Fazer produtos de limpeza em casa

Como fazer um desengordurante caseiro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um desengordurante caseiro
Imagem: kiwilimon.com

Os produtos de limpeza que compramos em qualquer supermercado costumam ser muito eficazes, mas muitas vezes são feitos com ingredientes abrasivos e com cheiros fortes. Uma boa opção é fazermos nós mesmos um desengordurante caseiro. Além de útil e eficaz, é mais barato. Em umComo damos a você algumas ideias para fazer você mesmo um desengordurante caseiro.

Também lhe pode interessar: Como fazer um ambientador caseiro

Passos a seguir:

1

Um dos ingredientes que não podem faltar na hora de fazer um desengordurante caseiro é o vinagre branco. Por suas propriedades, o vinagre já é por si só um antídoto perfeito contra a gordura, tal como você poderá ver em nosso artigo: como limpar com vinagre. Mas, se quisermos torná-lo ainda mais eficaz, podemos misturar o vinagre branco com água muito quente e assim seu poder desengordurante será ainda maior. Depois, você só precisa aplicar sobre a superfície a limpar e com um pano seco eliminar os restos. O cheiro costuma ser forte, mas termina desaparecendo quando a superfície estiver seca.

2

Outra maneira de fabricar um desengordurante caseiro altamente poderoso é misturar bicarbonato de sódio, vinagre branco, amoníaco e água quente. Dependendo da gordura que queiramos remover e de quão grudada ela estiver na superfície, usaremos uma medida ou outra. Se, por exemplo, não houver gordura demais, poderemos encher um balde de água muito quente, verter duas tampas de vinagre branco, uma colher de bicarbonato e um jato de amoníaco. Esta solução arranca até a gordura mais grudada da sua cozinha e banheiro.

3

Se quisermos uma solução mais simples, com apenas dois ingredientes que sempre costumamos ter em casa, podemos obter um bom produto desengordurante. Se tiver amoníaco, você só precisa misturá-lo com água muito quente. Use um quarto de água quente para cada 20 mililitros de amoníaco. Além disso, esta solução é muito boa para vidros e espelhos. Outra característica boa desta solução é que você pode guardá-la tampada e usá-la outro dia.

4

Para eliminar os restos de gordura da cozinha, você pode fazer uma mistura caseira acrescentando estes ingredientes: amoníaco, vinagre, água quente e um pouco de detergente com sabão, com o qual você limpa os pratos. Você pode preparar a mistura em uma garrafa com pulverizador e assim despejar a mistura diretamente sobre a superfície que for limpar. Tenha cuidado para não deixar o produto cair sobre alimentos. Ao utilizar sabão, o cheiro de vinagre diminuirá consideravelmente.

Como fazer um desengordurante caseiro - Passo 4
Imagem: limonela.com
5

Outra maneira de fazer um desengordurante caseiro que, além do mais, deixa um cheiro de cítrico muito agradável, é à base destes ingredientes: água, vinagre branco e um jatinho de limão. Tanto o vinagre branco como o limão têm propriedades antibacterianas, o que permite eliminar os restos de gordura de qualquer superfície. Esta mistura é muito poderosa e também permite ser armazenada após seu uso, caso tenha sobrado produto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um desengordurante caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: kiwilimon.com
Imagem: limonela.com
1 de 2
Como fazer um desengordurante caseiro