Desentupir a pia

Como desentupir a pia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 dezembro 2019
Como desentupir a pia

Há muitos fatores para o entupimento de uma pia: cabelos que sempre passam, encanamentos que já têm alguns anos ou que são propensos a entupir, restos de pasta de dentes que pensamos que foram encanamento abaixo, mas que ficaram pelo caminho... Notará que a pia entupiu, porque a água demorará mais do que o habitual para descer, mas por sorte temos vários remédios para desentupir a pia e economizar a visita do encanador. Portanto, em umComo.com.br vamos explicar como desentupir a pia de forma caseira.

Vai precisar de:

  • Meio copo de bicarbonato de sódio
  • Meio copo de vinagre branco (também pode utilizar sal)
  • Um litro de água fervente
Também lhe pode interessar: Como desentupir caixa de gordura

Passos a seguir:

1

Além de todos os produtos que podemos comprar no supermercado, há um remédio caseiro que parece a fórmula mágica para desentupir a pia: o bicarbonato com vinagre. Como você vê, são dois produtos que todo o mundo tem em casa, de modo que não será muito difícil desentupir a pia. Além disso, é um truque realmente barato. A primeira coisa a fazer é limpar bem a pia e secá-la com um pano.

Como desentupir a pia - Passo 1
2

Quando estiver seca, verta meio copo de bicarbonato de sódio no ralo. Tente que caia tudo lá dentro e não se preocupe se fizer uma pequena montanha.

3

De seguida, jogue meio copo de vinagre branco e a mistura entrará em efervescência. Se tiver a tampa da pia, tampe o ralo e deixe a explosiva mistura agir durante 10 ou 20 minutos.

Como desentupir a pia - Passo 3
4

Após este tempo, jogue um litro de água fervendo pelo ralo para enxaguar a obstrução e limpar o ralo. Para evitar problemas é recomendável ferver a água em uma chaleira, que ajudará a verter melhor pelo ralo do que se fervermos em uma panela.

5

Uma proposta alternativa é utilizar sal ao invés de vinagre, ainda que neste caso o processo precise de bastante mais tempo. O ideal seria fazer à noite. Jogue meio copo de bicarbonato e o sal e deixe a mistura agir durante a noite. Pela manhã, ferva a água e limpe o ralo.

Como desentupir a pia - Passo 5
6

Talvez você precise repetir o processo duas ou três vezes se o entupimento da pia for significativo. Se depois de repetir várias vezes a pia continuar entupida, poderemos testar outras opções. Por exemplo, o típico desentupidor de borracha que pode nos ajudar a desentupir a pia. Outra possibilidade é utilizar as borras de café, que também ajudam a limpar os encanamentos. Não tem efeitos negativos nem para os encanamentos nem para o meio ambiente.

7

Se ainda assim a pia continuar entupida, pode experimentar ainda estes remédios. O primeiro é desmontar você mesmo o sifão e desfazer a obstrução com as suas próprias mãos. Não se esqueça de fechar antes o registro da água e colocar uma vasilha embaixo do sifão para que caia a água que fica nos encanamentos.

A outra forma é introduzir no ralo um arame que termine em U suficientemente longo para chegar ao entupimento, mas cuidado para ele não ficar lá dentro. Se você não se atreve com estes dois truques ou mesmo assim o entupimento continuar, não hesite em chamar um encanador para desentupir a pia.

Como desentupir a pia - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desentupir a pia, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como desentupir a pia