Outros Pintura interior e exterior

Como limpar pincéis de pintura

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar pincéis de pintura

Manter os pincéis e rolos bem cuidados ajudará você tanto a conservá-los durante mais tempo, como a utilizá-los de forma eficaz. Quantas vezes viu e desejou deixar seus pincéis limpos após usar. Ainda que pareça muito difícil que fiquem como novos, em umComo.com.br damos a você dicas sobre como limpar pincéis de pintura adequadamente. Utilize o pincel quantas vezes quiser, mantendo-o sempre em perfeito estado. Tome nota e...vamos pintar!

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, após utilizar o pincel, deve acabar com o excesso de tinta. O mais simples, e útil ao mesmo tempo, é pegar em um papel absorvente ou um pano para que elimine a maior quantidade de tinta possível. Deste modo, evitará que se seque entre as suas cerdas e que dê a você mais trabalho para eliminar.

2

Uma vez eliminado o excesso, deverá procurar o solvente adequado para poder enxaguar o pincel. Os mais comuns são:

  • Água: servirá para a maioria de tintas à base de água, como os acrílicos ou a aquarela. Além disso, poderá utilizá-la para tirar cola branca ou látex, sobretudo em materiais de madeira.
  • Álcool: o álcool mineral ou solvente será perfeito para todas aquelas tintas à base de óleo. Por outro lado, o álcool desnaturalizado servirá para lavar um pincel cheia de esmalte.

Se não sabe qual solvente deve utilizar para limpar seu pincel, consulte o rótulo da embalagem da tinta que tenha utilizado. Depois, encha um recipiente com o solvente, mergulhe o pincel e limpe-o por ambos lados.

3

Após mergulhá-lo no solvente, volte a recuperar um papel absorvente ou pano, para voltar a retirar o excesso, tanto de tinta e sujeira, como do próprio solvente. A seguir, enxágue o pincel sob um jato de água. Graças ao atrito de suas mãos e a pressão da água, as cerdas do pincel acabarão por eliminar os restos de tinta.

4

Por último, deixe o pincel acabar de secar. Isso sim, para não estragar as cerdas do pincel, aconselhamos você a não lhe dar uma forma estranha, mas ajudar a que se seque de maneira natural. Deixe-o secar de forma vertical e evitará que o pincel se deforme.

5

Outro truque que ajudará você a eliminar a tinta de um pincel é deixar de molho com vinagre, durante, pelo menos, uma hora. Aconselhamos você a colocar o pincel em uma panela com um pouco de vinagre e colocá-lo para ferver durante uns 10 minutos, aproximadamente. Depois de esfriar um pouco, em temperatura ambiente, penteie as cerdas com suas próprias mãos. Com isto eliminará os grumos de tinta do pincel. Repita tantas vezes quanto necessário.

6

Algo que também pode ajudar você a limpar os pincéis de pintura é utilizar amaciante para a roupa. Como dissemos nos primeiros passos, em primeiro lugar deverá retirar o excesso de tinta do pincel usando um papel de cozinha ou pano.

7

Depois, deverá misturar água morna com meia xícara, aproximadamente, de amaciante para a roupa. Com esta solução ajudará a eliminar rapidamente a tinta das cerdas. Uma vez que a mistura esteja pronta, submerja o pincel nela e vá sacudindo, até observar que a tinta vai saindo.

Por último, limpe o pincel com um bom jato de água e deixe secar em posição vertical, para conservar o bom estado das cerdas. O pincel ficará bem limpo!

8

Agora que tem os seus pincéis de pintura limpos, poderá aprender a fazer um estojo para pincéis para guardar e conservar os seus pincéis em bom estado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar pincéis de pintura, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como limpar pincéis de pintura