Instalar um fogão

Como instalar um fogão cooktop

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como instalar um fogão cooktop

Os fogões do tipo cooktop estão na moda, já que possuem um design clean para decorar a cozinha, inclusive, quando são elétricos, e também porque são versáteis e assentam bem mesmo em cozinhas pequenas, uma vez que eles não têm necessariamente um forno. Nesse caso, podem ficar sobre bancadas de outros móveis. No entanto, para que ele funcione de maneira correta, é preciso saber como instalar um fogão cooktop e o umComo.com.br vai dar algumas dicas sobre essa instalação.

Também lhe pode interessar: Como ligar os fios de um disjuntor

Passos a seguir:

1

Para que na hora de instalar um fogão cooktop tudo ocorra como o esperado, é importante que haja uma preparação da sua cozinha, inclusive, se for a primeira vez que ela for receber esse eletrodoméstico. Dessa forma, o primeiro passo é escolher um produto que tenha o tamanho adequado para a sua cozinha. Hoje em dia, existem vários modelos de cooktop, com diferentes números de boca, podendo ser elétricos ou funcionar a gás, de modo igual aos fogões tradicionais.

Como instalar um fogão cooktop - Passo 1
2

Para instalar o cooktop é preciso definir sobre onde ele vai ficar, sendo possível usar uma bancada já existente na cozinha ou adquirir uma nova. A bancada deve ter as medidas suficientes para sustentar o fogão, sendo que a sua espessura pode variar de dois a seis centímetros. Além disso, o seu material deve ser resistente às altas temperaturas, como granito, bastante usado, ou como os compostos de pedra, a exemplo do limestone e silestone.

3

Quanto à profundidade da bancada, deve ser o suficiente para receber todo o cooktop e ainda contar com sobras nas laterais. Cada modelo exige um determinado tamanho para as folgas e, por isso, é necessário conferir as recomendações do fabricante no manual do produto. Além disso, a bancada para o cooktop deve contar com espaço nas laterais para ventilação e área de trabalho. Assim, a pia deve estar no mínimo a 45 cm de distância, para evitar respingos.

4

É importante ainda que o refrigerador esteja longe, caso contrário, vai aumentar o consumo de energia. Se não houver alternativa, é possível fazer uma divisória, sendo que ela deve estar afastada ao menos 10 centímetros. Para muitas pessoas, a parte mais interessante é o fato de que o forno não precisa estar logo abaixo do cooktop, mas se preferir, ambos devem estar a uma distância de 10 centímetros em média um do outro. Esse espaço é importante tanto se o eletrodoméstico funcionar com eletricidade ou gás. No primeiro caso, permite o fluxo de ar e no segundo deixa espaço para a mangueira que será instalada.

Como instalar um fogão cooktop - Passo 4
5

Quanto às tomadas, elas devem ficar na parede, com no mínimo 30 centímetros de distância do ponto de gás. Essa medida evita acidentes, da mesma forma, o ponto de gás, por sua vez, deve ficar do lado de fora da marcenaria, a uma distância de pelo menos um metro do centro do cooktop. Depois de saber onde tudo será posicionado, é necessário chamar um profissional qualificado, uma vez que a instalação propriamente dita exige conhecimentos sobre eletricidade, caso você não os possua. Isso é necessário mesmo se o eletrodoméstico for a gás, já que os botões que acionam os queimadores costumam funcionar com energia elétrica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como instalar um fogão cooktop, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como instalar um fogão cooktop