Controlo de Cupins

Como identificar madeira com cupim

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 5 abril 2018
Como identificar madeira com cupim

Um móvel aqui, outro ali, e vamos decorando a nossa casa com mobiliário bonito de madeira. Guardamos as roupas entre outros objetos. Tudo parece bem, até ao dia, então e se a madeira é atacada por pragas? Como eu vou saber? O que vou fazer? A madeira dos móveis é um autêntico festim para determinados insetos que se alimentam da celulose que eles têm. E o pior é que se não forem descobertos a tempo em vez de um podemos perder todos os móveis e o nosso investimento. Mas como identificar madeira com cupim? No umComo nós explicamos.

Também lhe pode interessar: Como acabar com os cupins

Índice

  1. O que é o cupim?
  2. Identificando madeira com cupim
  3. Acabando com o Cupim

O que é o cupim?

O cupim é um inseto que "come" madeira, pertence à família dos Isoptera, na verdade eles ingerem a celulose da madeira. Vivem em colônias como as formigas, são portanto insetos eussociais, têm operários, soldados e a rainha mais os zangões (possuem asas e sua única função é acasalar com a rainha e futuras rainhas).

No Brasil a espécie mais conhecida e devastadora de imóveis e madeira são os cupinzeiros que formam colônias dentro de aglomerados de terra cilíndricos, sendo que no meio urbano o ataque aos móveis é feito pelo cupim de madeira seca. Eles diferem entre si pela cor, o cupim normalmente é escuro, preto ou marrom, enquanto que o de madeira seca é branco/albino. O cupim de madeira seca consegue passar bastante tempo despercebido porque as suas colônias são dentro da madeira, não criando aglomerado fora do móvel.

Como identificar madeira com cupim - O que é o cupim?

Identificando madeira com cupim

Para sabermos se a nossa madeira, o nosso móvel tem cupim o método mais simples é observar. Fazendo inspeções periódicas podemos ver se existe alguma alteração no móvel, aliás deve fazer uma limpeza geral a cada semestre para evitar ser surpreendido por uma colônia de cupins. Se a madeira já tiver sido contaminada só vai ser perceptível quando a colônia já tiver alcançado um nível médio/alto de população. O principal "sintoma" é o granulado que vai acumulando, na verdade são as fezes dos cupins. Se detetar esse granulado limpe, se no dia seguinte voltar a ter é porque o móvel está contaminado. Existem algumas formas de prevenção como por exemplo:

  • já falado a limpeza periódica dos móveis;
  • verificar ranhuras e rachaduras nos móveis (fácil acesso para o cupim);
  • bater em alguns pontos para ver se a madeira está oca.
Como identificar madeira com cupim - Identificando madeira com cupim

Acabando com o Cupim

A prevenção é sempre a melhor forma. Dar um tratamento químico evita que o cupim se aproxime dos móveis. Além disso móveis de madeira de lei são mais caros mas mais resistentes a pragas de cupins. Se mesmo assim o móvel estiver contaminado o melhor é retirar ele de casa por forma a não contaminar o resto. De seguida o melhor será comprar produto para acabar com os cupins, ou contratar um especialista para que ele faça a dedetização e desparasitação da estrutura ou do móvel.

Para além disso, nos nossos artigos encontrará algumas dicas para matar cupins com produtos caseiros e como acabar com cupins na horta.

Como identificar madeira com cupim - Acabando com o Cupim

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar madeira com cupim, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como identificar madeira com cupim