Outros Portas

Como lubrificar uma fechadura

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lubrificar uma fechadura

De certeza que já alguma vez tentou abrir a porta e se deu conta de que a chave não entrava toda ou não girava corretamente. Esta situação é muito comum, sobretudo, nos apartamentos ou casas mais antigas que podem ter fechaduras danificadas ou em más condições. O que acontece é que, às vezes, as fechaduras se engasgam chegando ao ponto de que se não forem lubrificadas devidamente, devem ser trocadas porque será muito difícil poder colocar e girar a chave. Em umComo vamos explicar para você como lubrificar uma fechadura indicando vários truques que ajudarão a mantê-la em perfeitas condições e evitar que tenha que gastar dinheiro trocando-a por outra.

Vai precisar de:

  • Pó de grafite
  • Óleo ou Vaselina
  • Lápis de grafite
  • Chave de fenda
Também lhe pode interessar: Como abrir uma porta fechada sem chave

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que sugerimos para lubrificar uma fechadura é usar um produto conhecido como grafite em pó. Você pode adquirir grafite em lojas de ferragens ou em diferentes locais especializados em bricolagem, e para que seja mais fácil reconhecê-lo deve saber que é um produto acinzentado com um aplicador incorporado que se utiliza na área de entrada da chave na fechadura, tendo resultados evidentes muito rapidamente.

2

Outra alternativa é utilizar algum óleo ou vaselina na fechadura. Esta opção pode ser um pouco mais complicada já que se decidir lubrificar a fechadura com algum destes produtos, deverá aplicar por dentro da mesma, por isso será necessário desmontá-la. Este procedimento, apesar de envolver desmontar a fechadura, é muito simples de fazer e o problema pode ser resolvido com bastante rapidez.

Como lubrificar uma fechadura - Passo 2
3

Se está em fase de contenção e não quer entrar em despesas, não é necessário adquirir nenhum produto novo. Pode buscar uma solução caseira que também é muito eficaz. O que deve fazer é esfregar a ponta de um lápis (feita de grafite) em uma chave, depois o que deve fazer é introduzi-la na fechadura e girar, de maneira a que o grafite se distribua corretamente.

4

Se ao realizar esta tarefa fica com um pouco de medo de errar, então pode contratar um especialista em fechaduras para o fazer por você pelo menos uma vez. Tente observar como o faz para aprender e depois possa fazer você mesmo sem causar nenhum inconveniente.

5

As soluções que explicamos podem ser utilizadas também para lubrificar dobradiças. O que deve fazer neste caso é levantar a porta um pouco com uma chave de fenda, aplicando o lubrificante no espaço que se criou na dobradiça. Depois deve abrir e fechar a porta várias vezes para lubrificar bem.

Se este artigo foi útil para você, confira também o nosso artigo que explicar como fazer chave micha e ainda como tirar uma chave quebrada de uma fechadura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lubrificar uma fechadura, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos

  • Lembre-se que os conselhos anteriores não são exclusivos para as fechaduras trancadas, também pode utilizar para resolver problemas em que a porta range cada vez que se abre ou se fecha.
  • Lembre-se que a segurança deve ser sempre uma prioridade, especialmente se vai realizar tarefas por si mesmo em seu lar e não conta com experiência prévia. Comece se certificando que não tem crianças à sua volta, além de se assegurar de utilizar a roupa ou artigos de segurança apropriados segundo a tarefa que for realizar.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
mel das fequis
muito bom muito bom mrsmo e sas casas saracoloca mais casas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mel! Obrigada pelo comentário!
1 de 2
Como lubrificar uma fechadura