Cuidados das plantas

Como cuidar de um ciclame

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de um ciclame

Tem um ciclame em casa e não sabe como cuidar desta bonita planta? O ciclame é um tipo de planta que quando cresce tem algumas flores brancas, vermelhas ou inclusive violetas. Ainda que o seu ciclo de vida seja curto, isso não deve impedir que cuide bem dela até que acabe de florescer. Com bons cuidados conseguirá resultados surpreendentes. Em umComo.com.br contamos a você como cuidar de um ciclame.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um fícus

Passos a seguir:

1

Se ainda não tiver comprado um ciclame, o mais recomendável é que o adquira quando os botões ou brotos estejam começando a se abrir, mas ainda estejam fechados. Comprando assim, você garante o maior tempo possível da planta. Geralmente são vendidas desde o mês de setembro a dezembro em lojas de jardinagem; se comprar antes do outono podem inclusive durar um pouco mais do que se comprar na primavera.

2

O ciclame precisa de luz, mas de forma indireta, evitando as zonas mais quentes da casa. É fundamental que o exponha à luz média, nunca o coloque de forma direta à luz solar.Se expuser a planta ao sol encurtará a sua vida; a melhor opção é que tenha uma luz baixa. É muito importante que esteja exposto a temperaturas bastante frescas, por volta dos 13 graus, e no máximo 19. Desta forma, a sua planta demorará um pouco mais para florescer e poderá desfrutar muito mais tempo de sua particular beleza neste momento. Se tiver um jardim, poderia inclusive ao entardecer levá-la para fora, mas sempre protegida do sol.

3

Quanto à irrigação do ciclame, deve ser moderada, já que o excesso de água pode afetar negativamente a sua planta, estragando o bulbo e o caule. Deve borrifar com água várias vezes por semana, pois precisa de umidade suficiente para manter a sua frescura. Terá que regar com uma bandeja colocada por baixo da planta, pois os tubérculos da planta sobressaem da terra e poderiam apodrecer. Por isso, lembre-se que não deve regar a planta desde cima. É fundamental manter o substrato úmido, mas eliminando sempre o excesso de água depois da eventual irrigação.

Como cuidar de um ciclame - Passo 3
4

Outro dos cuidados habituais para o seu ciclame é cortar os caules das folhas mortas assim que a sua aparência deixar de ser bonita. Esta tarefa é muito delicada, já que se cortar os caules sem cuidado pode fazer que novas flores apareçam. E que sua planta floresça mais rápido do que o habitual. Depois que seu ciclame estiver cheio de flores e botões, é hora de descartá-lo, já que não voltará a florescer. Pode prolongar isso por alguns dias e desfrutar de suas folhas tão bonitas, mas no final, morrerá.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um ciclame, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como cuidar de um ciclame