Fungos nas plantas

Como evitar mancha parda nas plantas

Elisabeth Mamede
Por Elisabeth Mamede. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar mancha parda nas plantas
Imagem: dirceugassen.com

Um dos problemas que mais atrapalham o desenvolvimento das plantas e ainda as destroem é a doença das manchas pardas. Esse é um problema que pode se desenvolver em uma planta em qualquer uma das etapas do seu crescimento, por isso muitas pessoas buscam maneiras para descobrir como evitar mancha parda nas plantas. Para te ajudar o umComo preparou uma série de informações que podem ser úteis para te ajudar no combate do desenvolvimento da mancha parda.

Também lhe pode interessar: Como evitar ferrugem nas plantas
Passos a seguir:
1

A principal causa da doença da mancha parda nas plantas é um fungo que traz como consequência manchas em formato de círculo na folha e um envelhecimento precoce para a planta.

O fungo causador da mancha parda se alastra entre as plantas principalmente por ser levada pelo vento, locais com a temperatura do ambiente em um nível mais ameno e com uma umidade considerável no ar são mais favoráveis para o desenvolvimento da doença, plantas que desenvolveram problemas de deficiência nutricional também estão mais propensas a desenvolver a mancha parda.

Como evitar mancha parda nas plantas - Passo 1
Imagem: agrolink.com.br
2

Vamos ver agora como evitar mancha parda nas plantas, o primeiro cuidado que é importante para se evitar a mancha parda nas plantas é o uso de fungicidas por meio de uma aplicação nas plantas, o fungicida não deve ser usado com a intenção de curar a mancha parda da planta, é sim antes do problema se desenvolver para que ele seja evitado.

É importante que as sementes e mudas que serão usadas estejam isentas de contaminação pela mancha parda, pois caso a muda já esteja contaminada o problema se desenvolverá pelas plantas. O ideal é que as mudas sejam adquiridas num local onde seja garantido que estejam livres da mancha parda, você pode ainda escolher variedades de plantas que possuem tolerância ao desenvolvimento essa doença.

Como evitar mancha parda nas plantas - Passo 2
Imagem: epagri.sc.gov.br
3

Outra dica que pode ajudar a evitar mancha parda nas plantas é ter o cuidado de manter as plantas sempre podadas, pois dessa maneira a ventilação circulará melhor e a água usada para irrigar a planta não ficará empoçada nas folhas. Essa é uma dica que evita a umidade na planta e a falta de temperatura ideal, que são fatores que auxiliam o desenvolvimento da mancha parda.

Irrigar a planta diretamente sobre o solo evitando a água nas folhas, e manter a planta nutrida para que ela tenha as suas defesas naturais ativas são também métodos eficientes para evitar a mancha parda.

Como evitar mancha parda nas plantas - Passo 3
Imagem: objetoseducacionais2.mec.gov.br
4

Irrigar a planta diretamente sobre o solo evitando a água nas folhas, e manter a planta nutrida para que ela tenha as suas defesas naturais ativas são também métodos eficientes para evitar a mancha parda.

5

As folhas da planta que já apresentam a mancha parda podem ser retiradas, pois a contaminação do fungo em uma folha pode alastrar por toda a planta e até em outras plantas.

A doença da mancha parda em plantas pode chegar a causar danos em alguns casos que chegam a afetar folhas, flores, hastes e até os frutos produzidos pela planta.

É importante observar os sintomas apresentados pela planta, quando em seus ramos for encontrado algum tipo de lesão e manchas com formatos arredondado e com cores escuras já se deve realizar uma avaliação para verificar as possibilidades de contaminação da mancha parda na planta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar mancha parda nas plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: dirceugassen.com
Imagem: agrolink.com.br
Imagem: epagri.sc.gov.br
Imagem: objetoseducacionais2.mec.gov.br
1 de 4
Como evitar mancha parda nas plantas