Lavar roupa à mão

Como lavar sutiã corretamente

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 29 janeiro 2019
Como lavar sutiã corretamente

Por ser uma peça que está sempre em contato com a pele, ainda mais em regiões onde o suor costuma ser mais intenso, é importante saber como lavar sutiã corretamente para manter a boa higiene do corpo. Para a ajudar nessa hora e esclarecer todas as suas dúvidas, o umComo.com.br separou as principais informações a respeito do assunto. Veja quais são elas de seguida!

Também lhe pode interessar: Como lavar um edredom corretamente

Passos a seguir:

1

Engana-se quem acha que o sutiã não merece um tratamento especial na hora de ser lavado. Dessa forma, ao invés de colocá-lo dentro da máquina de lavar com todas as outras roupas, o mais indicado para lavar sutiã corretamente consiste em fazer isso de maneira separada, o que pode ser realizado com a ajuda de um balde ou bacia. Você também pode usar os sacos especiais que protegem as peças dentro do eletrodoméstico. Uma fronha fechada com um nó também serve.

Como lavar sutiã corretamente - Passo 1
2

No entanto, a importância de lavar a lingerie separado não é apenas por se tratar de uma peça que costuma ser mais delicada e que por isso pode ser danificada facilmente, mas também para manter a segurança na lavagem. Ou seja, o sutiã sempre está em contato mais próximo com os seios e as axilas, regiões do corpo que suam muito e são quentes, tornando-se ambientes propícios para a proliferação de bactérias.

Veja também o nosso artigo sobre se usar sutiã sujo faz mal ou não.

3

Por causa disso, quando as peças não são bem lavadas, há o risco do sutiã não ser descontaminado de forma adequada. Também corre o risco de ser contaminado com as bactérias e sujeiras de outras peças de roupas, como meias e calças. Uma alternativa é lavar a sua roupa íntima com pijamas, camisolas e outras peças semelhantes. É possível deixá-las de molho, na própria máquina de lavar com algumas gotas de álcool ou vinagre. Já para a peça durar mais é recomendado ler as informações da etiqueta.

4

Peças com enfeites, bordados e outros detalhes podem ser lavados à mão para não estragarem. Já quando o sutiã é lavado na máquina deve estar com outras peças coloridas, se ele for colorido, ou roupas brancas, se ele for branco. Isso vai evitar manchas, nesse sentido, outra dica é, quando a peça for lavada pela primeira vez, lavá-la separadamente, em um balde. Isso evita que o sutiã manche outras roupas se dele sair muita tinta.

Como lavar sutiã corretamente - Passo 4
5

Também é importante usar produtos de qualidade, sejam eles sabões em pó, líquido ou em barra. O mesmo serve para o amaciante, lembrando que ele pode ser o responsável por alergias no corpo e, assim, é dispensável em alguns casos. Todos esses produtos devem ser usados apenas o suficiente. Já se a escolha for por lavar o sutiã na máquina, é recomendado que sejam abotoados para que não torcem e se danifiquem.

6

Se você lavar na mão a lingerie, deixe a peça 30 minutos de molho no balde com o sabão e, depois, esfregue delicadamente o tecido, em especial, na região que se aproxima das axilas. Na sequência, enxague a peça com água limpa até que todo o sabão tenha saído. Se optar pelo uso do amaciante deixe a peça imersa em água com um pouco do produto por alguns minutos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar sutiã corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como lavar sutiã corretamente