Fazer móveis de madeira

Como fazer uma mesa de madeira

Como fazer uma mesa de madeira
Imagem: dactylo.com.br

Uma mesa de madeira é bastante útil em nossa casa, pode servir de mesa de jantar, mesa de escritório, mesinha de cabeceira, mesa de centro para a nossa sala de estar, entre outras muitas outras utilidades que lhe pode dar. Fazer você mesmo uma mesa de madeira é bastante simples, mesmo que não tenha conhecimentos algos de marcenaria. Neste post do umCOMO explicamos passo a passo como fazer uma mesa de madeira e as dimensões.

Vai precisar de:

  • Folha, lápis e régua.
  • Madeira.
  • Lixa.
  • Serra.
  • Cola para madeira.
  • Pincel.
  • Grampos.
  • Parafusos.
  • Berbequim.
Também lhe pode interessar: Como fazer uma mesa com paletes

Passos a seguir:

1

A primeira coisa a fazer é pegar numa folha, lápis e régua e fazer o desenho de sua mesa. Dependendo da utilidade que dará à sua mesa, as dimensões serão diferentes. Uma mesa de jantar não terá as mesmas dimensões de uma mesinha de cabeceira, por exemplo. Desenhe a mesa com as dimensões e o formato, se mais retangular ou quadrada, pretendido. Lembre-se de ter em conta, as dimensões do local onde pretende colocar a mesa de madeira.

Algumas sugestões de medidas padrões para fazer uma mesa de madeira são:

  • Mesa de escritório: no mínimo: 130 cm de comprimento por 90 cm de profundidade, 70 cm de altura e 45 cm de profundidade para as pernas. Para que ela esteja confortável de acordo com as necessidades da pessoa que a utilizará, meça com a pessoa e considere o espaço e tamanho dos equipamentos que estarão sobre ela.
  • Mesa de jantar: a altura padrão de uma mesa de jantar é entre 70 e 75 cm;
  • Mesa para cozinha: para que a altura dessa mesa também seja apropriada para o preparo dos alimentos, recomenda-se 90 cm de altura;
  • Mesa alta tipo bar: 100 a 105 cm de altura.

Antes de botar a mão na massa para fazer a sua mesa de madeira, lembre-se de calcular se a altura das cadeiras ou bancos fica confortável segundo a altura da mesa.

2

De seguida, deverá comprar a madeira tendo em conta as dimensões que determinou no passo anterior. Deve comprar sempre um pouco mais, para o caso de precisar. Existem vários tipos de madeira, mas se não tem muita prática neste tipo de trabalhos deve escolher uma madeira mais macia como pinus ou pinho.

Como fazer uma mesa de madeira - Passo 2
Imagem: sofadeideias.com
3

Agora deverá começar por construir o tampo da mesa. Para o fazer, poderá utilizar pranchas ou uma única tábua de madeira. As pranchas são tábuas com encaixe macho-fêmea e normalmente, são uma opção mais barata do que uma tábua de madeira.

4

De seguida, deverá fazer a base do tampo da mesa. Esta base é um quadro de madeira que se fixa ao tampo, para ajudar a fixar os pés da mesa, evitando que se mexam de um lado para o outro. Para fazer a base, deverá virar o tampo e desenhar um quadro, medindo alguns centímetros a partir da borda do tampo. Lembre-se que a largura, dependerá das dimensões da sua mesa. Depois, deverá cortar 4 pedaços de madeira, 2 pedaços com as medidas das laterais e outros 2 com as medidas frontais. Para fixar estas peças de madeira pode optar por as colar ao tampo ou aparafusar.

5

Corte os quatro pés da mesa na medida pretendida. Para se certificar que os pés ficam todos do mesmo tamanho, pode juntar os 4 pedaços de madeira e segurá-los com grampos e depois cortar.

6

Para prender os pés à mesa, deve colocar a mesa com o tampo virado para baixo. Coloque o primeiro pé num canto da base da mesa, com as laterais encostadas no quadro da base. Para fixar o pé à mesa, aplique cola no topo do pé e nas laterais da base da mesa onde o pé vai encaixar. Faça o mesmo procedimento com os restantes pés e colocar um grampo em cada pé até a cola secar. Também pode optar por fixar os pés usando parafusos de fixação, passando pela parte de cima do tampo da mesa. No entanto, esta opção não lhe dará um bom acabamento.

7

Espere algumas horas até a cola estar totalmente seca e vire a sua mesa ao contrário. Lixe a sua mesa de madeira, para eliminar qualquer irregularidade que possa ter.

8

Por fim, se você pretender pode aplicar algum tratamento de madeira, como verniz para dar algum brilho à sua mesa de madeira.

9

Outra opção muito simples para fazer uma mesa de madeira é reutilizando paletes. Com um pouco de imaginação podemos fazer facilmente uma mesa com paletes ou improvisar diferentes tipos de mesas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma mesa de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos

  • Se não tem muita prática de serralharia, a sua primeira mesa pode ser uma mesa de três pés. O fato de fazer a mesa com três pés reduzirá significativamente o risco de ter uma mesa mal balanceada ou
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Leo
Achei o artigo bem superficial. Não ajuda muito sem fotos e medidas.
Luiz
Gostaria de também de saber as medidas mais indicadas para 4 pessoas e qual a Madeira mais indicada de custo baixo e sem ser MDF.
A sua avaliação:
Luciano
Olá Boa noite, por gentileza compartilhar o desenho da mesa com as dimensões
Atenciosamente
A sua avaliação:
Gilvan Barbosa
Eu gostaria de fazer pé para mesa ,que seria aquele que abrir e facha.
Thays
Qual é a medição desta mesa que ilustra
Camilla
Boa tarde, Quais as dimensões desta mesa qu ilustra o artigo? Grata
Imagem: dactylo.com.br
Imagem: sofadeideias.com
1 de 2
Como fazer uma mesa de madeira