Vasos para as flores

Como escolher o vaso adequado para as minhas plantas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 26 novembro 2018
Como escolher o vaso adequado para as minhas plantas

Na hora de escolher um cesto ou vaso adequado para as plantas, existem muitos fatores a considerar além do decorativo, que é no que a maioria das pessoas presta atenção. É muito importante ter em consideração as características dos diferentes materiais usados para fabricar os vasos, para assim encontrar o que melhor se adapta à planta que vamos colocar dentro, ao clima da nossa cidade, ao lugar onde queremos colocá-lo, etc. Atualmente, existem à venda vasos de todos os tipos de materiais, cada um com suas vantagens e inconvenientes, e entre eles se encontra o que melhor se adapta ao que você precisa. Neste artigo de umComo.com.br damos-lhe conselhos para que saiba como escolher o vaso adequado para minhas plantas.

Vai precisar de:
  • Cestos ou vasos
  • Plantas
  • Terra
Também lhe pode interessar: Como decorar vasos
Passos a seguir:
1

Os vasos de barro ou cerâmica são muito decorativos, mas pesam muito e são bem frágeis. Além disso, é bom lembrar que em climas muito quentes secam muito rápido porque possuem paredes porosas, e por esse mesmo motivo, no inverno podem chegar a quebrar com as geadas.

2

Os vasos de terracota também costumam ser bonitos e, apesar de serem mais resistentes que os de barro, como estão feitos de um material natural não são muito resistentes aos golpes. Além disso, também não suportam as geadas.

3

O PVC (policloreto de vinila) é um tipo de material plástico que pesa pouco e é bastante resistente. Os vasos de PVC são os melhores para conter substratos úmidos porque não são porosos. Além disso, seu preço não é elevado e poderemos adquiri-lo em vários estabelecimentos. Uma vantagem deste tipo de vasos é que são fáceis de limpar, mas a desvantagem é que o sol pode descolori-los deixando-os com um aspecto bem artificial. A boa notícia é que você ainda pode encontrar vasos de PVC que imitam outros materiais como o barro ou a terracota.

4

Os vasos de madeira são muito quentes e se integram no ambiente natural do nosso jardim ou varanda. O principal inconveniente deste material é que é difícil e caro de manter, pois se não for aplicada uma camada de verniz sobre ele, pode apodrecer ou pode proliferar por ali alguma praga de insetos.

5

Os vasos de pedra ou concreto são os mais resistentes e duradouros de todos. Além do mais, proporcionam elegância e são fáceis de limpar, mas a desvantagem é que são vasos bem pesados e por isso não são recomendados para plantas que pretendemos mudar muito de lugar.

Veja também: Remédios caseiros contra o pulgão em plantas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o vaso adequado para as minhas plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos
  • Escolha o cesto ou vaso que melhor se adapte às características de suas plantas e do lugar onde pretende colocá-las.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como escolher o vaso adequado para as minhas plantas