Problemas com o jardim

Como eliminar os caracóis do jardim ou horta

Como eliminar os caracóis do jardim ou horta

Se tiver caracóis e/ou lesmas que estão inundando seu jardim ou horta, você tem um problema: estes animais são uma autêntica praga. Para eliminar e se desfazer definitivamente dos caracóis deverá seguir os seguintes passos. O caracol nasce e se reproduz em áreas úmidas com bastante vegetação baixa; os lugares ideais para se reproduzir costumam ser ao lado de paredes ou muros de pedras, lugares onde a umidade se conserva melhor. De seguida, em umComo vamos dar-lhe algumas dicas para que saiba como eliminar os caracóis do jardim ou horta.

Também lhe pode interessar: Como evitar as pragas no jardim

Passos a seguir:

1

Procure quais são os predadores de caracol e coloque-os a viver em seu jardim ou horta. Uma forma de afastar os caracóis é animar outras criaturas do jardim que gostam de comer caracóis.

Estes incluem os sapos e as rãs, as tartarugas, cobras e lagartixas, assim como a maioria das aves (principalmente o pisco-de-peito-ruivo). Os patos e as galinhas também comem caracóis e lesmas, e na realidade são muito nutritivos para eles.

Como eliminar os caracóis do jardim ou horta - Passo 1
2

Pegar os caracóis das plantas é uma forma muito eficiente de eliminar definitivamente os caracóis do jardim ou horta, é uma tarefa um pouco chata mas o resultado é ótimo. O melhor momento para fazer isso é de manhã cedinho ou bem tarde na noite, pois é quando são mais ativos.

Uma forma mais rápida de pegar os caracóis é colocar vasos de cerâmica virados para baixo no jardim e deixar durante a noite. Os caracóis se reúnem debaixo deles, e assim de manhã você será capaz de pegar muitos caracóis de uma só vez.

Como eliminar os caracóis do jardim ou horta - Passo 2
3

Os caracóis adoram a cerveja; se colocarmos um recipiente cheio de cerveja ao lado da nossa horta e plantas, as lesmas irão ao recipiente com cerveja e se afogarão nele. Este método não é muito recomendável porque os caracóis morrerão, mas é um método definitivo. Uma forma de proteger a cerveja da chuva é colocar uma telha por cima.

Como eliminar os caracóis do jardim ou horta - Passo 3
4

Outra boa forma de se desfazer dos caracóis é atrair os mesmos (e as lesmas também) para longe das suas plantas, usando ração para cachorros ou gatos. O que deve fazer é:

Colocar um pouco de ração de gato ou cachorro perto da horta e/ou jardim; os caracóis irão para lá e ali você poderá pegá-los muito melhor.

5

Outro método para eliminar os caracóis da nossa horta é jogar cinzas e ovos pela horta, os caracóis não gostam nada desses dois produtos e são ideais para impedir que se aproximem de onde não queremos. Basicamente, a ideia é que eles não gostam de andar sobre estas superfícies e se afastam da área que queremos.

Como eliminar os caracóis do jardim ou horta - Passo 5
6

Fertilizantes e pesticidas baseados em Methaldyhde. Tenha cuidado com estes produtos já que podem ser muito tóxicos. Recomendamos usar a versão em grãos para que o caracol coma mais facilmente o alimento - mas tenha cuidado, leia o rótulo e siga as indicações de uso.

7

A menta ou a sálvia são muito boas para afastar os caracóis do nosso jardim e horta. Se não quisermos plantar, o que podemos fazer é usar estes produtos como adubo e parece que isso afasta os caracóis do lugar; além disso é um bom conselho porque atua como fertilizante natural.

Como eliminar os caracóis do jardim ou horta - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar os caracóis do jardim ou horta, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos

  • Os caracóis adultos põem muitos ovos no chão úmido, debaixo das pedras ou recipientes ou nos restos do jardim. Os ovos rompem em 2 ou 4 semanas. Os caracóis demoram 2 anos para atingir a maturidade.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
A sua avaliação:
Sheila
Gostei mto, pois estava procurando uma forma de afastar os caracóis do jardim mas não queria que eles sentissem dor.
Eugénio Marques
Como tenho as minhas couves todas "picadas" nas folhas, gostaria de saber, se será caracóis ou lagarta da couve......... o vosso conselho para acabar com essa praga? atenção, uma pequena horta ( 4m x 8m)..... Muito obrigado
Sávio
Meia noite é um bom horário para ver se são os caramujos, lesmas e lagartas porque normalmente se escondem de dia.
luiz nicoletti
Eu tenho a praga do caracol africano em minha casa , e acho que a única saída é cimentar todo meu terreno.
Tinha um canteiro enorme de menta ( hortelã ) , e na primeira chuva , o exército de caracóis apareceu e ACABOU com o canteiro todinho ...
Já tentei de tudo !!!
antonio santos da silva neto
gostei muito da ideia de eliminar os caracóis, pois tenho este problema na minha horta, vou usar este passos, obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Antonio! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando nossas matérias :)
A sua avaliação:
Maria do Carmo
Por favor me ajudem comprei uma terra para os meus vasos , para replantar , a terra veio cheia de caramujos, como faco agora para acabar com essas pragas dos meus vasos ?
Lucio
Uma boa maneira de retirar esses bichanos é colocar caixa de leite cortada, eles vão entrar na caixa aí é só jogar fora em um canto e jogar sal ou queimar, não é bom colocar sal direto no jardim, nem nas plantas porque o sal as matam espero ter ajudado abraços.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucio! Obrigada por partilhar essas dicas conosco :)
Maria Irene Brandão
Já experimentei eliminar com cerveja e sal dentro.Funcionou durante uns dias .Mas entretanto choveu e os "bichinhos malvados" regressaram.Vou experimentar hoje só com cerveja numa garrafa plástica cortada a meio e enterrada no chão.E usar também comida seca de cão,espalhada nos cantos do jardim,pois já não é a primeira vez que vejo as lesmas, a comer do prato da minha cadela.Agora entendo porque a casota dela está sempre rodeada desses bicharocos.E é cada uma.Devem comer bem as bandidas
Leandro
Sal e bom para mata caracois
ADMILSON ELIAS
TENHO MUINTOS CARACOIS EM MINHA HORTA CASEIRA TODA NOITE VOU LA E CAPTURO UM POUCO E QUEIMO ..MAS MESMO ASSIM TODO DIA AINDA TEM ELES BOTAO MUINTOS OVOS DE UMA VEZ SO ..ASSIM SE TORNA IMPOSSIVEL ELIMINA LO DEFINITIVAMENTE....MAS ESTOU ABERTO A NOVAS IDEIAS PRA FACILITAR A CAPTURA MAIS FACIL VOU USAR AS SUGESTOES ACIMA VAMOS VER GRATO
José Dani
Tenho muitos caramujos na horta,me ensinaram colocar cal em volta dos canteiros. Eles não passam em cima do cal,fiz a experiencia e gostei ,deu certo
El THOZ
Muito interessante! A solução na minha Horta de remédios caseiros e nas cinzas do churrasco! Agora a cerveja! Quem diria! Esses bodegueiros!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi El Thoz! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Luciane
Não aconselho cinza da churrasqueira,matei um pé de jabuticabeira colocando essas cinzas, pois contém sal do churrasco. Hoje uso só do fogão a lenha.
Grace arnaud
E possível eliminar com sal.?
Irene Diniz Maia
Onde encontro o madelesma Ilmar Alba
ilmar alba
Lesmas, caracois e caramujos só são bonitinhos no desenho animado ou bordado em roupas de crianças. na prática é uma praga. infestam e acabam com meus canteiros de verduras. uma armadilha que estou usando é um granulado chamado MADELESMA. As lesmas desaparareram de um dia pro outro, os caramujos também, mas é mais difícil, eis que já estão trepados nas hortaliças e os grãos ficam pelo chão, além de estarem espalhados pelo terreiro todo..
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ilmar, obrigada por partilhar a dica conosco :)
vera lucia
boa noite eu goitaria de saber como e liminar os gongos da minha horta eu faço a tubo orgânico e tacheio de gongos ele se chama piolho de cobra me ajuda com uma dica eu agradeço
Elia
Olá! Pretendo fazer um jardim em minha casa e com estas dicas, de Como eliminar caracóis do jardim, serão muito útil para mante-lo bonito. Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Elia, que bom saber isso :) Depois se quiser pode contar pra gente como ficou o seu jardim! Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
1 de 6
Como eliminar os caracóis do jardim ou horta