Ar condicionado e aquecimento

Como funciona o ar condicionado

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 9 agosto 2019
Como funciona o ar condicionado
Imagem: arcondicionadosplit.org

O ar condicionado é um aparelho utilizado para combater o calor dentro de determinado espaço fechado, como uma casa, um shopping ou um automóvel, através de um processo de refrigeração semelhante ao do frigorífico. O primeiro exemplar foi criado em 1902 pelo engenheiro mecânico Willis Carrier e a lógica é: absorver o calor de um local e libertá-lo noutro, que nestas situações será a rua ou espaço exterior. O processo pode parecer simples, mas na verdade requer alguma atenção para perceber como ocorre. Se você quer saber como funciona o ar condicionado, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como instalar ar condicionado - Fácil!
Passos a seguir:
1

Para explicar como funciona o ar condicionado vamos pegar no exemplo de um aparelho de ar condicionado tipicamente utilizado nas habitações, de forma a ser mais fácil entender. Este tipo de aparelho geralmente é composto por duas unidades, cada uma com uma função e localização diferente.

Como funciona o ar condicionado - Passo 1
Imagem: instalar.pt
2

À unidade que fica dentro de casa chamamos de unidade interior e, dentro dela, existe um circuito de serpentina no qual circula uma substância capaz de refrigerar. A substância mais utilizada é o Clorodifluorometan, mais facilmente chamado R-22, uma mistura de carbono, cloro e flúor.

Como funciona o ar condicionado - Passo 2
Imagem: dicalinks.com
3

Quando o ar condicionado está funcionando, o ar quente presente no cômodo é sugado por uma ventoinha e entra na evaporadora onde fica em contato com o R-22, que se encontra a circular em estado líquido a 7º de temperatura. Ao entrar em contato com o R-22, o ar quente converte-se em ar frio e é devolvido ao cômodo. No entanto, este contato aquece o R-22 e ele começa a gasificar-se devido ao calor.

Como funciona o ar condicionado - Passo 3
Imagem: vecair.com.br
4

O R-22 gasoso entra em seguida num compressor elétrico e é comprimido em alta pressão até que atinja a temperatura de 52º. Esse processo é o responsável pelo barulho caraterístico dos ares condicionados. Depois ele segue até à segunda unidade do ar condicionado, que se encontra no exterior. Aí o R-22, sob pressão na condensadora, esfria um pouco e torna a assumir a forma líquida. O calor que sobrou é expelido para a rua por um ventilador.

Como funciona o ar condicionado - Passo 4
Imagem: vecair.com.br
5

De forma a perder a pressão, a substância agora líquida atravessa uma válvula de expansão e volta a adquirir a temperatura anterior de 7º. Dirige-se em seguida para a evaporadora da unidade interna e aí recomeça todo o ciclo.

6

Através destes processos, o ar condicionado consegue arrefecer eficazmente o ambiente de qualquer espaço fechado, no entanto apresenta a desvantagem de tornar muito seco o ar desse espaço, devido à perda de umidade.

7

Esse aspeto pode ser facilmente solucionado regulando o tempo de funcionamento do ar condicionado e colocando um recipiente com água no cômodo, de forma a combater a secura com um pouco de umidade e ao mesmo tempo é uma excelente forma de economizar os gastos com o ar condicionado.

Acesse também esse artigo que explica como instalar ar condicionado em sua casa!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o ar condicionado, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: arcondicionadosplit.org
Imagem: instalar.pt
Imagem: dicalinks.com
Imagem: vecair.com.br
Imagem: vecair.com.br
1 de 5
Como funciona o ar condicionado