Preparar-se para os furacões

Como me proteger de um tornado

Ana Lopes
Por Ana Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como me proteger de um tornado
Imagem: brasiguaionews.com

Com as mudanças drásticas que o homem está fazendo na natureza, não será de se admirar que logo você se depare com um tornado assolando sua cidade ou país. Os tornados são ventos devastadores com a forma de um funil, que destroem tudo o que encontram pela frente devido a suas tempestades com ventos fortíssimos e rápidos. Em umComo, você aprenderá a se proteger desse desastre natural e a proteger toda a sua família.

Também lhe pode interessar: Como atuar durante um furacão ou um tornado
Passos a seguir:
1

Encontre um lugar seguro - antes do tornado acontecer, é necessário que tome algumas precauções, como encontrar um local que possa servir de abrigo durante o temporal, tem que ser perto de casa (muitas pessoas se abrigam em um porão, construído em suas próprias casas, com material mais resistente que o convencional).

2

Prepare o local com alimentos e bebidas - como não se sabe qual será a intensidade e duração do tornado, deixe uma comida separada dentro do “abrigo”. Armazene água e produtos para higiene pessoal. E tire a cópia de documentos importantes e deixe guardado nesse lugar. Quando o tornado chega, ele leva tudo o que encontrar pela frente. Talvez, não dê tempo para você sair e procurar seus documentos.

3

Preste atenção aos os sinais da natureza - os tornados, geralmente, “avisam” quando irão aparecer. Então, fique atento e corra caso perceba: chuva forte, com muito vento, granizo e raios; escurecimento do céu (ou coloração erverdeada ou laranja - indicando presença de granizo ou areia sendo levada para cima com a velocidade do vento); estrondo ou rugido muito forte.

4

Preste atenção nos meios de comunicação - não confie 100% em suas habilidades para detectar um tornado. Acompanhe pela TV ou rádio e veja o que o pessoal da meteorologia indica que seja feito. Geralmente, quando os tornados estão evidentes, eles pedem um toque de recolher e pede para que todos encontrem um abrigo seguro. Nos lugares onde os tornados são mais frequentes, como nos EUA, há uma sirene que avisa os moradores sobre o risco dessas tempestades.

Como me proteger de um tornado - Passo 4
Imagem: nature.ca
5

Quando o tornado chegar, encontre o local mais térreo possível - primeiro andar ou porão - e fique longe de janelas ou qualquer outro material que possa se romper e te atingir. Se as circunstâncias forem favoráveis, deite-se no chão e espere o tornado passar.

6

Durante o tornado - tenha a preocupação de desligar o gás e a eletricidade, além da água. Pois, esses recursos juntos podem acabar causando danos maiores a você e a seus familiares. O tornado pode fazer com que se inicie um incêndio ou que tenha uma explosão em sua casa, caso esses recursos estejam ligados e ativos.

7

Nunca deixe um lugar seguro sem a certeza de que a tempestade passou ou correrá o risco de ser surpreendido. Se estiver ventando fortemente, o mais certo a se fazer é voltar e continuar se protegendo.

8

Ajude quem encontrar pela frente - algumas pessoas não estarão preparadas para a presença e chegada dos tornados. Então, se possível, dê abrigo para esses despreparados. E, para aqueles que não puderam ser ajudados e que foram feridos ou perderam seus pertences durante o tornado, ofereça auxílio também. Ajudar o próximo é um ato de nobreza e solidariedade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como me proteger de um tornado, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: brasiguaionews.com
Imagem: nature.ca
1 de 2
Como me proteger de um tornado