Fazer um buquê de flores

Como fazer um ramo de rosas durar mais tempo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um ramo de rosas durar mais tempo

Ofereceram a você um bonito ramo de rosas e não sabe o que fazer para as conservar corretamente? A verdade é que as flores naturais precisam de certos cuidados para se manterem em perfeitas condições durante diversos dias, e é exatamente isso que queremos explicar neste artigo de umComo. Se você também quiser aprender como fazer um ramo de rosas durar mais tempo, fique atento a estes conselhos e siga-os à risca.

Também lhe pode interessar: Como secar uma rosa

Passos a seguir:

1

As rosas são uma das flores mais bonitas e que mais se oferecem em ocasiões especiais, como aniversários ou aniversários de casamento; é por isso que todo o mundo quer saber como as podemos conservar em perfeitas condições por mais tempo.

Além disso, destaca-se que as flores colhidas diretamente da roseira sempre serão mais difíceis de manter que as compradas na florista, já que estas foram tratadas especialmente para ficarem frescas por mais tempo.

Como fazer um ramo de rosas durar mais tempo - Passo 1
2

Deste modo, para conservar um ramo de rosas deveremos retirar qualquer tipo de embalagem que possa ter, principalmente no caso dos ramos de floristas. Não fique triste de tirar laços ou decorações incluídas nas flores, já que é indispensável para que as rosas durem mais tempo.

3

A seguir, coloque as rosas em um vaso com água não muito fria, isto é, tente que esteja morna, já que as rosas têm dificuldades para absorver a água muito fria. Certifique-se também de que as folhas do caule não entrem em contato com a água, porque então murchariam com mais facilidade. Consequentemente, deverá retirar todas as folhas que possam ficar submersas na água.

Como fazer um ramo de rosas durar mais tempo - Passo 3
4

Um dos truques infalíveis para fazer que um ramo de rosas dure mais tempo é adicionar um conservante floral na água das flores, já que estes produtos são fabricados especialmente para isso. Poderá encontrá-lo na florista ou loja de jardinagem e só deverá seguir as instruções do fabricante.

Há quem afirme que colocar uma aspirina na água das rosas também é benéfico para conservá-las sem que murchem, mas se trata de uma crença popular que não podemos confirmar.

5

Também será fundamental manter a água bem limpa; para isso teremos que, no mínimo, trocar a água das rosas diariamente ou inclusive várias vezes por dia. Também deverá conservar o vaso limpo para evitar que proliferem nele micro-organismos que deteriorem as flores.

Ao renovar a água, também temos que cortar o caule de cada uma das rosas e retirar as flores secas, se houverem. Para fazer o corte poderá usar uma tesoura ou uma faca, só será necessário cortar uns 2 centímetros e o mais recomendável será cortar na diagonal, para facilitar assim a absorção da água.

Como fazer um ramo de rosas durar mais tempo - Passo 5
6

Lembre-se também que a localização do vaso com as rosas será fundamental para conseguir que se mantenham bonitas por mais dias. Desta forma, terá que colocar o vaso em um lugar de temperatura morna -sem que a luz solar bata diretamente sobre as flores-, evitar as correntes de ar ou o frio excessivo.

7

Apesar destas recomendações poderem ajudar a que um ramo de rosas dure mais tempo, a verdade é que as flores naturais não duram para sempre e, mais cedo ou mais tarde, acabarão murchando. No entanto, se tiver um apego especial com esse ramo ou simplesmente quiser usar essas flores para decorar, recomendamos secá-las para poder continuar guardando. Para isso, só precisa conservar penduradas de boca para baixo em um lugar sem umidade, do jeito que explicamos para você neste outro artigo da umComo sobre como secar uma rosa. Você vai adorar!

Como fazer um ramo de rosas durar mais tempo - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um ramo de rosas durar mais tempo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como fazer um ramo de rosas durar mais tempo