Outras árvores de fruto

Como plantar aroeira

Como plantar aroeira
Imagem: zanattalauro.blogspot.pt

Quem gosta da pimenta rosa pode ter a árvore em sua casa se tiver espaço ou mesmo cultivá-la em uma chácara. O umComo.com.br vai mostrar como plantar aroeira e quais os principais cuidados.

Também lhe pode interessar: Como plantar uva

Sobre a aroeira

A árvore frondosa aroeira recebe muitos outros nomes, entre eles, pimenta rosa, já que dá um fruto, que também é a semente, de sabor picante e adocicado. É normalmente usado como tempero na gastronomia. É chamada ainda de aroeira vermelha, aroeira da praia, aroeira do brejo, aroeira do campo e aroeira do sertão. Além desses nomes, pode ser conhecida como aroeira do Paraná, fruto de raposa, fruto de sabi, cabuí, coração de bugre, aguaraíba, entre outros nomes.

Devido ao seu fruto, a árvore atrai muitos pássaros, sendo uma ótima espécie para arborizar os centros urbanos. Na idade adulta pode chegar a sete metros de altura, mas costuma ter entre um a três metros. Já a espécie aroeira-pimenteira pode chegar aos 10 metros. Suas folhas são verdes durante todo o ano, sendo que as flores aparecem na primavera (entre setembro e janeiro) e os seus frutos amadurecem no outono, ou antes ainda, entre os meses de janeiro a julho.

Além de ser usada como pimenta, a aroeira possui uma resina aromática extraída da árvore. A sua madeira, que é dura, pesada e resistente, é um combustível eficiente, bem como serve para lenha e carvão. Também é fonte de taninos e, por isso, tem função adstringente.

A sua casca grossa possui propriedade cicatrizante, sendo que o seu tronco costuma ter entre 30 a 60 centímetros de diâmetro. Já o óleo essencial provindo da aroeira é usado com objetivos terapêuticos, entre eles, tratar varizes, úlceras gástricas e distúrbios cardio-musculares.

A casca da aroeira é usada ainda por mulheres após o parto, para fazer o banho de assento. Para tanto, ela deve ser cozida, tendo efeito anti-inflamatório. Além disso, é útil no tratamento caseiro de doenças do sistema urinário e do aparelho respiratório. Já os frutos e as folhas servem para lavar feridas e úlceras, sendo que devem ser adicionadas à água.

Como plantar aroeira - Sobre a aroeira
Imagem: panelaterapia.com

Como plantar aroeira

O melhor local para plantar a aroeira é em uma área do solo onde haja bastante sol. Melhor ainda se ele puder ficar na beira de um rio ou outro corpo d’água, pois gosta de locais úmidos e mesmo alagados.

Quando o plantio se dá por meio de uma muda, é importante que ela seja regada todos os dias ao longo de dois meses. Já quando for plantada a partir das sementes, o melhor é que sejam colocadas na terra logo após a colheita.

Para plantar a aroeira, os frutos maduros podem ser colhidos diretamente da árvore, em julho, sendo que eles já são as sementes. O ideal é que cada cova tenha apenas duas sementes.

Quanto ao substrato, deve ser argiloso, garantindo uma taxa de germinação superior a 50%. As mudas devem ser transplantadas apenas quando chegarem aos seis centímetros de altura. Depois de quatro meses, devem ser novamente transplantadas.

Nessa hora, é importante escolher um local definitivo para plantar a aroeira. Em áreas rurais, a espécie costuma se desenvolver com rapidez.

Veja também:

Como plantar aroeira - Como plantar aroeira
Imagem: viveiroipe.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar aroeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
Ede Panizzi
Procuro sementes de aroeira vermelha para plantio no semiárido. Agradeço se puderem me informar onde comprar.
Obrigado.
Belques de Oliveira Boelter
Vc quer dizer arroeira que dá a pimenta rosa?
A sua avaliação:
Eduardo Fellipe
Achei um ótimo artigo!!! Segui a risca! Espero que minha pequena cresça linda!
Paulo Vilar
Gostaria de saber quantos dias passam para germinar as sementes quando plantadas em saquinhos.
Rose
Como saber a diferença entre aroeira brava e aroeira pimenteira, obrigada
elismarcos almeida chaves
arueira se fais por estaquia qual e a porsentagem de jerminacao da semente
Adrienne Martins Franco
Plantei aroeira que se desenvolveu bastante, raízes alastram. Deu uns cachinhos, mas não frutificou? Porquê será?
GILSON CESAR SZCZYGIEL
bom dia preciso saber se esta aroeira é a nosso comum aqui em canoinhas sc e tambem se temos mercado para a produção quando me comentaram deste cultivo fiquei interessado em cultivar.
tenho uma pequena área de 3 ha.
fico aguardando melhores informações.
Nelma Bastos Martins
Tenho um pezinho de aroeira pimenteira plantada em um vaso grande que já está com mais ou menos uns 30cm de altura e bem cheia de galhos. Gostaria de saber quando devo fazer a poda e se ela pega de galho? Desde já fico bastante grata. Abraços
A sua avaliação:
DORMARIO FONSECA
olá, estou pronto para entrar no negocio de aroeiras aqui no ES, e gostaria de opinioes e tudo mais.
A sua avaliação:
cida
aroeira pega de galho obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Cida! Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
luiz carlos schnede
como adquerir sementes de pimenta rosa
Francisco Loss Milagres
Qual o espaçamento entre pés e entre linhas
João de Souza Gonçalves
gostaria de saber como é a distância entre um pé e outro de arueira
Mariangela Porto de Abreu
Amei as informações! adquiri novos conhecimentos. Vou pesquisar outras árvore no site. Parabéns!
Editor umComo.com.br
Oi Mariangela! Que bom saber que as informações foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Fernando Eduardo Pezzin
Boa noite, estou com grande interesse em plantar Aroeira, mas preciso saber o espaçamento de uma árvore para outra. Tenho dúvidas também quanto a muda da Aroeira, posso plantar ela de um galho de uma aroeira?
Arcanjo Filho
Queria saber se é preciso fazer dormência na semente de aroeira para fazer a muda?
Cleilson
Olá,meu nome é Cleilson,tenho um pé de aroeira da praia em minha casa e queria saber se posso construir uma cisterna para armazenamento de água próximo a ela??A cisterna é feita de placas de cimento,pode ela ser afetada pelas raízes da planta??
Imagem: zanattalauro.blogspot.pt
Imagem: panelaterapia.com
Imagem: viveiroipe.com.br
1 de 3
Como plantar aroeira