Bricolage de móveis

Como envelhecer móveis

Como envelhecer móveis
Imagem: blog.habitissimo.es

Você é apaixonado por decoração? Quer dar um toque rústico, antigo ou vintage em seus móveis? Fazer com que seus móveis pareçam velhos é uma tendência, neste artigo de umComo.com.br ensinamos como envelhecer móveis utilizando um truque simples. Você precisará apenas de tinta de imprimação, que pode aplicar em qualquer tipo de móvel para conseguir o efeito vintage que deseja. Siga estes passos simples e faça com que seus móveis pré-fabricados se transformem em autênticas relíquias.

Vai precisar de:
  • Lixa fina.
  • Tinta de imprimação.
  • Tinta base marrom.
  • Tinta colorida.
  • Vela.
  • Faca de ponta redonda.
  • Escova.
Também lhe pode interessar: Como laquear móveis
Passos a seguir:
1

Técnica da decapagem. Esta é uma técnica que consiste em lixar a superfície do móvel. Você deve fazê-lo com suavidade, já que o efeito que desejamos conseguir é que a parte superior fique rugosa. Para isso, pode utilizar uma lixa fina.

Como envelhecer móveis - Passo 1
Imagem: madera-fina.blogspot.com
2

Se o móvel não for pré-fabricado, será mais fácil de lixar seguindo os veios da madeira. Caso contrário, deverá fazê-lo como achar conveniente, já que os móveis pré-fabricados são compostos de superfícies laminadas.

3

Elimine todo o pó da superfície após lixar. Para isso, é melhor utilizar um pano úmido.

4

Imprimação. Uma vez lixada a madeira, aplique uma mão de tinta de imprimação. Esta servirá de base para as seguintes demãos de tinta. Uma vez aplicada deixe a tinta secar.

Como envelhecer móveis - Passo 4
Imagem: bricolaje.facilisimo.com
5

Quando a tinta de imprimação estiver totalmente seca, pode aplicar a primeira base de cor. O ideal é utilizar uma base marrom, similar à cor original de uma madeira escura. Para que o móvel fique bem coberto, aplique duas demãos de tinta e deixe secar entre as aplicações.

6

Após secar a base, pegue uma vela e esfregue-a sobre o móvel. Aplique a cera nas áreas onde desejar que se vejam mais antigas como pontas, arestas ou pés. Com este truque, você conseguirá fazer com que o móvel pareça desgastado, seja pelo tempo ou pelo uso.

7

Retire o excesso de cera da superfície com uma escova. Faça-o com cuidado para não remover completamente a camada principal.

8

Após terminar, aplique duas camadas de tinta branca. Pode ser brilhante ou opaca, de acordo com seu gosto. Você também pode utilizar a cor que mais se adaptar ao seu estilo: azul, verde, roxo, etc. Deixe a tinta secar.

Como envelhecer móveis - Passo 8
Imagem: casaycampo.es
9

Pegue uma lixa fina e uma faca de ponta redonda e retire a tinta das áreas onde tiver cera. O objetivo é deixar a cor da base visível. Faça este passo com muito cuidado.

10

Outro truque para dar um toque final é envernizar o móvel. Você pode fazer uma mistura caseira com quatro partes de água e uma de tinta base. Aplique uma camada em diferentes partes do móvel para que pareçam ainda mais antigas.

11

Siga esta técnica de decapagem para envelhecer seus móveis e você conseguirá fazer com que seu mobiliário pareça mais antigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como envelhecer móveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Maria Pinheiro cosmo
Quero aprender envelhecimento com tita em move
Carol
Oi, qual o tipo de tinta que vc usou? Acrílica? PVA?
Wellington Costa
Ótimos artigos, de fácil assimilação.
Editor umComo.com.br
Oi Wellington, muito obrigada valeu! Continue acompanhando o nosso site :)
dulce rocha
GOSTARIA DE RECEBER MAIS DICAS OBRIGADA!
FRANCISCA CABRINE DE LIMA
Muito útil para aqueles que querem uma otima terapia. Estão de Parabéns. Cabrine lima
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Francisca, que bom saber que a informação foi de valor para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Imagem: blog.habitissimo.es
Imagem: madera-fina.blogspot.com
Imagem: bricolaje.facilisimo.com
Imagem: casaycampo.es
1 de 4
Como envelhecer móveis