Como livrar-se das pragas de jardim

Como eliminar os gafanhotos das plantas

Como eliminar os gafanhotos das plantas

Suas plantas estão mordidas e achava que era pelos pulgões, mas descobriu que é por causa dos gafanhotos? Os gafanhotos têm um aparelho bucal mastigador e alimentam-se de plantas. Normalmente, no outono, o gafanhoto fêmea coloca seus ovos e na primavera nascem os filhotes (que não podem voar). Por se alimentar de folhas e caules, aumentam de tamanho e trocam a sua pele para crescer. Quando são adultos, voam e se reproduzem. Em enxame podem ser devastadores; mas sem chegar a este extremo, simplesmente se acomodando em nossas plantas e jardins, também podem fazer muito estrago. Em umComo.com.br vamos dar para você alguns conselhos sobre como eliminar os gafanhotos das suas plantas.

Também lhe pode interessar: Como eliminar as cochonilhas das plantas

Passos a seguir:

1

Se a zona a tratar não for muito grande, poderíamos pensar que pegando o bicho com as mãos (apesar de ser muito difícil) seria suficiente. Mas lembre-se que cada fêmea pode botar até 200 ovos, o que torna esta solução bastante inviável, já que ninguém garante que os gafanhotos não tenham feito já a sua tarefa.

2

Uma das opções mais eficazes para eliminar os gafanhotos das plantas é pulverizar com spray inseticida. Existem muitos produtos à venda, cada um com as suas próprias indicações de funcionamento. No geral, são produtos que devemos aplicar uma vez por semana até eliminar os gafanhotos e, depois, a cada 2-4 semanas de forma preventiva.

Existem repelentes à base de extrato de alho que dão ótimos resultados. Aplica-se o produto na planta e ao redor e o que faz é repelir, não matar; por ter um sabor desagradável faz com que os gafanhotos não queiram comer e fujam à procura de outras plantas mais apetitosas. Se for a uma loja especializada, aconselharão você sobre qual é o melhor produto para a sua zona.

Como eliminar os gafanhotos das plantas - Passo 2
3

Outra opção mais natural é ouvir a natureza. O ciclo biológico de todos os seres vivos, as cadeias tróficas, a subsistência, comer uns aos outros para sobreviver... Se o espaço permitir, aumente seus depredadores naturais e poderá controlar os gafanhotos. As galinhas e os patos adoram.

4

Outra opção para controlar o ataque dos gafanhotos, se quisermos fugir dos produtos comerciais, são os remédios caseiros. Os remédios caseiros ou ecológicos não danificam o meio ambiente pois não são contaminantes. Se você quiser fazer seu próprio anti gafanhoto ecológico, vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 125 gramas de sementes moídas de Melia
  • 500 ml de água (meio litro)
  • Um pulverizador

Deixe a mistura repousar por pelo menos 8 horas mexendo bem. Antes de aplicar, filtre. Com o pulverizador, aplicamos o resultado uma vez por semana aproximadamente. Faça isso cedo, de manhã, ou ao entardecer (sem sol direto). Deve se certificar de cobrir corretamente toda a superfície (especialmente a parte de trás das folhas). Este extrato, ainda que seja natural, é tóxico para as pessoas e animais de sangue quente e deve ser aplicado com precaução.

Como eliminar os gafanhotos das plantas - Passo 4
5

Se com uma solução caseira não for suficiente ou tiver problemas para encontrar sementes moídas de Melia, este remédio também pode ser útil:

  • Alho
  • Cebola
  • Capsicum (chilli ou pimentas)
  • Água para fazer a base do produto

Estes ingredientes funcionam igualmente juntos ou separados. Todos são produtos que segregam cheiros naturais, como todas as plantas, para se defender dos depredadores; mas neste caso muito fortes.

O resultado que obteremos será similar ao de uma solução concentrada que podemos utilizar em proporção 1:4. Trituramos uma boa dose do ingrediente ou ingredientes que queiramos utilizar em um litro de água (por exemplo uma cabeça de alho inteira) e, depois, filtramos a mistura em um coador de algodão ou algo parecido.

Aconselhamos você a consultar também o artigo Remédios caseiros para combater as pragas em suas plantas e encontrar outras boas soluções naturais.

Como eliminar os gafanhotos das plantas - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar os gafanhotos das plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Inaldo Sales
A minha horta é pequena,o problema q eu estou tendo é com gafanhoto verde, e largata verde das pequenas.
Qual o inseticida caseiro,ou industrial, que seja eficaz?
A sua avaliação:
Jaires Medeiros
Quero um veneno caseiro pra matar gafanhotos e lagartas
Nair Luiza
Temos um sitio no Norte de minas , que tanto nossa area quanto as areas dos nossos vizinhos estão infestadas de gafanhotos todas as, plantações sendo devastadas com esta praga e o que mais dói e saber que nada tem sido feito ou criado para nos ajudar .Pedimos ajudas a junta meios ambientes e casas pecuarias a procurando saber de venenos ou outros meios e nada ninguem . As reportagens do Globo Rural nem eles aprofundam nas explicações não sabem.
A sua avaliação:
Darci
O gafanhoto que não voa é aquele pretinho pequeno que anda em bando? Me importa muito essa informação.
A sua avaliação:
maria
Muito proveitoso. Obrigada. O que é Melia ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Que bom saber! Talvez você a conheça por cinamomo.
1 de 4
Como eliminar os gafanhotos das plantas