir essas infestações.
Nas varandas ou dentro de sua casa ficam grandes aglomerações nas lâmpadas. colocando um balde de água no piso o reflexo da lâmpada sobre a água vai atrair eles e cairão na água do balde.
inseticidas em aerosol. aqueles vendidos em latinha ajudam, mais cuidado pois podem fazem mal a saúde.
O cupim de solo cria um caminho em forma de túnel que passa pela casca até o solo. Essa construção deste túnel acontece a noite pois o clima e mais úmido e menos quente e ficam milhares deles criando esse túnel, e isso possibilita durante os dias quentes sobre a luz solar o transito das operarias. Quebrar esses túnel e fundamental para dificultar,
Vamos para os VENENOS.
Venenos como Jimo cupim aerosol para o interior das casas.
Eu indico para grandes infestações um veneno muito bom e rentável em volume. O preço é alto, mais compensa na quantidade. TERMIDOR CE 25 da BASF.
Não só mata cupim como formiga e carrapatos.
No cupim do solo 150 ML para 10 litros de água e para madeira 100 Ml para cada 10 litros de água.
Em media eu uso para o solo e madeira o mesma proporção 100 Ml para 10 litros de água.
um litro do veneno você faz 100 litros.
Bomba pulverizadora, de 5 ou 10 litros. luva e mascara com filtro.
aplicar pulverizando sobre a arvore no entardecer ou anoitecer ou sobre as caminhos criados pelo cupim. Aplicar nos troncos. para veneno entrar na madeira.
Abraços
Omar Avila

A sua avaliação:
amaro ferreira da silva ne
Eu tinha um Pessegueiro e no tronco dele começou parecer o cupim. Ele era pequeno e mais em 20 dias o tronco apodreceu. Tinha mais de 1,5 metros de altura. Quero comprar outro (anão) mas tenho medo de aparecer novamente. O que fazer?

alexandre
Bom dia !! Já faz uns 4 messes que minha bergamoteira secou,comecou amarelando as folhas ate que todas cairam..os galhos estao secos,o troco aparece rachaduras mas antes de rachar eu raspei o tronco para tirar o excesso que parecia um limo,bem fixado no tronco...ontem a noite percebi um barulho nos galhos ,muito parecido com cupim...se for isso o que posso fazer para tentar salvar esta arvorore ?
Ana Silva
necessito da vossa ajuda, tento um árvore a mesma para combater o cupin foi colocado óleo de carro usado agora pretendo salvar pois era esta a morrer. Aguardo
HélioCardeal.
Quero saber como acabar com cupins que estão matando minhas fruteiras com veneno natural sem causar danos ao ambiente.Desde já agradeço e aguardo resposta.
Odair
Como acabar com cupim no tronco de uma arvore
Sandra
Como acabar com cupim em árvores e vigas madeira do telhado
Valtlei
Boa tarde! Por favor, responda ao Jair Mendonça, tenho o mesmo problema que ele.
Jair Mendonça
Tenho uma mangueira que está com cupim, já coloquei gimo cupim, já coloquei querosene diversas vezes e eles voltam. O que devo fazer?
Lucimar
Minha mangueira gigante na porta da sala está infestada de cupim. Estou arrasada porque ela tem mais de 30 orquídeas presas nela.
jovelina souza lima santana
tenho uma mangueira e está com cupim ki faço p/eliminar
Cassio Nogueira
Direto ao ponto. Muito bom. Parabéns.
Sara Silva
Olá Cassio. Que bom que você gostou desse artigo! Obrigada e continue nos acompanhando.
Imagem: doutorcupim.com
Imagem: consebasf.blogspot.pt
Imagem: gasometrocomvoce.com.br
Imagem: sitiocurupira.wordpress.com
Imagem: pt.aliexpress.com
1 de 5
Como acabar com cupins em árvores