Limpar jaquetas

Como lavar um paletó

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lavar um paletó

Se você é dessas pessoas que se veste habitualmente de paletó, saberá que este tipo de roupa requer cuidados especiais, desde como dobrá-lo para viajar até à tarefa mais preocupante, sua limpeza e manutenção. O mais habitual é que os paletós sejam de lã, e se olhar a etiqueta o mais normal é que indique que deve ser limpo a seco. Mas este tipo de limpeza acaba com o brilho natural do tecido e, além disso, enfraquece as texturas. Por isso, em umComo.com.br, vamos explicar como lavar um paletó para que se conserve da melhor forma pelo máximo de tempo.

Vai precisar de:
  • Água morna
  • Toalhas
  • Sabonete pH inferior a 7
  • Escova para roupa
  • Vaporizador portátil
Também lhe pode interessar: Como lavar um cachecol de lã
Passos a seguir:
1

A melhor forma de lavar um paletó é à mão. Como dissemos, a lavagem a seco, embora seja a indicada na etiqueta, é um processo muito agressivo para o tecido do paletó. E a melhor maneira de assegurar a qualidade do tecido e das costuras é a lavagem à mão.

2

Para começar com a lavagem, vamos encher a pia de água morna (não quente). A seguir, inclua detergente indicado para lã de pH inferior a 7 e após misturá-lo bem com a água, mergulhe o paletó.

Mexa bem a roupa dentro da água e deixe-a de molho por cerca de 5 minutos aproximadamente. Passado este tempo, retire a água da pia e enxague a roupa com água fria.

3

Uma vez enxaguado o paletó e sem restos de detergente, coloque-o sobre alguma superfície de tecido limpa e seca. E passe uma toalha limpa fazendo pressão em cima do paletó para eliminar a umidade em excesso.

Para seguir com o processo de secagem, o melhor é colocar o paletó em um cabide, esticar o tecido e deixar que seque ao ar livre.

4

Uma vez que seu paletó esteja limpo e seco, passe uma escova ao longo de toda a peça. Se perceber que ficou enrugada por todo o processo de limpeza, passe as rugas com um vaporizador portátil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar um paletó, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Limpe normalmente seu paletó à mão, salvo se estiver realmente sujo. Nesse caso, a limpeza a seco é a melhor opção.
  • Tente lavar o paletó e as calças do paletó por igual, porque o desgaste se notará muito.
  • Caso o seu paletó seja manchado por qualquer substância, não deixe que passe muito tempo. Use soda ou simplesmente molhe a área com água e esfregue suavemente.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como lavar um paletó