Construir jardins

Como fazer uma jardineira de madeira

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer uma jardineira de madeira
Imagem: lacasadelaconstruccion.es

Uma ideia muito vistosa e ao mesmo tempo simples e prática, para decorar um terraço ou área externa, é colocar algumas jardineiras com flores. Se deseja dar um toque realmente único e pessoal, recomendamos construir uma jardineira de madeira, já que poderá pintá-la como preferir. Inclusive, poderá combinar diferentes tons de flores com a cor que tenha escolhido para as barras. Conseguirá um espaço elegante e cuidado até ao mínimo detalhe. Em umComo, explicamos como fazer uma jardineira de madeira para conseguir um exterior totalmente personalizado. Seu jardim será único!

Vai precisar de:

  • Madeira
  • Furadeira
  • Lixa
  • Martelo
  • Parafusos ou pregos
  • Chave de fenda elétrica
  • Cola de carpinteiro
  • Verniz
  • Pincel
  • Tinta a óleo ou óleo sintético
Também lhe pode interessar: Como plantar amor-perfeito

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, corte a madeira nos pedaços necessários para montar a jardineira. Para isso, o melhor é utilizar um gabarito, já que deixará os cortes retos e precisos. Meça as peças de acordo com o tamanho que você deseja, considerando que você vai precisar de duas partes iguais para as frentes, duas para os lados, e outra placa para a parte inferior.

2

Uma vez que os fragmentos estejam do tamanho desejado, você deverá lixar a madeira para poder aplicar produtos de impermeabilização, pintura e/ou verniz.

Como fazer uma jardineira de madeira - Passo 2
Imagem: bricolaje-casa.com
3

Em seguida, use cola de madeira para juntar as peças e prenda-as com pregos ou parafusos. Uma prensa pode ajudar a que as madeiras não se movimentem e, com ajuda de um martelo, fixe os cantos das juntas das barras que formarão a sua jardineira. Neste passo, também podemos usar uma chave de fenda elétrica.

Como fazer uma jardineira de madeira - Passo 3
Imagem: tallerdetallaenmadera.blogspot.com
4

Uma vez que a jardineira ficará no exterior, é muito recomendável que aplique um protetor asfáltico, independentemente de pintá-la ou não. Desta forma, protegerá a madeira das mudanças de temperatura: a chuva, a umidade, etc.

5

Quando o líquido estiver seco, pode decorar a jardineira como desejar. Com o verniz, conseguirá realçar a cor natural da madeira e combinará perfeitamente com o verde que costuma predominar nos jardins. Você também pode usar um tipo de tinta a óleo ou óleo sintético -adequada para áreas externas, e colori-las como preferir. Para mais informação, consulte o nosso artigo como aplicar verniz na madeira.

6

Para uma maior personalização, valorize as cores que utilizará nas tábuas da jardineira, e tente ser coerente com o tipo de planta que florescerá posteriormente. Deste modo, e tal como prometemos no início deste artigo, sua área externa será a mais original de todas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma jardineira de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: lacasadelaconstruccion.es
Imagem: bricolaje-casa.com
Imagem: tallerdetallaenmadera.blogspot.com
1 de 3
Como fazer uma jardineira de madeira