Desenhar uma porta

Como fazer uma porta japonesa de papel

Como fazer uma porta japonesa de papel
Imagem: Google Images

O shoji (障子), segundo a Wikipedia, é "um tipo de porta tradicional na arquitetura japonesa. Funciona como separador de divisões e consiste em papel washi translúcido com uma moldura de madeira". No Ocidente, conhece-se este papel como papel de arroz e estas portas já são hoje muito comuns em apartamentos e demais edificações. O fato de ser de correr nos permitirá poupar muito espaço, bem como também permitirá filtrar a luz. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos como fazer uma porta japonesa de papel.

Também lhe pode interessar: Como decorar uma porta para a primavera

Passos a seguir:

1

Meça a área onde vai colocar a porta Shoji e compre um trilho metálico da mesma medida que esta área, já que será por onde se estenderá a porta.

2

Fixe o trilho de metal; em função do tipo de piso que tenha em casa (madeira, cerâmica, grés...), poderá usar um mecanismo de fixação ou outro. Também deverá colocar a outra parte do trilho no teto, prestando muita atenção para que fiquem ambas as vias totalmente paralelas.

3

Meça quatro ripas de madeira de uns 2 cm de largura e aproximadamente da mesma altura que o seu teto. Prepare outras quatro ripas, também de 2 cm, iguais entre si de comprimento, porém mais curtas que as anteriores. Estas formarão o contorno de duas portas shoji, um fixo e o outro móvel.

4

Construa a moldura da porta japonesa. Pode unir as ripas com grampos ou pregos, cola para madeira ou então usar um cinzel e um martelo para unir uma peça com a outra.

5

Elabore as grades que formarão a porta shoji, conhecidas como "kumiko" (que significa tecido"). As dimensões variarão em função das dimensões da sua porta japonesa, ainda que as dimensões gerais sejam de meio centímetro de largura e na altura da sua moldura.

6

Cole as tiras da moldura, de forma equidistante, para formar a quadrícula.

7

Cole o papel Shoji, ou papel de arroz, na moldura usando fita de dupla face ou algum tipo de cola que fixe estes materiais.

8

Instale a porta no trilho com o sistema de fixação que trazia de série.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma porta japonesa de papel, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Ricardo Camurça
Olá! Como encontrar o papel adequado? Moro em Fortaleza, Ceará. Pesquisando no Google, não consegui nada ainda...
A sua avaliação:
Katia
Gente, desculpe-me mas não é bem assim, a não ser que não haja qualquer preocupação com qualidade.
Paulo Cezar Dias
Temos uma marcenaria e precisamos fazer uma divisória em papel de arroz.
Onde poderia comprar este papel ?
DENISE
onde encontrar este papel de arroz para fazer a porta japonesa? Moro no RJ
de
onde encontrar este papel?
alexandre germanno
papel washi não é papel de arroz.
Carlos Jorge
gostaria de receber por Email maiores instruções sobre como construir porta shoji e outra da arquitetura japonesa. grato...
roberto
Tenho uma sala japonesa em casa com várias portas japonesas com papel arroz. Algumas furaram. Quem ou onde posso pedir para substituir?
Imagem: Google Images
Como fazer uma porta japonesa de papel