Características das flores

Como cuidar de verbenas

Como cuidar de verbenas

As Verbenas são plantas da família Verbenaceae, que engloba mais de 100 gêneros, dentre os quais a Verbena que, por sua vez, engloba mais de 250 espécies[1]. A família da qual as Verbenas fazem parte se faz presente em regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo[2], sendo que diversas das espécies de Verbenaceae são utilizadas tradicionalmente em tratamentos médicos em razão de suas propriedades medicinais[1]. As verbenas são plantas de pequeno porte e, além das vantagens já citadas, produzem flores coloridas que podem ser uma bela decoração de jardins, trazendo ainda mais vantagens para seu cultivo.

Se você se interessa pelo cultivo da planta e quer aprender mais, veja como cuidar de verbenas neste artigo o umCOMO.

Também lhe pode interessar: Plantas que florescem o ano todo

Índice

  1. Verbenas: cuidado e local
  2. Propriedades das verbenas
  3. Tipos de Verbena
  4. Flor Verbena: significado

Verbenas: cuidado e local

A verbena costuma ser uma planta que as pessoas optam por cultivar junto a outras plantas floríferas, ainda mais pelo fato da verbena possuir flores de cores diferentes dependendo da sua espécie. Por este fato é bom lembrar que cada planta é uma planta e cada uma merece um tratamento e atenção diferente. Para que a sua verbena fique sempre com uma boa aparência para enfeitar o seu jardim ou ambiente interior é bom cuidá-la da forma devida.

Ainda que a planta verbena não exija muitos cuidados, todas as plantas têm suas peculiaridades e exige cuidados distintos que as farão crescer de forma saudável. Para ter um jardim florido e bem cuidado, veja abaixo como cultivar verbena e siga as instruções.

Local

É sabido que essas plantas não apresentam a menor dificuldade para serem cultivadas, o que é ainda mais verdade no Brasil já que as Verbenas, sendo naturalmente distribuídas em região ensolarada e tropical[2], recebem bastante luz na região.

A verbena e o sol são grandes parceiros pois apenas com bastante luz natural a planta é capaz de se desenvolver bem, portanto, vamos começar pelo melhor local para plantar a verbena. Se você for plantá-la num vaso, vai ter a liberdade de transferi-lo para local ideal, com muito sol, entretanto, se você for cultivá-la em solo, escolha por um lugar com grande incidência de luz solar, que pode ser durante o dia todo e é até recomendado que seja.

Nutrientes

A verbena, também por ser uma planta natural de continente tropical, gosta de solos ricos em nutrientes e com boa umidade, tal como a fluidez na água. Para nutri-la, você pode usar adubo orgânico natural na composição da terra e, se for plantar em vaso, lembre-se de misturar um pouco de areia grossa na composição e deixar umas pedras no fundo do vaso para aumentar a vazão de água. De tempos em tempos você pode adicionar fertilizante NPK, rico em fósforo, nitrogênio e potássio para ajudar na formação das flores.

A verbena, após cerca de um ano depois de plantada pode parecer meio viscosa e suas flores podem começar a deixar de nascer com a mesma frequência e qualidade, caso isso ocorra o recomendado é realizar um replantio para estimular a planta a voltar a florescer como antes. Para garantir que a situação da planta melhorará, é necessário aplicar novamente o adubo no solo antes da realização do replantio, exceto em caso de adubação recente.

Água

Para a rega da verbena pode ser feita assim que o solo não aparentar estar úmido mas não encharcado. Como as pessoas costumam plantá-la em local com muito sol e o calor faz com que a água evapore, a rega geralmente é feita diariamente, mas sempre tomando cuidado para não encharcar a terra.

Para saber se já é necessário regar a planta, faça o teste da umidade do solo colocando os dedos e sentindo se há umidade suficiente.

Dica: agora que você já sabe como cuidar de flores Verbena, confira também o artigo como cuidar de astromélia e torne seu jardim ainda mais colorido.

Como cuidar de verbenas - Verbenas: cuidado e local

Propriedades das verbenas

A verbena possui propriedades médicas que podem ser usufruídas através do seu chá, já que, assim, é possível extrair essas substâncias que podem ser usadas para relaxamento e também ter função: analgésica, anti-inflamatória, sedativa, antiespasmódica, ansiolítica, anti-infeciosa, analgésica, antiprotozoária, antibacteriana e antifúngica.[3]

Além disso, também existem medicamentos feitos a base de Verbena que servem para tratar alguns problemas ligados a pele, como acne, pele oleosa ou até mesmo no tratamento de queimaduras, aliviando a dor.

Você deve colher as flores junto com parte do caule, não há problema em colher as suas flores uma vez que elas florescem durante todo o ano.

Tipos de Verbena

Como já citado, as flores Verbenas não são uma única espécie de planta, mas um gênero que engloba mais de 250 espécies[2], isso significa que existe uma grande variedade dentro do gênero e que nem todos serão fáceis de se encontrar nem aparecerão de forma natural nos mesmos locais. Veja abaixo as 3 das espécies de Verbena que podem ser encontradas no Brasil:

  • Lippia alba (Mill.) N.E.Br.;
  • Stachytarpheta cayannensis (Rich.) Vahl;
  • Lantana camara L.[4]

Flor Verbena: significado

Os elementos da natureza, como plantas e animais, por vezes estão conectados a crenças e histórias que as dão ainda mais significado. Existem alguns exemplos mais claros, como as rosas, que têm significado ligado ao amor e que acabam sendo um símbolo muito utilizada e épocas ligadas ao sentimento tal qual o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, entretanto, existem também flores como as Verbenas que têm, há muito tempo, valores agregados um pouco menos conhecidos mas, nem por isso, menos importantes.

A flor Verbena foi vista pela cultura do Egito Antigo como símbolo das lágrimas de Ísis pois sua floração ocorre no mês de junho, época das festas em homenagem ao Rio Nilo, o que a tornou uma flor sagrada e de grande relevância. Por ser uma civilização antiga que já compreendia o valor, pode-se dizer que origem da Verbena como flor de grande importância esteja aí, além disso, por ter diversas propriedades medicinais, a planta foi e continua sendo vista como uma planta um tanto especial, como se fosse um presente da natureza.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de verbenas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. de SOUZA, N. dos S. C.; SOARES, K. C. N.; QUINÁIA, S. P.; PIANOSKI, K. E.; TORRES, Y. R.; da ROSA, E. A. Estudo químico das flores da espécie vegetal Verbena minutiflora. Anais da XIX Semana de Iniciação Científica, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2014. Disponível em: https://anais.unicentro.br/proic/pdf/xixv2n1/230.pdf. Acesso em: 23/06/2020.
  2. MUNSIF, S.; KHAN M. A.; AHMAD, M.; ZAFAR, M.; SHAH, G. M.; YASMIN, G. Comparative Pollen Studies of the Genera Lantana, Verbena and Vitex of Family Verbenaceae from Pakistan. International Journal of Agriculture & Biology, Vol. 9, Nº 4, 2007. Disponível em: http://rcpol.org.br/wp-content/uploads/2018/03/92-Munsif-al.-2007-Comparative-Pollen-Studies-of-the-Genera-Lantana-Verbena-and-vitex-verbenaceae-Pakistan.pdf. Acesso: 23/06/2020.
  3. TAVARES, I. B.; MOMENTÉ, V. G.; do NASCIMENTO, I. R. Lippia alba: estudos químicos, etnofarmacológicos e agronômicos. Revista Brasileira de Tecnologia Aplicada nas Ciências Agrárias, Vol. 4, Nº 1, pp. 204–220, Guarapuava 2011. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/repaa/article/download/1397/1486#:~:text=A%20esp%C3%A9cie%20%C3%A9%20largamente%20utilizada,et%20al.%2C%202007). Acesso em: 23/06/2020.
  4. SANTOS, A. C. B.; NUNES, T. S.; COUTINHO, T. S.; SILVA, M. A. P. Uso popular de espécies medicinais da família Verbenaceae no Brasil. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Vol. 17, Nº 4, Suplemento. II, pp. 980-991, Campinas, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbpm/v17n4s2/1516-0572-rbpm-17-4-s2-0980.pdf. Acesso em: 23/06/2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Lili
Como adulbar a terra
A sua avaliação:
Ronaldo
As verbenas são nativas da América do Sul? O que eu li em vários sites é que elas são nativas da Europa e da América do Norte.
Valdirene Mendes do Amaral
Oi. Tudo bem? Um dica, você indica qual tipo e marca de terra para cultivo de rosas em jardim, ou seja, fora de vazos? Obrigada, Valdirene Mendes do Amaral
1 de 2
Como cuidar de verbenas