Outras limpezas de materiais e objetos

Como lavar lençóis de flanela

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lavar lençóis de flanela

Os lençóis de flanela são uma ótima alternativa para se aquecer à noite, pois graças ao seu tipo de tecido, composto de algodão, lã e fibras sintéticas, possui um toque macio e quente fazendo destes lençóis os seus favoritos no inverno. São lençóis de inverno que precisam de um cuidado especial devido à mistura das suas fibras, uma correta lavagem e posterior secagem aumentarão sua duração para que possa aproveitá-los por muitos mais anos. Em umComo vamos explicar como lavar lençóis de flanela para que não se deformem, percam a sua qualidade original ou apareçam bolinhas.

Também lhe pode interessar: Como lavar um travesseiro
Passos a seguir:
1

Introduza seus lençóis de flanela do avesso na máquina de lavar, para proteger suas fibras; assim evitará que se desprendam pelinhos nas primeiras lavagens. Faça uma primeira lavagem dos seus lençóis novos a uma temperatura baixa, com um programa curto e evitando uma centrifugação intensa. Para as seguintes lavagens, a temperatura ideal para lavar os lençóis de flanela é de 60 graus se os lençóis forem brancos; 40 graus se forem coloridos e 30 graus se o tecido for muito delicado, mas sempre programas curtos e com uma centrifugação suave.

Como lavar lençóis de flanela - Passo 1
2

Se seus lençóis de flanela tiverem bordados ou babados, deve prestar ainda mais atenção à forma de os lavar, pois poderiam ser danificados. É melhor adquirir uma rede para introduzir dentro e, depois colocar na máquina de lavar. Desta forma, conseguirá que os bordados não se estraguem e se mantenham como se fossem novos.

3

Recomenda-se sempre lavar os lençóis sozinhos na máquina de lavar, sem misturar com outras peças de roupa para que tenham espaço e para lavar com mais facilidade e segurança. De fato, por precisarem de uma lavagem especial por sua temperatura e uso de detergentes, não é aconselhável misturar pois não se lavam da mesma forma que as restantes peças de casa.

É possível que fiquem restos de pelinhos na máquina de lavar depois de lavar os seus lençóis de flanela. Se vai colocar mais peças de roupa para lavar, cuidado com as peças que introduzir de seguida para que não saiam com restos dos lençóis de flanela. O melhor é fazer primeiro um enxágue da máquina antes de colocar qualquer outra peça de roupa. No seguinte artigo você pode ver alguns conselhos para evitar que a roupa se encha de pelinhos.

Como lavar lençóis de flanela - Passo 3
4

Não use amaciante quando colocar os seus lençóis de flanela sozinhos, pois este produto causa o desprendimento de bolas de fibra, enchendo seus lençóis de bolinhas e fazendo com que pareçam mais velhos. Utilize apenas um detergente para roupas delicadas.

Como lavar lençóis de flanela - Passo 4
5

Quando retirar da máquina de lavar, ao não ter centrifugado muito, não torça para eliminar a umidade excessiva porque poderia deformar, o que deve fazer é pendurar em seguida. Se secar na secador use uma temperatura baixa, quase fria. Ao retirar da secadora, estique com as mãos as rugas e dobre-os para guardar.

6

Um truque para que seus lençóis de flanela durem mais ao lavar é verter uma xícara de vinagre branco dentro da máquina de lavar e, de seguida, introduzir os lençóis. O vinagre fixa a cor e evita que seus lençóis desbotem depois das lavagens; outra opção, ao invés do vinagre diretamente na máquina de lavar, é colocar os lençóis de molho durante a noite toda com um pouco de vinagre e, no dia seguinte, lavar com detergente para peças delicadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar lençóis de flanela, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como lavar lençóis de flanela