Sofás de couro

Como cuidar dos móveis de couro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar dos móveis de couro

Decorar a sua casa com móveis de couro é uma opção muito comum que dá um toque único a qualquer casa. As opções a escolher são muitas, desde os tradicionais sofás e poltronas de couro até criados-mudos ou cadeiras de couro autêntico. No entanto, este tipo de objetos requerem uma série de cuidados básicos para conservar o seu aspecto original e se manterem como novos. Por isso, em umComo queremos explicar, passo a passo, como cuidar dos móveis de couro para ajudar você a conservá-los tão bonitos como no primeiro dia.

Também lhe pode interessar: Como limpar os móveis de plástico do jardim

Passos a seguir:

1

Os móveis de couro dão sempre um toque muito elegante a qualquer casa, mas a verdade é que também precisam de uma certa atenção especial para ficar em ótimas condições. Consequentemente, a sua colocação será um dos fatores chave, já que devemos tentar que a luz solar não bata de forma direta sobre os sofás de couro, além de não deverem ser colocados ao lado de uma fonte de calor, como um aquecedor, por exemplo. Caso contrário, o couro rachará e envelhecerá de forma acelerada, é possível inclusive que algum tipo de couro chegue a desbotar por causa do sol.

Como cuidar dos móveis de couro - Passo 1
2

Os cuidados dos móveis de couro deverão ser diários e não apenas pontuais ou quando os móveis já estiverem sujos ou deteriorados. Portanto, será fundamental manter os móveis de couro livres de pó -o eterno inimigo que cobre todas as superfícies de casa- e para isso deverá usar um pano suave (os de microfibra são ótimos aliados).

Como cuidar dos móveis de couro - Passo 2
3

Será necessário que tire o pó com frequência para evitar que se acumule; deste modo, além de passar o pano pode usar também o aspirador de pópara eliminar toda a sujeira. Coloque no aspirador uma ponta pequena para poder limpar os cantos mais complicados, como por exemplo debaixo das almofadas no caso de um sofá de couro.

Como cuidar dos móveis de couro - Passo 3
4

Outra das medidas para cuidar dos seus móveis de couro é aplicar com uma certa frequência produtos que ajudem a manter o couro em perfeito estado, pois no caso do couro natural é necessária uma hidratação periódica para evitar que resseque. Para isso, deverá adquirir um produto específico para tratar móveis de couro -como óleos, cremes ou similares- que poderá encontrar em supermercados e lojas de estofados. Será necessário seguir as instruções do fabricante em relação à frequência de uso e aplicação deste tipo de produtos.

Ainda que não seja tão recomendável, há quem prefira remédios caseiros, como usar creme hidratante ou leite desnatado sobre as superfícies de couro para garantir a sua hidratação.

Como cuidar dos móveis de couro - Passo 4
5

Por outro lado, não é recomendável limpar o couro com água e sabão ou qualquer outro produto de limpeza genérico que contenha componentes químicos, já que poderia ser muito agressivo para o couro natural e iria estragá-lo de imediato. Portanto, se verter algum líquido sobre o seu móvel de couro deverá limpá-lo de imediato com um pano seco ou papel de cozinha. Desta forma evitará que penetre e seque, formando assim uma mancha sobre o couro.

Como cuidar dos móveis de couro - Passo 5
6

No caso particular dos bancos de couro dos carros, as recomendações são muito similares e também não poderá limpar com qualquer produto de limpeza para não estragar o estofado do carro. É por isso que recomendamos ler atentamente o nosso artigo sobre como limpar os bancos de couro do carro para esclarecer todas as suas dúvidas.

Como cuidar dos móveis de couro - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos móveis de couro, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como cuidar dos móveis de couro