Cultivar frutas e hortaliças

Como plantar alho em vaso - Muito fácil

Como plantar alho em vaso - Muito fácil

O alho é um dos principais ingredientes na cozinha, não só pelo sabor que consegue dar aos pratos mas principalmente pelos seus infinitos benefícios, muito indicadas para manter o corpo saudável e livre de enfermidades. Os alhos são muito fáceis de plantar e não é necessário você ter experiência, além de poderem ser plantados em casa para que você tenha sua colheita privada sempre disponível. Agora que o umCOMO preparou este artigo sobre como plantar alho em vaso passo a passo vai ficar mais fácil ainda.

Também lhe pode interessar: Como plantar tomates em vasos

Índice

  1. Como plantar alho
  2. Como plantar alho em garrafa pet
  3. Como plantar cebola

Como plantar alho

  1. Plantar alhos é muito fácil, pegue um dente de alho e plante-o. O extremo com pontas lembre-se que deve ficar para cima. O buraco onde enterrar o alho deve ter, pelo menos, entre 2 e 2,5 centímetros de profundidade. Se for plantar mais de um alho no mesmo vaso, lembre-se de deixar de 20 a 30 centímetros entre cada um.
  2. Para plantar alhos é importante que a terra onde for plantá-los esteja bem adubada. Acrescente uma capa de esterco se a terra é muito nova ou macia. Lembre-se de onde você os plantou. Deve ser um lugar que pegue sol de forma abundante, pois é necessário para o bom crescimento dos alhos.
  3. A irrigação deve ser realizada cada 10-15 dias, mas lembre-se que em épocas de chuva, você não deve fazê-lo. Com a água da chuva é suficiente. Leve em consideração que para plantar alhos e ter uma boa colheita, a terra não deve estar muito molhada, pois isso afetaria a colheita de alhos.
  4. Quando o alho comece a crescer, lembre-se que o caule floral não deve passar de 10 centímetros, caso contrário não se iniciaria o crescimento do alho. Pode-o quando chegar nesta altura, dessa forma você conseguirá as melhores colheitas de alhos.

Como colher alho

Se o processo foi realizado com sucesso, o alho pode colher-se 3 meses depois de sua plantação, aproximadamente. Os bolbos colhem-se quando as folhas das plantas tiverem murchado. Quando já tiver eles, deixe-os secar ao sol e depois trance-os. Estas tranças devem ser colocadas em algum lugar seco e arejado para melhor conservação.

O mais indicado é plantar o alho na primavera para colhê-lo no outono, apesar de que, se for feito ao contrário, no outono também pode ser plantado para tê-lo à disposição durante o ano todo. Se escolher a última opção, lembre-se de procurar uma variedade de alhos resistente ao frio.

Veja também: Como é o alho - Propriedades e características

Como plantar alho em vaso - Muito fácil - Como plantar alho

Como plantar alho em garrafa pet

Apesar de ser possível plantar em vaso, o alho também pode ser cultivado em garrafa pet, uma solução bem legal para plantar alho em apartamento:

  1. Deixe alguns dentes de alho na água por 24 horas;
  2. Passado o tempo, arranque a pontinha do alho. Esta será a 'semente';
  3. Em uma garrafa de pelo menos 2 litros vazia, marque círculos pela metade com uma distância de 4 dedos do fundo e entre cada marca e recorte;
  4. Embaixo da garrafa, faça também uns 5 furinhos para drenagem;
  5. Preencha o fundo da garrafa com um pouco de telha e depois complete ela toda com terra vegetal (pode ser misturada com pouca areia);
  6. Acomode os dentes de alho dentro de cada furo com a pontinha para dentro e seu vaso de garrafa pet estará praticamente pronto;
  7. Para regar, basta colocar água pela boca da própria garrafa.

Extra: uma opção mais simples para plantar alho em garrafa pet é usá-la cortada pela metade como se fosse um vaso normal.

Como plantar alho em vaso - Muito fácil - Como plantar alho em garrafa pet
Imagem: YouTube/Varanda Orgânica

Como plantar cebola

Muita gente já aproveitar para plantar alho e cebola ao mesmo tempo. A primavera é a época ideal para esse plantio. Apesar de ser simples, para plantar cebola o ideal fazer isso a partir de uma semente ou um bulbo, que cresce mais rapidamente por já estar mais desenvolvido:

  1. Prepare um vaso que tenha pelo menos 30 cm de profundidade com uma terra vegetal que nao seja muito arenosa nem muito concentrada;
  2. Prepare buracos que tenham a profundidade da metade do vaso (aproximadamente 15 cm) na quantidade de bulbos que for plantar;
  3. Acomode os bulbos e cubra com terra sem amassar;
  4. Escolha um lugar que bata sol sempre e evite mudanças bruscas de temperatura;
  5. Regue sempre que a terra estiver seca, sem encharcar.
  6. O tempo de crescimento da cebola costuma variar entre 6 e 8 meses. Você sabe que ela está boa para ser colhida quando os talos estiverem grandes e com uma aparência de cor verde intensa.

Aproveite e saiba como comer alho cru

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar alho em vaso - Muito fácil, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Sua planta de alhos precisa de mínimo 5 horas de sol por dia para crescer.
  • Tire as ervas daninhas que crescerem ao seu redor.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
61 comentários
Jailton Alves Pinheiro
Gostaria de Receber mais informações sobre como plantar alho.

grato.
Jailton
conceição melo
eu fiz o plantio do alho na garrafa pet,cresceram esmirrados,depois foram morrendo pouco a pouco;a terra estava adubada ;vou tentar novamente
Gilberto Martins Loureiro
Ficaram algumas dúvidas com relação ao plantio do alho. Li em algum lugar que o plantio do alho, se fosse possível, deveria ser num lugar bem frio pois se não, corre-se o risco de colher somente o caule, ficando sem crescer o olho propriamente dito. Outra dúvida é quando devemos colher. Obrigado
A sua avaliação:
Deli
Ótimas dicas.
Editor umComo.com.br
Oi Deli! Que bom que você gostou da matéria. Continue acompanhando as matérias do umCOMO!
A sua avaliação:
Maura Muniz
Obrigada, ótimas dicas!!!
JOSÉ MARIA LOPES
adorei as dicas, vou em prática algumas delas em casa
Editor umComo.com.br
Oi José Maria! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
A sua avaliação:
marlon farias
top demais
A sua avaliação:
Niedson
#Partiu #VireiAgricultor o´timas dicas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Niedson! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Muito obrigada valeu! :)
A sua avaliação:
Marques Nascimento
Boa noite gostei da explicaçao de como se mantem o alho sempre vivo nao regando muito isso eu nao sabia estou muito grato mesmo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marques! Ainda bem que a informação foi útil para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Carmen
Adorei a explicação .Muito boa !!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carmen! Muito obrigada valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Elaine
plantei alho em vaso pequeno dentro de um apto.cresceu caule .minha duvida ? posso usar este caule como usaria o alho.ele tem as mesmas propriedades.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elaine! Pode sim, o alho plantado em vasos é igualmente bom para usar. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Demaysco
Gostei muito destas dicas importantes
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Demaysco! Que bom saber isso! Muito obrigada e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
miguel
Pporque os meus alhos so BROTAM...plantei varios DENTES..e cada dente ele so da BROTO e mais BROTO...o alho que é bom NADA.....cada vez que planto...ele da mais broto.
A sua avaliação:
Raimundo
Muito bom este Artigo, gosta de plantar estas coisas em casa
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Raimundo! Muito obrigada pelo seu comentário! Continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Adelaide Franco Porto
Excelente artigo. Obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Adelaide! Muito obrigada valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Luiz C. Botti
Excelente orientação obr.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luiz! Que bom saber que as informações foram úteis! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
kenya
Bom dia nossa eu estou encantada. Com tantas formas de plantar nas garrafas PETS.moro de aluguel aki n tem terra no chão pra planta.Eu amo plantas e vo começa usar as garrafas pra plantar verduras.tenho um casal de gêmeos e a menina n fica sem verduras ela tem apenas dois anos vo começa Platar ela vai ama ver a saladinha crescendo.amei todos os vasos ficamindos..parabéns a todos...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Kenya! Muito obrigada pelo seu comentário valeu! Continue acompanhando as nossas dicas e boas plantações :)
A sua avaliação:
Antonio Brito dos Santos
Gostei muito de suas explicaçoes,conselhos e opçoes quanto ao plantio do alho,reforçou bastante um pouco do conhecimento que nutria sobre tal produto. Parabens,nota 10. Sds e obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Que bom saber que o conteúdo foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Sônia M. Rezende Almeida
Adorei mais uma plantinha pra minha pequena horta, acompanharei vocês sempre. grata.
A sua avaliação:
Erdna Sanches
Gostei do site e vou consultar sempre.Grata
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Erdna! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: YouTube/Varanda Orgânica
1 de 3
Como plantar alho em vaso - Muito fácil