Limpar com ácido muriático

Como limpar com ácido muriático

Como limpar com ácido muriático
Imagem: quimoriente.com

O ácido muriático, também conhecido como ácido clorídrico, é um produto químico usado normalmente para a limpeza de superfícies duras e difíceis de limpar, como no caso de superfícies de tijolo, concreto, entre outras. Trata-se de um produto altamente corrosivo que deve ser usado com extremo cuidado, caso contrário poderia causar danos em nossa pele ou objetos da casa. Quer saber exatamente como usar? Em umComo.com.br explicamos a você como limpar com ácido muriático.

Também lhe pode interessar: Como fazer ácido muriático caseiro

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que deve ter em conta é que o ácido muriático é um produto que deve ser manipulado com extremo cuidado e usando sempre a proteção adequada para evitar acidentes e lesões na pele.

Por isso, durante o seu uso convém usar:

  • Calça e camisa de manga comprida, cobrindo braços e pernas
  • Sapatos fechados
  • Luvas de borracha, algo imprescindível para sua manipulação
  • Óculos para proteger nossos olhos de qualquer gota ou salpico

Além disso, se na área que quer limpar existir vegetação, será conveniente trocá-la de lugar ou cobrir adequadamente, pois este produto pode ser tóxico para as plantas.

2

O ácido muriático é usado habitualmente para limpar superfícies de tijolo ou concreto. Em ambos os casos, o mesmo processo pode ser usado. Primeiro cubra sua pele com roupa adequada, proteja suas mãos com as luvas e seus olhos com os óculos.

Em uma bacia, misture uma parte de ácido muriático ou clorídrico com 10 partes de água. Não acrescente nenhum outro tipo de produto já que poderia causar uma reação química perigosa.

3

Molhe previamente a superfície de tijolo ou concreto que deseja limpar com ácido muriático e depois, tomando cuidando para que não espirre, despeje o produto contido na bacia. Deixe atuar na superfície durante 10 minutos.

4

Após esse tempo, pode esfregar a superfície com uma escova dura ou vassoura para remover a sujeira aderida ao tijolo ou concreto. Depois, enxágue com água abundante durante pelo menos 2 minutos para garantir que o espaço fique completamente limpo e livre de ácido muriático.

5

Também é possível limpar com ácido muriático a cerâmica e as juntas, principalmente em espaços como banheiros, que acumulam muito calcário. Para fazer isso você deve seguir os passos anteriores, misturando 1 parte do produto com 10 de água.

Use a proteção adequada, aplique, deixe atuar por 5 minutos e depois esfregue com uma escova dura. Depois, enxágue com água abundante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar com ácido muriático, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
53 comentários
A sua avaliação:
Iara
Posso limpar o fogão mesa de vidro que está queimada?
A sua avaliação:
rui
posso usar acido muriatico para limpar residuo de tinta em superficies de tijoleira?

A sua avaliação:
Gislaine
Olá! Pode usar em piso de concreto já muito enegrecido pelo limo? A superfície é bastante áspera e acidentada, será que tem que esfregar muito? (Tenho medo que o movimento de esfregar cause respingos acidentais).
Obrigada
Anna
Claro que pode, fica ótimo!
A sua avaliação:
Danielle da Silva reveles
Posso lavar o ventilador com esse ácido o ventilador está com gordura grossa?
A sua avaliação:
Antonio Carlos
Bom dia!

O ácido muriático serve para limpar célula eletrolítica? em qual a proporção?

Grato

Antonio Carlos
A sua avaliação:
Leia
Posso limpar bancada de fogão de vidro com ácido muriático?
A sua avaliação:
Margarida
Pode ser usado na limpeza do box do banheiro?
A sua avaliação:
Claudio Silveira
Boa tarde. Por um engano em minha garagem no piso de porcelanato (PI4) foi aplicado uma resina (risanaterrazze) que piorou e complicou a absorção da agua. Pergunto: É possível tirar tirar essa resina com ácido muriatico? e qual proporção e como aplica-lo? Obrigado
Sam
Estou com um problema parecido. Vc fez o teste?
Jeorge
Sulupan pra resina a base de solvente geralmente solta bem ou pode tbm usar thiner 206 mais de qualquer forma vai sair uma pasta no qual possivelmente terá que usar uma pá de cozinha ou espátula de plástico pra ajudar a remover
A sua avaliação:
JOSÉ WILSON DUARTE
SOLICITO-LHE A REPRESENTADA PARA O ESTADO DO PIAUÍ. AGUARDO UM RETORNO.
A sua avaliação:
Gislaine
Serve para retirar rejunte do revestimento canjiquinha...o pedreiro não fez a limpeza ficando grudado no revestimento
gilmar
boatarde,

se eu colocar acido muriaticco sobre telhas de amianto, a telha se desfaz?
RSS
Amianto é extremamente cancerisgeno, deve solicitar a remocão de telhas de Amianto, antes que voce e a sua familia respirem as fibras que possam sair dela, se for humedecida ainda aumenta mais a exposicao ás fibras de Amianto que provocam cancro, livre-se disso o mais rápido possivel, mas para tirar tem de ser alguem expecializado com os cuidados necessários. Na Europa o Amianto foi proibido.
Por isso nao humedeca o Amianto muito menos ponha Ácido.
Vanda
Onde posso comprar esse ácido aqui no rio?
marcelo
você pode encontrarem loja de materias de contrução..ou em mercado
Marcela
Posso desentupir banheiro com acido?
mariuza RISSA
Posso limpar uma rosca de ferro com acido muriático para tirar ferrugem? O que posso passar depois para prevenir para não enferrujar mais.
valter ferreira
O ácido muriático/clorídrico é usado em oficinas para esse fim... Normalmente vão chamá-lo de desengraxante, mas é o mesmo ácido misturado com outro produto como água... Ele vai tirar "a sugeira", mas a ferrugem somente com lixa... Depois de lixado passe 2 camadas de PRIMER que é um fundo como o zarcão, porém muito mais eficiente e pinte da cor preferida por cima... Se você tirou toda a ferrugem antes do processo de pintura, nunca mais terá ferrugem nessa peça...
Amarildo
Pode limpar sim limpar com acido muriatico, logo apos, para conservar sem oxidação, lavar com qualquer tipo de sabão para quebrar a continuidade do efeito do acido, secar e umedecer a rosca com oleo lubrificante ou graxa.
vanda
acido muriatico serve para limpar piso de cimento sujo de oleo e graxa (oficina)?
marcelo
sim pode mais tera que se protegercomluvarissonaõé brincadeira é muito corrosivel vai precisar usar mascara
Rosa chaves
Posso limpar lajota encardida com o ácido
danieela
pode colocar em ralos, pia do banheiro para desentupir?
aldenir césar colussi
Boa tarde . O ácido muriático serve para limpar panelas de cobre?
A sua avaliação:
Thiago
Pode ser usado puro para ajudar na remoção do rejute de azulejos?
marcelo
pode mais tera que usar luvas issoé queima a pele é muito perigoso e muito corrosivo use tanbe moculos de proteção..
ANGÉLICA
Bom dia, o ácido muriático serve para limpar piscina? me falaram que serve mas, estou em dúvida já que é um produto altamente corrosivo e não pode ter contato com a pele. E se não pode ter contato com a pele como tomar banho na piscina com ácido muriático? DÚVIDA URGENTISSÍMA, ME AJUDEM!
Editor umComo.com.br
Oi Angélica! Não recomendamos o uso da substância para limpar piscina.
marcelo
claro que serve sou especialista no caso.. acontece que você tera que usar luvar e oculos de proteçãoe tanbem depois de ter passado acido no piso ai depois tera que tirar todo acido naõ deixar nenhum resido..depois que o piso estive limpo...depois joga dois litros de agua com bicarbonato de calcio..200gramas tera que por emdois litros...até sair todo cheiro do acido..abraços
moises
limpar piscina não, mas para baixar o ph é excelente além de baixar de imediato ele e bem mais barato que os produtos comprado em loja de piscina que nada mais e
é que o mesmo componente em uma embalagem mais bonitinha
Imagem: quimoriente.com
Como limpar com ácido muriático