Cuidar de uma planta

Como fazer enxerto de cactos

Como fazer enxerto de cactos

Enxertar duas plantas consiste em uni-las para que se soldem formando uma única planta. Esta é uma forma de reproduzir plantas, mas também se usa para formar novas espécies de plantas. No caso dos cactos, é muito comum fazer enxertos para conseguir cactos com flores coloridas. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos os passos a seguir para que você saiba como fazer enxerto de cactos.

Vai precisar de:

  • Cactos.
  • Faca, navalha, estilete...
  • Elásticos ou fita para enxertos.

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, cabe destacar que a planta que recebe o enxerto, isto é, a que faz de receptor se conhece como porta-enxerto ou cavalo. Além disso, você deverá saber que para enxertar cactos será necessário que o porta-enxerto seja uma planta jovem e forte, com um máximo de 2 anos de vida.

2

A melhor época para fazer enxerto de cactos é na primavera ou no começo do verão, já que os cactos no inverno se encontram em um estado de letargia e o enxerto não prosperaria.

3

Antes de transplantar um cacto, com uma semana de antecedência aproximadamente, devemos prepará-lo para o enxerto para que seja mais fácil. Para isso, recomendamos regá-los e adicionar no substrato um pouco mais de adubo do que o habitual.

4

Na hora de realizar o corte para o enxerto, terá de usar uma faca, navalha, estilete ou algum outro elemento cortante que esteja bem afiado. Recomendamos esterilizá-lo com um pouco de álcool, para que esteja bem limpo.

5

Deverá fazer um corte horizontal no porta-enxerto ou planta receptora.

6

Certifique-se que, ao juntar as duas plantas, fiquem bem unidas; pressione para que o contato seja correto e que não entre ar.

7

Recomendamos usar elásticos ou fita para enxertos, que ajudarão a cobrir o corte e para que ambas plantas se unam corretamente.

Leitura complementar: Como cuidar de um cacto

8

Você deverá esperar o tempo suficiente para que o enxerto prospere e possa retirar os elásticos ou fita, e as plantas fiquem bem soldadas.

Veja também: Como fazer cactos coloridos

9

Quando os seus cactos enxertados sejam já bastante grandes, você deverá transplantá-los seguindo os conselhos que mostramos neste artigo sobre como e quando transplantar os cactos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer enxerto de cactos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Marilene Gomes
Parabéns a Todos deste respeitável site, que é meu guia de consultas. Muito bom.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Marilene! Que bom que você gosta das nossas matérias. Continue acompanhando o umCOMO, valeu pelo comentário!
FRANCISCO RICARDO
parabenizo os idealizadores do site.
Editor umComo.com.br
Oi Francisco! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando os artigos do umCOMO!
Sandro Alberto Costa Mandú
Gostaria de saber mais sobre enxerto de cactos.
Deise Hermínia
Gostei muito, apenas lamento não ter as fotos dos procedimentos, pois assim, fico insegura...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Deise! Vamos ter isso em conta para melhorar o artigo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
normacy conceicao leite chaves
FOI MUITO BOA AS EXPLICACOES SOBRE ENXERTOS DE CACTOS , MAS GOTARIA DE VER OS PROCEDIMENTOS PARA TER MELHOR DESEMPENHO E FAZER COM CERTESA QUE VAI DAR CERTO E NAO ESTRAGAR O CACTO A SER TRANSPLANTADO
Como fazer enxerto de cactos