Empréstimos hipotecários

Como funciona uma Associação de Moradores

Como funciona uma Associação de Moradores
Imagem: paulinhotapirai.blogspot.com.br

Você sabe como funciona uma associação de moradores? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar a esclarecer suas dúvidas quanto ao seu funcionamento e funções dentro da comunidade. Uma associação de moradores representa a união e organização de uma parcela de moradores de um bairro, quarteirão, rua, vila etc. Por meio desta união, eles promovem ações de solidariedade e melhoria da qualidade de vida dos moradores que ali residem.

Também lhe pode interessar: O que é e como funciona um aval bancário

O que é uma associação de moradores? Para que serve?

Eles cumprem um papel de reivindicar e lutar pelos direitos dos moradores que trabalham e cumprem seus deveres de cidadãos. Eles reivindicam estes direitos juntamente ao poder público e órgãos competentes do município.

Uma associação de moradores se bem realizada e bem organizada, por ser um componente essencial para tornar nossa sociedade mais justa e unida em prol de seus direitos e igualdade social. Ao lutar pelos direitos das pessoas, a associação de moradores não está pedindo favores e solicitando ajuda somente por caridade, e sim, lutando por ideais e melhorias que deveriam já ter sido implantadas em prol da qualidade de vida e saúde dos moradores da região em questão.

Como funciona uma Associação de Moradores - O que é uma associação de moradores? Para que serve?
Imagem: www.uff.br

Funções atribuídas a uma associação de moradores

Ela age como um instrumento que dá voz e expressa as necessidades que os moradores precisam, eles devem definir com esta população quais são as prioridades e necessidades que mais estão prejudicando suas vidas, eles podem se manifestar quanto ao atendimento da população quanto às condições de transporte oferecidas, segurança, recolhimento do lixo, serviços disponibilizados pelo posto de saúde e outros.

Pode-se considerar por meio destas afirmações, que uma associação de moradores pode exercer um papel muito importante dentro de nossa sociedade. Você conhece alguma associação de moradores? Seu bairro possui uma?

A associação de moradores deve discutir as prioridades e reivindicações que serão realizadas por meio de discussões democráticas com os participantes da associação.

Para colocar em prática e lutar pelos ideais que acredita, ela deve unir as forças dos moradores, convocar e organizar a população para que lutem juntos em prol de um objetivo.

A associação de moradores é uma ferramenta para lutar contra a injustiça e necessidades que a população precisa suprir para ter uma vida digna e de qualidade.

E você? Já pensou em criar uma associação de moradores para lutar pelo bem de sua cidade e população de seu bairro?

Como funciona uma Associação de Moradores - Funções atribuídas a uma associação de moradores
Imagem: pmspa.rj.gov.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona uma Associação de Moradores, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos

  • Você acredita no poder da união da sociedade? Comente! Iremos adorar saber sua opinião acerca deste assunto!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
Selma R Vasconcellos
Para fazer o Estatuto Social de uma Associação de moradores de uma rua, será preciso consultar um advogado para fazer? Gostaria de saber no caso de contratar serviço de segurança para o bairro a empresa contratada que responderá sobre as suas ações ou a Associação de bairro?
valdecir jose dos santos
NOSSA ASSOCIAÇÃO TEM DIRETOR PRESIDENTE, DIRETOR VICE PRESIDENTE, DIRETOR TESOUREIRO E DIRETOR SECRETÁRIO. NO CASO A PERGUNTA É:
NA RENUNCIA DO PRESIDENTE, O VICE PRESIDENTE TEM O DIREITO DE ASSUMIR OU TEM QUE ABRIR NOVA ELEIÇÃO?
Márvio Brites Moreira
Boa tarde. Moro em uma rua sem saída. Quando me mudei não existia uma associação de moradores. Recentemente foi criada esta associação, na qual não me cadastrei, por não concordar com uma série de medidas criadas pelos associados. Fecharam a rua com um portão. Inclusive estão mencionando a lei 2561 de 12/06/2008. Eles podem obrigar aos moradores que não pertençam a tal associação a ter que participar? Volto a lembrar que comprei a minha casa não havia nenhuma associação. Obrigado.
sonia
o presidente da associacao de moradores pode monopolizar as vagas do posto de saude?denegrir a imagem dos funcionarios da unidade dizendo que nao fazemos nada mas temos regimento interno que limita nossas acoes.
humberto Donizete de faria
pergunto. Uma associaçao para ser formada ela tem que ter eleiçao? Tem que ser registrada em cartorio? Qual cargos e quantos membros devem ser da diretoriata? Qual papel da associaçao perante a sociedade e aos orgao publico? Gostaria de saber tudo sobre associaçao pois tenho um trabalho para apresentar. preciso de ajuda obrigado.
sandrarodrigues
No meu bairro tem uma associação , ela arrecada os alugueis das lojas que pertence ao conj tem um clube que pertence ao conj. mas o presidente não faz nada para o bairro embolsa todo o dinheiro , mais o menos 50.000 reais, eu estou reividicando a ajuda da associação para cuidar dos caês do bairro mas estou na espera. o que podemos fazer para conseguir esta ajuda?
TEREZINHA DONIZETI CAZACHI
Participo de uma associação de moradores em um bairro rural situado na cidade de Adolfo-sp, onde praticamente é um condomínio de chácaras. Em assembleia com os proprietários, ficou decidido que todos parariam uma taxa como se fosse um condomínio, visto que possuímos uma portaria para controle, temos funcionários registrados, somos responsáveis pelo fornecimento de água às casas. Pergunto: Se decidido em assembleia, há lei que permite que proprietário que não compareceu à mesma não pague a contribuição?
Soares Santos
Ninguem é obrigado a participar ou contribuir a não ser por força de lei.
A associação NÃO é condomínio e portanto o morador NÃO é obrigado a contribuir, infelizmente.
Bruno Alves Eufrazio.
Agora caso o estatuto for de criação de um condomínio ai sim a história muda de figura. O interessante seria era uma assessoria jurídica para melhor orienta-los.
Gilmar Lira
estou entrando pra associação e gostaria de ser orientados por vocês. no meu bairro a muitos problemas, mais a população não tem enterece algum de participar das convocações. o que devo fazer pra que eles tenha enterece.
marlene fatima pereira
meu bairro tem associaçao de moradores porem o responsavel nao da tenta importancia ao cargo que deveria exercer por isso estamos sem representante o que devemos fazer vejo muitas falhas tipo eu ligo para os orgaos competentes quando tem poste com lampada apagada agua jorrando por um cano vazamento buraco feito pelo saae serviço de agua e esgoto lugares que ele passa praticamrnte o dia todo pois esta na eua onde mora o que podemos fazer
Soares Santos
Marlene, a batalha é árdua, com certeza o Presidente e diretoria estão "desmotivados" por falta de adesão da população, a solução é outros assumirem a Administração mediante a realização de uma nova Eleição, de acordo com o Estatudo da Associação, pois a diretoria está omissa.
A sua avaliação:
aloisio pereira
Sou formado em direito e provavelmente candidato a uma vaga no legislativo municipal por conseguinte gostaria de desenvolver a organizaçao das associaçoes para melhoria da qualade de vida dos municipes gostaria de ajuda na implenentaçao deste projeto. desde já obrigado.
Paulo Roberto C. de Matos
Resido em um bairro na cidade de Abaetetuba; bairro da angélica, subúrbio, e percebo que as pessoas precisam de orientação a reivindicar seus direitos de segurança, educação, saúde e outros; que são esquecidos pelo poder público municipal e estadual, por serem de baixa renda, por este motivo estou colhendo informações para desenvolver uma associação de moradores no citado bairro; acredito que com a união podemos mudas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
paula feliz gomes
A uniao e tudo .saber ser humilde.lutar por igualdade por uma democracia mas igulitaria.coviver com as difeca de cada um
adailton santos
eu acredito muito na união das pessoa pois eu acredito tanto quer eu quero muito quia uma associação de bairro.
Imagem: paulinhotapirai.blogspot.com.br
Imagem: www.uff.br
Imagem: pmspa.rj.gov.br
1 de 3
Como funciona uma Associação de Moradores