Usar as flores para decorar

Como cuidar de uma Érica

Como cuidar de uma Érica
Imagem: umaflorpordia.blogspot.com

Da família das Éricas (Cuféia ou Falsa Érica) esta flor tem origem na América do Sul, mas especificamente no Brasil. Uma planta de porte pequeno, de 30 a 40 centímetros e suas folhas são verdes em formato de lança, permanentes assim como o florescimento, que ocorre durante todo o ano. Ideal para ser cultivada em jardins, canteiros, sob cervas vivas, jardineiras ou entre pedras. Neste artigo umComo te ensina como cuidar de uma Érica, uma flor ideal para se misturar na paisagem do seu jardim.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma roseira
Passos a seguir:
1

O seu porte pequeno torna a Érica uma planta ideal para ser cultivada em jardins e os cuidados são mínimos. Atenção a um fator: as Éricas não podem ser podadas, esta planta não resiste bem à poda e pode morrer por causa dela.

2

O solo deve ser fértil e pode ser adubado com adição de matéria orgânica. Além da fertilidade o solo deve possuir boa vazão de água, porém, para o bom desenvolvimento da planta e suas flores é bom que esteja úmido.

Como cuidar de uma Érica - Passo 2
Imagem: floresplantasecultivos.blogspot.com
3

As Éricas gostam de climas quentes, portanto podem ficar à meia sombra ou com luz direta do sol. Apesar desta planta não apresentar quase nenhum grau de dificuldade no plantio, alguns cuidados devem ser tomados, a Érica não suporta temperaturas baixas, caso você viva em alguma região onde faz muito frio, seja o ano todo ou no inverno vale levar este fator em consideração.

4

A sua propagação pode ser feita através de sementes (processo natural) ou por mudas e estacas preparadas que devem ser plantadas no início da primavera para que a planta não apresente dificuldade na adaptação ao solo. As sementes e mudas podem ser encontradas em Floriculturas físicas ou lojas online.

Como cuidar de uma Érica - Passo 4
Imagem: flores-online.com
5

As Éricas e plantas de sua família são comuns para serem usadas em bonsais também por apresentar tronco semi-lenhoso e flores e folhas naturalmente pequenas.

Outra curiosidade é que a cor das flores costuma mudar de acordo com a idade da planta, sabendo que pode variar entre o branco e a cor roxa, mas com a idade as cores ficam mais claras e pode chegar a um tom de rosa.

Veja também:

Como cuidar de uma Érica - Passo 5
Imagem: ausbonsai.com.au

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma Érica, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Grace Erica Lima schleich
A minha planta bom saí Erica,secou as folhas é está caindo o que deve fazer??
A sua avaliação:
José Amancio
Na informação de como cultivar a Erica branca, fala-se que esta planta não deve ser poldada. Se ela não deve ser poldada, como torná-la um bonsai? Como mantê-la em um vaso?
TALLIS
Acho que ele se referiu a poda drástica.
Cássia
José Amansio...Olá! O texto fala que pelo porte pequeno e caule lenhoso elas podem ser usadas em bonsais. Não transformadas em bonsais. Tenho a Érica, uma Ixora amarela e as pimentas pequim que uso como se fossem bonsais, mas são naturais.
Antonio Lisboa
Comprei uma muda de Erica, nao seia razao , secou todas as folhas mas o caule esta rebrotando lentamente, e normal ocorrer?. Muito obrigado pela oportunidade do contato. Mora na cidade do Recife. gostei, muito bom.
A sua avaliação:
Walkiria Ehrhardt Dyck
foi muito útil o artigo sobre a Erica,pois minha dúvida era sobre podar ou não.Está tudo bem claro.Muito obrigada
Melissa
Bom dia ele pode ser plantada em escadas no exterior com muito sol à tarde? Queria planta-la na em volta de uns degraus na frente do jardim da minha casa!
Érika
Amei saber que tem uma planta com o meu nome!
sueli zardi
Qual o tamanho do espaço que devo plantar uma muda da outra ??
ANA MARIA MATOS
boa tarde! onde posso encontrar mudas para comprar da planta Erica. Quero ter dessa planta.
Claudiane Garcia
ganhei um bonsai erica japonica ele chegou bonito e com 2 dias começou a sair até flores nele depois de mais 2 dias secou de uma vez e está morrendo até o musgo morreu pode me ajudar. ele está dentro de casa eu moro em mato grosso região muito quente
Antonio Claudio Oliveira Lessa
Estou na mesma situação. O que fazer?
A sua avaliação:
Barbara Anne
Tenho uma Érica e ela esta morrendo, quero ajuda para salvá-la!
A sua avaliação:
Iramar Matias Feitosa
qual tipo de adubo é mas adequado para Érica, as minhas estão morrendo.
Editor umComo.com.br
Oi Iramar! Uma boa adução para a Érica pode ser conseguido com a adição de matéria orgânica. Confira esse artigo em que explicamos como fazer adubo natural: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-adubo-natural-8061.html
Selma Bena
Bom dia, minha érica foi podada, não sabia que não devia e agora ela está secando, o que devo fazer, será que replantá-la resolveria. O local que ela está bate sol apenas do meio dia mas tem muita claridade e fica no jardim de inverno. Queria tentar salvá-la. Obrigado, Selma
Ray
Qual o tipo de adubo e fertilizante devo ura na planta erica? Obrigada
Imagem: umaflorpordia.blogspot.com
Imagem: floresplantasecultivos.blogspot.com
Imagem: flores-online.com
Imagem: ausbonsai.com.au
1 de 4
Como cuidar de uma Érica