Colocar revestimento de cerâmica

Como colocar piso cerâmico

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 abril 2018
Como colocar piso cerâmico

Temos de diferenciar as cerâmicas das porcelanas, das pastilhas de porcelana, ou das lajotas.Você pode encontrar diferentes tipos de cerâmicas para seus pisos. Há de diferentes tamanhos, diferentes cores, e diferentes espessuras. Nas caixas você vai encontrar ícones que indicam, por exemplo, se são para alto tráfego, como um corredor ou cozinha, etc.Geralmente escolhemos cerâmicas para os ambientes da casa onde utilizamos água, como o banheiro, a cozinha, a lavanderia. Ou nos exteriores, como os pátios, varandas, galerias, terraços, ou caminhos em jardins.

Vai precisar de:

  • Piso cerâmico na quantidade necessária para cobrir a superfície desejada
  • Argamassa Klaukol, também em proporção à quantidade da cerâmica
  • Rejunte
  • Uma régua, um metro
  • Secador de piso para aplicar o rejunte
  • Um balde, uma colher de pedreiro, uma esponja, uma desempenadeira dentada Nº 12
Também lhe pode interessar: Como limpar o piso de cerâmica

Passos a seguir:

1

Algo importantíssimo que deve ser resolvido no chão desses cômodos, é o caimento.Se a água chega no chão, deveríamos ter algum ralo para eliminá-la, ou então, fazê-la correr para algum jardim. O caimento se calcula em um mínimo de um por mil para a água da chuva, e de três por mil para os ralos residenciais.É algo que devemos ter em conta na hora de escolher o tamanho das cerâmicas. Se estamos falando de um banheiro, ou uma cozinha e temos um único ralo no centro do piso, teremos 4 caimentos que convergirão em um ponto. Nesse caso será conveniente escolher peças pequenas, para poder absorver a diferença em maior quantidade de peças, e não se note como uma ruptura onde muda o caimento.

2

O normal é que antes de colocar um piso, você faça uma massa. Porém você pode até colocar sobre um revestimento velho, mas sempre verificando a firmeza do mesmo.Se aplicar a cerâmica sobre alguma massa velha, fique atento para que a superfície não seja muito arenosa nem desprenda muito pó.E algo fundamental, que parece óbvio, mas deve-se ter em conta: se você trabalha na parte externa, veja o prognóstico meteorológico, para que não se depare com um aguaceiro justamente quando você esteja esperando que a massa endureça, ou que se seque.

3

Lógico, antes de começar a trabalhar, o primeiro que você tem de fazer é um mapa com o desenho, tendo em conta a medida do piso cerâmico que vai usar, para calcular a quantidade que vai necessitar para o seu chão, como vai distribui-los, e a espessura das juntas.

4

Quando colocar azulejos no chão, pode começar colocando os cortes nos lugares menos visíveis. Por exemplo, em um banheiro, por trás do vaso sanitário e do bidé, e você começa com inteiros na borda da banheira.Se escolheu a mesma cerâmica para o piso e a parede, convém fazer coincidir as juntas, dando-lhe continuidade ao revestimento do piso para as paredes. Nesse caso, fique atento para que os cortes fiquem nos lugares menos expostos, tanto no piso como nas paredes.Você também pode fazer um desenho com suas cerâmicas.

5

Um problema que têm muitas casas é que alguma parede está em falso-esquadro com as demais.Nesse caso você tem duas soluções possíveis. Se o encontro dessa parede com o chão é a borda que está mais visível, comece a colocar a partir daí com peças inteiras, e deixe os cortes nas outras bordas. Entretanto, se todas as bordas estão à vista, convém começar pelo ângulo que esteja a esquadro e deixar os cortes junto às outras paredes.

Leia também: Como fazer cimento queimado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar piso cerâmico, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como colocar piso cerâmico