Violetas

Como cuidar da planta violeta

Como cuidar da planta violeta

Flores são lindas expressões da natureza que podem ser utilizadas facilmente na decoração de nossas casas. Uma violeta é uma planta fantástica para decorar seu lar, seja nos ambientes internos ou no pátio ou jardim, desde que estes tenham as condições de luminosidade adequadas para a planta. Seu nome indica a cor geral de sua flor, fazendo alusão a um certo tom de roxo, embora a violeta também possa ser encontrada alguma espécie de cor branca. Além de bonitas e muito ornamentais, as violetas têm um aroma leve. Se você gostaria de cultivar esta planta ou se já conta com uma violeta em casa, preste atenção ao seguinte artigo. Neste artigo do umCOMO explicamos como cuidar da planta violeta. Siga estes conselhos e suas flores crescerão saudáveis, fortes e bonitas. Tome nota das dicas a seguir!

Também lhe pode interessar: Como cuidar uma violeta africana

Índice

  1. Como cuidar de violetas
  2. Como regar violetas
  3. Violeta gosta de sol?
  4. Pragas
  5. Como podar violetas
  6. Como cuidar de violetas com pó de café e água quente

Como cuidar de violetas

A violeta é um tipo de planta que requer muita água e umidade, bem como uma temperatura quente. Deve ter em conta que é uma flor original das zonas mais tropicais, por isso, as condições climáticas são a chave para que cresçam bem. Por isso, é importante estar atento a algumas práticas para que sua violeta cresça forte e saudável. Você também deve estar atento(a) a questão da drenagem do solo, pois apesar desta planta gostar muito de água, ela morre se a terra ficar encharcada. Por isso, estruture o vaso de forma que a água possa correr com facilidade após cada rega.

Como cuidar da planta violeta - Como cuidar de violetas

Como regar violetas

Sabendo que precisam de uma grande quantidade de água, é importante que a terra em que estejam plantadas esteja sempre úmida. Molhe-as entre duas e três vezes por semana ou sempre que sentir que a terra estiver seca: para isso, coloque o dedo indicador na terra e observe se o solo está ou não úmido.

Além disso, observe que a irrigação deve ser realizada com água morna ou em temperatura ambiente. Tente não molhá-las com água fria, pois poderiam sair manchas escuras em suas folhas. Molhe sempre a terra onde as violetas estiverem plantadas, e nunca as folhas. O contato de água com as folhas produz manchas e danos à planta.

Violeta gosta de sol?

No que diz respeito à exposição solar,a violeta é uma planta de interior e exterior, por isso não é muito recomendável que os raios de sol incidam diretamente sobre ela; embora seja necessário que recebam alguma luz para que possam florescer fortes, caso contrário suas flores serão muito fracas. É ideal tê-las em zonas sombrias não frias, mas aquecidas e onde haja luz parcialmente. Simplificando: violetas gostam de sol fraco, ou seja, coloque as violetas em um local da sua residência que receba luz solar indireta por cerca de 8 a 10 horas por dia. Mas lembre-se: o excesso de luz pode fazer com que a flor murche ou inclusive queime. Você notará isso se observar suas folhas com um tom amarelo e até mesmo um aspecto de queimado.

Temperatura adequada

As violetas são flores originárias de zonas quentes, por isso, o excesso de frio pode afetá-las e reduzir sua fortaleza. É importante que jamais fiquem em lugares onde a temperatura seja inferior aos 12º C - a depender da região onde você vive no Brasil, os termômetros dificilmente marcarão temperaturas tão baixas, portanto quanto a isso não há muito com o que se preocupar. Contudo, observe que as temperaturas baixas podem causar a perda da cor das flores, bem como fazer com que as folhas se tornem amareladas. Tente mantê-las no mínimo entre 18ºC a 23ºC para evitar problemas.

Pragas

Doenças e pragas podem atingir todas as plantas, inclusive as violetas. Mas como cuidar de violetas doentes? Entre as principais doenças e pragas que atingem essas lindas flores estão as cochonilhas, pulgões ou pela mosca branca. Se sua planta está doente, utilize um pesticida orgânico para a terra de seu vaso. Borrife nas primeiras horas da manhã, mas não o faça nunca sobre as folhas ou as flores da violeta, pois poderia danificá-las ainda mais. Aplique o pesticida sobre a terra. Acabará com qualquer praga!

Não deixe de conferir também esse artigo que explica como fazer violeta florescer.

Como podar violetas

A poda de violetas é relativamente simples, já que não exige o uso de nenhum material além das suas mãos e um pouco de paciência. Vá removendo as folhas e flores que estiverem amareladas, secas ou mortas, bem como os galhos que apresentarem essas características. Lembre-se que a poda é essencial para que a planta se renove e cresça cada vez mais bonita e saudável! Você pode conferir mais dicas em nosso artigo sobre como cuidar uma violeta africana.

Como cuidar de violetas com pó de café e água quente

De acordo com especialistas em jardinagem[1], a borra de café é rica em nitrogênio, mineral essencial para o bom desenvolvimento das plantas. Você pode ferver um pouco de borra de café em água, coar e esperar esfriar um pouco. Com uma colher, vá depositando esse "chá de borra de café" na sua violeta planta. A saúde delas agradece! Você pode conferir o passo a passo no vídeo abaixo:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da planta violeta, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. DAMICO, Lucia. Borra de café é ótimo para fertilizar e limpar flores e plantas. Estadão. Disponível em: <https://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/flores-de-lulu/borra-de-cafe-e-otimo-para-fertilizar-e-limpar-flores-e-plantas-2/>. Publicado em 13 de abril de 2012. Acesso em 25 de agosto de 2020.
Bibliografia
  • BADGETT, Becca. African Violet Plants – How To Grow African Violets. Gardening Know How. Disponível em: <https://www.gardeningknowhow.com/houseplants/african-violet/african-violet-care.htm>. Acesso em 25 de agosto de 2020.
  • GARDEN LOVERS CLUB. 10 Tips for Caring for African Violets. Disponível em: <https://www.gardenloversclub.com/houseplants/african-violets/caring-for-african-violets/>. Acesso em 25 de agosto de 2020.
  • OPTIMARA VIOLETS. African Violet Plant Care Instructions. Disponível em: <https://www.optimara.com/africanvioletcare1.html>. Acesso em 25 de agosto de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Cláudia
Excelente informação!
A sua avaliação:
Kelly
Olá, Tinha alguns pés de violetas que ganhei o ano passado, porem elas veem morrendo aos poucos, as folhas estão soltando e as flores tbm.. não sei o que está acontecendo com elas.. simplesmente elas soltam do talo.. Help please
Márcia
Muito Boa a sua orientação Eu regrava todos os dias com água fria e ainda colocava pra tomar banho de sol diariamente
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Márcia! Que bom saber que as dicas foram úteis para você. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Diná
Eu sempre soube ao contrário, que a violeta não gosta de muita água, inclusive estraguei umas com excesso de água., suas folhas começam a apodrecer e matam a planta. Assim, passei a regar, como me disseram, e deu certo. Podem me virar está dúvida
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Diná! O ideal é você não jogar água nas flores e folhas, mas sim na terra, e uma pequena quantidade de cada vez. O ideal é que durante o verão regue a sua violeta duas vezes por semana e, no inverno apenas uma vez por semana. Espero ter esclarecido a sua dúvida e obrigada pelo seu comentário :)
Edna Cordeiro da Silva
Este artigo foi muito útil pra mim, pois molhava minhas violetas com água gelada. Obrigada pelas informações!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Edna, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue nos acompanhando :)
Marlene Della Sávia
Preciosas informações, as flores tornam nossas vidas mais alegres e festivas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Marlene, é bem verdade :) Muito obrigada pelo seu comentário e um feliz natal! ;)
1 de 2
Como cuidar da planta violeta