Pulgões nas plantas

Como cuidar de Nepenthes

Como cuidar de Nepenthes
Imagem: cpphotofinder.com

Nepenthes é o nome dado para uma variação de uma espécie de planta carnívora angiospérmica, que possuem as sementes protegidas pela estrutura que geralmente é o fruto, mas no caso desa planta é o seu "jarro" localizado na ponta de suas folhas. Natural de ambientes tropicais se da muito bem em locais com umidade relativa à 60% ou mais.

Esta planta carnívora apresenta uma certa dificuldade no plantio e cuidados em geral, portanto, umComo preparou este artigo sobre como cuidar de Nepenthes para te ajudar a deixar a sua planta mais bonita e saudável, afinal, uma Nepenthes com seus jarros coloridos e saudáveis se torna o orgulho de quem a cultiva.

Também lhe pode interessar: Tipos de planta carnívora

Passos a seguir:

1

Primeiramente, antes mesmo de comprar a muda ou semente da sua Nepenthes você precisa se certificar de que possui um local adequado para ela, se o clima da região onde você mora se assemelha ao clima tropical. No caso do Brasil isso não é difícil a não ser que você more numa zona com clima seco. Mesmo se for o caso, em umComo para tudo se da um jeito, caso você more num local com clima seco, falta de umidade no ar, você pode plantar a sua Nepenthes numa estufa ou terrário.

Como cuidar de Nepenthes - Passo 1
Imagem: fivecorp.blogspot.com
2

Para cultivar a Nepenthes em terrários, você vai precisar de um aquário, normal, como aqueles que usamos para os peixes onde você pode deixar o vaso de sua planta. Os terrários fornecem um clima semelhante aos de uma estufa, onde a umidade é alta e a planta pode se desenvolver muito bem, tão bem que é comum elas ultrapassarem o tamanho do terrário, deixando-o ótimo para cultivar a sua planta enquanto ainda jovem para que ela chegue na idade adulta já saudável e desenvolvida.

A Nepenthes necessita de boa incidência de luz para se desenvolver, quando você a plantar em um terrário lembre-se de colocar uma lampada para fornecer a iluminação necessária, esta lampada pode ser do tipo fluorecente tubular.

Como cuidar de Nepenthes - Passo 2
Imagem: hdwallpapersfactory.com
3

Caso queira cultivar a Nepenthes dentro de casa, saiba que também é possível mas com os devidos cuidados. Para cuidar da sua Nepenthes dentro de casa você precisa deixá-la próxima a uma janela para que ela obtenha a luminosidade indispensável para o seu crescimento. Uma Nephentes dentro de casa, quando saudável e com belos jarros, além de pegar alguns mosquitos ainda decora o ambiente com a sua aparência exótica. As plantas devem ser mantidas em janelas ensolaradas que possuam ao menos quatro horas de sol por dia, independente do período.

Caso a umidade da sua casa não seja a ideal, o que é bom pra planta mas não é bom para a sua casa, você pode borrifar água limpa na planta, com um borrifador que pode ser facilmente encontrado em lojas de jardinaria, desta forma fornecendo a umidade relativa que ela precisa para se desenvolver.

Como cuidar de Nepenthes - Passo 3
Imagem: cpphotofinder.com
4

Agora, para cultivar a sua Nepenthes ao ar livre não existem muitas coisas que você pode fazer pois quem dita se é possível ou não é o clima da sua região, se for favorável, ótimo, se não for... Bom, se não for você pode plantar mas saiba que sua planta não vai durar muito. Dependendo das condições climáticas do local você pode plantar mas fique sempre atento as variações climáticas muito brutas, algumas espécies de Nephentes aguentam as variações, assim como as geadas ou dias muito quentes, outras não. Você também vai precisar verificar qual é a espécie de sua Nephente, já que existem muitas mas falando nas espécies uma boa escolha é sempre uma Nepenthe híbrida, além das híbridas apresentarem mais beleza por serem resultado de cruzamentos entre espécies diferentes, as híbridas também são sempre mais resistentes à doenças, pragas e clima.

De qualquer forma, deixe o solo sempre úmido mas não encharcado e proteja a sua planta das temperaturas muito baixas.

Como cuidar de Nepenthes - Passo 4
Imagem: galleryhip.com
5

Agora vamos falar do substrato ideal para a Nepenthes. Esta planta, como já foi dito, por ser de origens tropicais necessita de umidade, bastante umidade e para que isso não apodreça a terra ou favoreça o aparecimento de fungos ou bactérias a terra deve ser bem aerada.

A terra ideal para a Nepenthes se desenvolver se consiste em 4 questões: fertilidade, acidez, fluidez e matéria orgânica. A seguir uma lista de como deixar cada uma dessas questões favoráveis para ter uma Nepenthes saudável.

  • Fertilidade: Um solo fértil para uma Nepenthes não é igual a um solo fértil para a maioria das espécies de plantas. É possível criar a sua planta com uma grande variação de substratos, que vão desde musgo de arvores até argilas. Para deixar o solo fértil para a sua Nepenthes você deve usar uma quantidade de argila misturada com ingredientes orgânicos ou inorgânicos;
  • Acidez: A acidez do solo se obtém a partir de alguns materiais inorgânicos e por parte também do adubo utilizado, de preferência o NPK 8-8-8 que além de nutrientes também fornece a acidez necessária do solo, somados com a argila e a areia, e então a próxima questão;
  • Fluidez: A fluidez ideal para a Nepenthes pode ser obtida através da mistura e areia e argila ao substrato, que além de favorecer na acidez do solo possuem a capacidade de fazer com que a água flua mais, evitando estagnações e encharcamento. A mistura de areia é essencial não só por este motivo mas também por arejar o solo, deixando-o arejado o suficiente para que as raízes da Nepenthes cresçam sem dificuldade.
  • Matéria orgânica: Você pode utilizar materiais como sphagnun, turfa de sphagnun, casca de árvore e xaxim (o xaxim, de preferência não deve ser usado por atualmente se apresentar em risco de extinção por causa do seu desmatamento para fazer substratos).
6

A iluminação deve ser boa, portanto não excessiva. Três à quatro horas de iluminação diárias bastam para a maioria das espécies de Nepenthes e caso o local em que ela fique a incidência de sol seja muito forte e durante muito tempo do dia considere a ideia de comprar uma rede de retenção solar, 50% deve bastar.

Como cuidar de Nepenthes - Passo 6
Imagem: en.wikipedia.org
7

A rega varia de acordo com a estação do ano como na maioria das plantas, por exemplo, no verão ou em períodos quentes você deve regar diariamente, mas nunca deixe o vaso encharcado ou com excesso de umidade, uma vez que isso pode sufocar as raízes da planta e causar a sua morte.

Como cuidar de Nepenthes - Passo 7
Imagem: blog.hmns.org
8

As Nepenthes, em sua maioria não necessitam de poda, o que pode mudar de acordo com algumas espécies, como essa planta possui caracteristicas de trepadeira, dependendo do local onde ela se encontra talvez exista necessidade de podar.

Como cuidar de Nepenthes - Passo 8
Imagem: pl.wikipedia.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de Nepenthes, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Paulo Sá
Vale aqui registrar que se podar a nephentes, poderá aproveitar os galhos para deles fazer novas mudas. Basta deixá-los em recipientes com água até que esses galhos criem raízes e depois planta - Los no substrato. Demora um pouco para as raízes saírem entre 60 e 90 dias.
A sua avaliação:
José
Olá tenho uma Nepenthes que entretanto grande parte dos seus jarros secaram, O que posso fazer?
A sua avaliação:
sergio duarte
como consigo compra ums nepentes gigante desta: quero muito procuro mais nuca encontro por favor me arruam uma
NATALÍCIO STACHEWSKI
olá....comprei uma nepenthes hoje e dentro dos tubos tinha muita água....essa água eu deixo ou retiro dos tubus?
valmir teixeira
ola, o liquido que você vê não é água, é o suco gástrico que serve para digerir os insetos.
A sua avaliação:
Nicolas
Vlw pessoal muito boa as dicas
Editor umComo.com.br
Oi Nicolas! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: cpphotofinder.com
Imagem: fivecorp.blogspot.com
Imagem: hdwallpapersfactory.com
Imagem: cpphotofinder.com
Imagem: galleryhip.com
Imagem: en.wikipedia.org
Imagem: blog.hmns.org
Imagem: pl.wikipedia.org
1 de 8
Como cuidar de Nepenthes