Proteger as plantas de tomate

Como cuidar dos tomates

Como cuidar dos tomates

São saudáveis, deliciosos e podem ser cozidos de muitas formas diferentes. Quer desfrutar do sabor de seus próprios tomates cultivados em casa? As hortas ecológicas em jardins e terraços da nossa casa ficaram muito na moda nos últimos anos. Se quiser juntar-se a esta tendência sustentável, em umComo explicamos a você como cuidar dos tomates.

Também lhe pode interessar: Como plantar tomates
Passos a seguir:
1

O rei da nossa pequena horta deve ser plantado em um ambiente temperado e úmido. Mas além das condições climáticas adequadas, para cuidar dos tomates corretamente também devemos ter em conta outras questões básicas como a qualidade da terra, a luz solar e a água. Do mesmo modo, antes de plantar tomates, é importante lembrar que existem diferentes tipos de tomates. Já sabe qual você quer?

2

Cultivar tomates não é uma tarefa tão difícil como algumas pessoas acham. Você pode comprar sementes em lojas especializadas que você deverá plantar em um recipiente. E durante o primeiro mês, deverá colocar o vaso no interior de sua casa, perto de uma janela ensolarada. Para isso, recomendamos a você consultar nosso artigo sobre como plantar tomate.

3

Uma vez passado esse tempo e quando achar oportuno, você poderá transplantar os tomates para sua horta no exterior. Para cultivar tomates corretamente é importante escolher um lugar ensolarado que receba pelo menos 7 horas de luz solar por dia. É por isso que se recomenda plantar tomates no começo da primavera.

4

A terra que utilizamos ao cultivar tomates também é fundamental. Neste sentido, lembre-se que os tomates precisam de adubo orgânico, que você pode fazer em casa ou adquirir em lojas especializadas. Precisa de ajuda com isso? Não perca nossos conselhos sobre como fazer compostagem em casa.

5

Para cuidar dos tomates, os especialistas também nos relembram da importância de deixar espaço suficiente entre eles, já que assim crescerão muito melhor. E claro, de enterrá-los bem profundamente.

6

E e o que acontece com a rega? É outra das tarefas mais importantes no cuidado dos tomates. Em zonas úmidas, nossa planta precisará de umidade constante, mas não de muita quantidade. Enquanto em lugares secos, precisamos umedecer a terra, para que as raízes procurem pela água. Em qualquer caso, tente conseguir uma boa drenagem do tomateiro, porque o excesso de umidade pode estragar seus tomates. E, além disso, lembre-se de regar sempre na primeira ou na última hora do dia.

7

Outro detalhe importante é a colheita. Os tomates cherry são colhidos quando estiverem completamente vermelhos, ao contrário dos tomates grandes que podem ser retirados da planta antes. Este detalhe também é importante no cuidado dos tomates, para desfrutar do extraordinário sabor deste alimento tão saudável.

8

E você, que outros conselhos nos recomenda? Se você tem sua própria horta, anime-se a compartilhar conosco seus truques sobre como cuidar dos tomates.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos tomates, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Carlos Silva
É também, de fundamental importância, lembrar que, determinadas espécies de tomate, deverão ser tutoriadas, evitando assim, o contato com o solo. Isto evita determinadas doenças. Para tanto, devemos colocas estacas, ou leva-los para o alto, enrolados em linhas de pedreiro ou outros.
Como cuidar dos tomates