As rosas

Como fazer rosas azuis naturais

Como fazer rosas azuis naturais

As rosas azuis são muito apreciadas como decoração. Muitas pessoas têm interesse neste tipo de rosas, mas às vezes pode ser difícil consegui-las. Se estiver pensando em encontrar rosas azuis naturais e não estiver achando, agora você mesmo pode fazer em casa. Trata-se de uma técnica muito simples que não precisa de conhecimentos especiais para isso, é necessário que apenas siga as instruções do nosso artigo. Em umComo.com.br queremos ensinar você como fazer rosas azuis naturais para que possa decorar sua casa da forma mais romântica, em apenas alguns passos, quer tentar?

Também lhe pode interessar: Como cultivar rosas azuis

Passos a seguir:

1

O que vamos fazer com esta técnica é modificar as rosas brancas e torná-la azuis. Não se trata de plantar um tipo de rosa dessa cor e esperar que cresça, como fazem as floriculturas em grandes quantidades, mas sim de modificar a cor das rosas brancas.

Para isso precisamos adquirir um ramo de rosas brancas, um vaso de plástico, água, açúcar e corante alimentar, neste caso da cor azul. Como podem ver, esse será o elemento que tingirá as rosas, por isso pode modificar a cor delas usando todas as cores dos corantes alimentares disponíveis. Vermelho, violeta, verde, amarelo, laranja, preta... pode escolher a cor que quiser.

É uma técnica simples e rápida, com a qual se obtêm excelentes resultados. Poderá desfrutar, decorando sua casa e escolhendo a cor que mais combinar com seu estilo. Sem dúvida, surpreenderá os seus convidados.

Em umComo também explicamos para você o significado das rosas azuis.

2

Para fazer rosas azuis, a primeira coisa que deve fazer é encher o vaso de plástico com três quartos de água. Depois, adicione na água duas ou três colheres de sopa de corante alimentar azul, dependendo da intensidade que quiser dar à flor. Mexa um pouco com uma colher de plástico para que o corante se espalhe por todo o líquido.

Adquira as rosas brancas que quiser tingir de azul. Pode comprá-las ou pegar da sua varanda ou jardim, se as tiver. Se colher da sua própria roseira, lembre-se que deve cortar deixando um pedaço de caule, que será o que mergulhará na água.

Como fazer rosas azuis naturais - Passo 2
3

Quando já tiver em mãos as rosas brancas, introduza os caules no vaso com a mistura de água e corante alimentar azul. Deixe a flor por cima da água, pois o modo de tingir a flor não será mergulhando-a no líquido azulado, mas sim por meio da sucção do caule. Desta forma manterá a flor e ela irá adquirindo o tom azul à medida que as horas passarem.

Para que as rosas absorvam todo o corante e fiquem da cor azul devemos deixar o caule mergulhado por 48 horas. Pouco a pouco, verá como vão adquirindo o tom desejado. Se antes de passar os 2 dias estiverem já com a cor que gosta, pode retirá-las antes.

4

Por último, deve mudar as rosas já tingidas para o seu lugar definitivo. Para isso, escolha o vaso que mais gostar e encha com água. Adicione a essa água uma colher de sopa de açúcar que ajudará a conservá-las frescas por mais tempo. Introduza as rosas e pronto! Você já tem o seu ramo de rosas azuis.

5

É importante que saiba que as rosas tingidas soltam tinta, por isso podem manchar. Por esse motivo não é adequado que as utilize para fazer um ramo de noiva, por exemplo, pois pode manchar a roupa.

Pode combinar as rosas com outras flores ou rosas de diferentes cores. Pode tingir qualquer flor da cor que desejar com este método tão simples; atreva-se a dar um toque pessoal ao seu lar!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer rosas azuis naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Rosalvo Albino Sousa Filho
Gostaria de saber como produzir rosas azuis
A sua avaliação:
naty
adorei obrigada ensinar
Editor umComo.com.br
Valeu Naty! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando o umCOMO :)
Fátima Menau
Amei demais, a boa explicação sobre como tingir as rosas brancas. Vou ler tudo que vocês ensinam, pois explicam muito bem. Obrigada, amigos. Abraços
Valdilene Ozório
Adorei em saber que tem como transformar rosas brancas em uma cor que eu sou apaixonada que é o azul, mas tem como eu cultivalas na terra? Qual é o processo?
1 de 2
Como fazer rosas azuis naturais