Cultivar plantas em interiores

Como cuidar de uma Dionéia

Como cuidar de uma Dionéia
Imagem: revistadenoticias.blogspot.com

Dionéias são plantas nativas de pântanos do sudeste dos Estados Unidos, é herbácea e carnívora e é uma das pouquíssimas especies de plantas que podem realizar movimentos, junto com a Drosera e a Dormideira. É uma planta que costuma ser bem pequena, com no máximo 10cm de altura e podendo ter de 4 a 8 folhas em roseta. Esta planta possui duas partes, o caule, que é um caule-folha pois tem a capacidade de realizar fotossíntese e a "cabeça" composta por um pecíolo e uma armadilha que possui de 15 a 20 "dentes" (ou cílios) sensíveis à movimento que ela usa para capturar suas presas que geralmente são moscas e insetos pequenos, secretando néctar pela sua armadilha para atrair os insetos. Em umComo te ensinamos como cuidar de uma Dionésia.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma palmeira

Passos a seguir:

1

A Dionéia é uma planta muito curiosa, vale a pena aprender um pouco sobre ela antes adquirir a sua e isso pode te ajudar a decidir se realmente quer uma, ela pode ser divertida mas necessita de alguns cuidados especiais.

Como cuidar de uma Dionéia - Passo 1
Imagem: caldnovian.blogspot.com
2

O primeiro passo é comprar a sua Dionéia, hoje em dia elas são comuns o bastante ao ponto de encontrá-las em super mercados, mas o recomendável é que você procure uma loja especializada em plantas para comprar a sua, as chances de ela contrair doenças são menores.

3

O melhor tipo de vazo para a sua Dionéia é aquele em que as raízes dela podem ficar confortáveis, sem se espremer, faltar ou sobrar muito espaço. As raízes da Dionéia podem chegar a 15cm de comprimento, um vazo de 20 a 15cm de altura é suficiente. Se quiser, procure por um vazo térmico, a mudança brusca de temperatura pode prejudicar as raízes da sua planta.

Um terrário também pode ser uma opção para a Dionéia.

4

Agora é hora de escolher o tipo de terra adequada. A Dionéia, natural de pântanos e brejos do sul e sudeste dos Estados Unidos gosta de terra úmida, pobre e ácida (com altos níveis de PH). Utilize turfa e perlita na mistura do substrato, mas, diferente das outras plantas, não coloque areia no fundo do vazo pois neste caso a terra precisa estar sempre úmida (porém, não encharcada) e além disso, a areia pode ser muito salgada para a planta.

5

Escolha o melhor lugar para deixar a sua Dionéia, elas gostam muito da luz direta do sol e se desenvolvem muito bem nela. Para que a sua planta cresça com facilidade você precisa fazer com que ela pense que está no período de primavera, ou seja, com muito sol e água. Ela pode ficar tanto do lado de fora de casa como do lado de dentro, se ela for ficar para dentro, deixe-a próxima a alguma janela em direção ao oeste, leste ou sul, onde ela receberá no mínimo 4 horas de luz direta por dia (ideal: 12 horas de luz por dia).

6

A rega deve ser feita com água mais limpa quanto possível, não utilize água da torneira de preferência, se você possui um filtro ou água filtrada em casa, vale a pena dar água limpa para a sua planta. A água da torneira possui quantidades altas de cloro, que por mais que evapore sempre sobra alguns resíduos que podem fazer muito mal à Dionéia. Você deve manter a terra sempre úmida mas não ao ponto de encharcar, se a raiz da planta ficar encharcada pode desenvolver fungos e bactérias com mais facilidade.

Como cuidar de uma Dionéia - Passo 6
Imagem: caldnovian.blogspot.com
7

Atenção ao período de latência da Dionéia. O período de latência funciona quase que como uma hibernação, algumas plantas tem essa característica, assim como a Dionéia, ele geralmente começa em novembro e a duração depende da sua planta, mas pode durar no máximo até março. O cuidado especial que se precisa ter é entender que a sua planta não está morta, não, não está, ainda não. As flores caem e a sua aparência se torna um pouco desagradável (pois as vezes pode até parecer que está morta). O que acontece com frequência é que as pessoas pensam que a planta está morrendo e começam a regar mais ainda, mas essa não é a solução.

O que deve ser feito é, regar menos e manter ela no sol da mesma forma, ela continua precisando de luz solar, porém agora, com o seu metabolismo reduzido você não pode regar como antes. O intervalo da rega deve ser de 10 em 10 dias, o solo não precisa ficar muito úmido, apenas ao redor dos caules da planta.

8

Você não precisa alimentar sua planta com insetos, mas pode se quiser. A Dionéia faz esse processo naturalmente, sua armadilha libera pólen que atrai os insetos então não precisa se preocupar com a sua alimentação, além do mais a sua fotossíntese garante a maioria dos nutrientes que ela precisa.

Outra dica é: por mais que pareça divertido, não fique colocando o dedo na "boca" da planta, fazer com que ela fique se fechando gasta muita energia, e sua planta precisa dela.

Como cuidar de uma Dionéia - Passo 8
Imagem: ciencia.hsw.uol.com.br
9

Caso a sua Dionéia cresça além dos limites do vazo, ou se divida em outras Dionéias o que pode acontecer, significa que é hora de trocar de vazo. Certifique-se de que colocou os nutrientes necessários assim como o tamanho do vazo tem que estar adequado. Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma Dionéia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
nezuko kamado
muito bom
A sua avaliação:
Thaianne
Aprendi um pouco sobre ela
A sua avaliação:
BRUNA
Essas informações estão todas erradas sobre a Dioneia. Vocês precisam pesquisar mais antes de postar qualquer coisa... Dioneias precisam viver com muita água, a ponto de seu substrato estar cheio de água, o ideal é uma bacia com água ou um pratinho de vaso, e a água deve chegar até a metade do vaso. Elas necessitam de um substrato que se chama sphagno, é um musgo que vem desidratado ou semi desidratado, e é o melhor para as plantas carnívoras. Elas necessitam de sol direto e quase não dão certo vivendo dentro de casa, pois precisam que o sol esteja batendo diretamente nela, quanto mais sol, mais vermelhas elas ficam.
Imagem: revistadenoticias.blogspot.com
Imagem: caldnovian.blogspot.com
Imagem: caldnovian.blogspot.com
Imagem: ciencia.hsw.uol.com.br
1 de 4
Como cuidar de uma Dionéia