Limpar sofá

Como limpar um sofá de couro

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar um sofá de couro

Um sofá de couro é um móvel realmente elegante e bonito, mas é preciso reconhecer que ele precisa de certos cuidados especiais para se manter em perfeito estado. Além da passagem do tempo, um sofá é um móvel que pode acabar sendo vítima de manchas típicas do uso, por isso, se não souber a melhor forma de cuidar do seu sofá recomendamos que continue lendo este artigo. Em umComo.com.br explicamos-lhe como limpar um sofá de couro.

Também lhe pode interessar: Como limpar sofá de couro branco
Passos a seguir:
1

Para manter em bom estado o seu sofá de couro, você deve limpá-lo periodicamente para eliminar os restos de poeira acumulados, por isso, a cada duas semanas é recomendável passar um pano úmido com água que não contenha cal. Pegue no pano e passe por toda a superfície do sofá, com isto você poderá mantê-lo limpo se não tiver nenhuma mancha.

Mas, se o que você precisa é de uma limpeza profunda, deverá ter muito cuidado e usar produtos especiais para tratar objetos de couro, assim você evitará rachaduras. Este tipo de limpeza mais intensiva deve ser feita duas vezes por ano.

Como limpar um sofá de couro - Passo 1
2

A primeira coisa a fazer para a limpeza do seu sofá de couro é aspirá-lo usando uma escova suave para eliminar toda a poeira e a sujeira mais visível, passe também por todos os cantos que o seu sofá tiver. De seguida, passe um pano umedecido com uma mistura de sabão e água destilada fazendo movimentos circulares, depois enxague de imediato com um pano embebido em água da torneira e seque com um pano bem seco.

Como limpar um sofá de couro - Passo 2
3

O seguinte passo é dar brilho ao couro do seu sofá com um produto específico. Você pode comprar um condicionador de couro que o hidrate e proteja ou, inclusive, pode fazer a sua própria mistura, misturando duas partes de óleo de linhaça e uma de vinagre branco. Coloque tudo em um spray e pulverize toda a superfície.

Depois, com um pano limpo passe todo o condicionador em todas os cantos. Deixe agir durante alguns minutos e depois esfregue novamente com um pano seco para deixar todo o sofá bem polido.

E se ao invés de couro, o seu sofá for de tecido confira as dicas para limpar o estofado do sofá que temos para si neste artigo.

4

O normal é que depois de limpar seu sofá de couro fique um pouco escuro, mas não se preocupe porque com o passar do tempo ele irá recuperar a sua cor ou tom original. Esta é a forma de limpar caso não tenha nenhuma mancha, mas, mesmo tendo muito cuidado é possível que seu belo sofá de couro acabe manchado. Neste caso, existem vários truques para eliminar manchas.

Se, por exemplo, o desastre tiver acabado de acontecer, cubra essa parte com papel absorvente, não esfregue e retire toda a sujeira possível. Depois de absorver a mancha com papel, você pode proceder de diferentes formas:

  • Limpe a mancha com um pedaço de algodão embebido em cerveja ou álcool.
  • Se seu sofá for de cor clara, é recomendável esfregar com um pano molhado com clara de ovo batida em ponto de neve.
  • Você pode esfregar com a casca de uma laranja, os cítricos dão ótimos resultados na limpeza.
  • Também pode usar uma flanela, polvilhando com talco e esfregando a área.

Com estes conselhos você manterá seu sofá de couro limpo, brilhante e em bom estado por mais tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar um sofá de couro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como limpar um sofá de couro