Guia de plantação de produtos hortícolas

Como plantar gengibre

Como plantar gengibre
Imagem: greenlivingideas.com

Você está procurando como plantar gengibre de forma a ter este rizoma sempre disponível perto de si? Para o ajudar nessa tarefa preparámos este artigo umComo.com.br com várias dicas úteis! O gengibre, de nome científico Zingiber officinale, é uma planta medicinal com variados benefícios utilizada no preparo de chás, xaropes contra a gripe, biscoitos, etc. Felizmente o clima tropical do Brasil é favorável ao crescimento de gengibre, por isso continue lendo este artigo e descubra como o plantar!

Também lhe pode interessar: Como plantar inhame

Passos a seguir:

1

O gengibre se dá bem em climas tropicais e subtropicais, em locais cuja temperatura não varie muito além de de 17°C a 35°C. Inicie o plantio durante a estação das chuvas, de preferência alguns meses antes da primavera.

Como plantar gengibre - Passo 1
Imagem: snipershot.org
2

Escolha um pedaço de gengibre grosso e fresco, com vários "dedos" e coloque-o submerso em água durante uma ou duas noites. Isto facilitará a criação de brotos e respetiva germinação.

Como plantar gengibre - Passo 2
Imagem: mommysessentials.net
3

Passado esse tempo pegue no gengibre e separe rizomas com um a dois "dedos", será a partir deles que se criarão os brotos de crescimento.

Como plantar gengibre - Passo 3
Imagem: snipershot.org
4

Prepare um vaso largo e relativamente fundo, coloque nele argila expandida ou algumas pedras, para ajudar na drenagem, e verta substrato até ao topo. Regue um pouco para o substrato assentar.

Como plantar gengibre - Passo 4
Imagem: hortaemapartamento.blogspot.pt
5

Enterre no vaso os rizomas de gengibre, a cerca de 9 ou 10 centímetros de profundidade, e com os botões para cima. Volte a regar até que o substrato fique úmido mas não molhado.

Como plantar gengibre - Passo 5
Imagem: 17apart.com
6

Coloque o vaso em um cômodo bem iluminado mas sem que receba luz do sol direta. Até o gengibre geminar, será necessário manter a terra úmida; faça isso pulverizando água sem que a terra no topo se apresentar seca.

Como plantar gengibre - Passo 6
Imagem: chiotsrun.com
7

Em breve começará a notar os brotos do gengibre, e ele estará pronto para ser colhido 7 a 12 meses após o plantio, quando as folhas começarem a ficar amarelas. Nesse momento arranque a planta com cuidado, separe as hastes dos rizomas e coloque-os a secar por um ou dois dias para depois os consumir.

Sugestão: Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados

Como plantar gengibre - Passo 7
Imagem: gardeningjones.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar gengibre, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
35 comentários
A sua avaliação:
sonia
Interessante a orientação sobre o plantio de gengibre. O gengibre deve ser retirado do solo sempre ? ´É planta de uma só produção ? Se deixarmos de colher, o que acontece ? A raiz apodrece ?
A sua avaliação:
Leontina
Gosto de aprender.
A sua avaliação:
Valdineis Rodrigues Dominici
Amo aprender plantar essas coisas
A sua avaliação:
António
Muito bom estes artigos em que ensinam a plantar e a tratar de vários legumes e frutas.
Lucia Galdino Ribeiro
Tenho gengibre planta Do no chäo há mais de um ano e Não formou Baratao.
A sua avaliação:
Maria José Ferreira
Adorei o site.
Amelinha
Muito bom o artigo Vou experimentar
Dairo Lacerda
Muito bom, adoraria receber mais informações sobre como cultivar várias plantas, sobretudo em vasos e ambientes pequenos.
Fátima Menau
Muito obrigada por me ensinar como plantar o gengibre. Abraços
Editor umComo.com.br
Valeu Fátima! Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
Fatima Menau
Eu é que agradeço. Vou continuar a ver sempre os vossos ensinamentos. Morei no Brasil 30 anos. Adoro jabuticaba. Hoje moro em Portugal. A minha sobrinha trouxe-me uma estaca de jabuticabeira. Plantei numa garrafa pet com buracos que eu fiz, coloquei bastante argila e terra para plantas. Estamos no inverno, mas mesmo assim rego todo o dia, porque me disseram que ela quer muita água. Está num lugar que de manhã dá um solzinho bom e espero com fé em Deus, que ela pegue. Sei que já vai ser tarde para eu comer os frutos dela, se acaso ela pegar, mas deixo para a minha sobrinha que é brasileira. Caso me possam ensinar alguma coisa sobre o plantio desta árvore, agradeço que me ensine por favor. Abraços amigos.
Marco Antonio Antonio Manes
Fátima,é difícil fazer um galho de jabuticabeira enraizar. Para tentar isto veja se consegue ácido indolbutírico, que é um hormônio enraizador. Deixe a estaca de molho no AIB por um dia inteiro em uma solução diluída desta hormônio,depois a plante no substrato e torça para enraizar.
R.Santos
A jabuticaba leva em média de 10 a 15 anos para produzir frutos
osvaldo patriarca
VOU TENTAR O PLANTIO EM VASO
A sua avaliação:
Regina
Adorei...Quero sim receber mais informações. Grata!
patricia
Bom dia! Podem me ensinar a plantar curcuma? Ganhei algumas raízes e estou sem saber como fazer o plantio. Moro no estado do Pará. Obrigada!
Editor umComo.com.br
Oi Patricia! Confira as informações desse artigo: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cultivar-acafrao-9825.html
SONIA BATISTA MOHALLEM
ADOREI!!! QUERO RECEBER TODOS.
Editor umComo.com.br
Oi Sonia! Que bom que o artigo foi do seu agrado! Muito obrigado pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Jaime
Quero receber diversos artigos
Editor umComo.com.br
Oi Jaime! De que áreas você gostaria de receber artigos? Para receber as nossas novidades no seu mail, basta assinalar a opção onde faz o comentário no artigo. Obrigada!
A sua avaliação:
ALEXIS
Quero receber artigos novos
A sua avaliação:
joão gaspar de santana
boa tarde Porque planto os gomos de gengibre direto no solo e eles não germinan tenho que germinalos antes de plantar.
Neiva Dariva
Obrigada, gostei de saber como cultivar e plantar espinafre. Vocês nos proporcionam dicas e orientações importantes para melhorar a nossa saúde.
Sara Silva
Oi Neiva! Pode aprender a plantar espinafres neste artigo: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-plantar-espinafres-1501.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
RIta
Gostei muito das orientações . Obrigada
Sara Silva
Oi Rita! Que bom saber que as informações foram do seu agrado. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
euclidespaz darosa
gostei das orientaçâo, pois estou enteressado no plantiu do gingibre se for possivel de ter mais informaçôes do mesmo , onde moro nâo tem costumes dessa planta.
Sara Silva
Oi Euclidespaz, que bom saber que as informações foram do seu agrado. Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Nuno Correia
Obrigado pela matéria já segui as vossas dicas e tem plantado alho..... estou a me organizar para cultivar pimentão num espaço de 5 hectares...
Sara Silva
Oi Nuno, muito obrigada valeu! Se quiser tem estas dicas para plantar pimentão: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-plantar-pimentao-1257.html
Imagem: greenlivingideas.com
Imagem: snipershot.org
Imagem: mommysessentials.net
Imagem: snipershot.org
Imagem: hortaemapartamento.blogspot.pt
Imagem: 17apart.com
Imagem: chiotsrun.com
Imagem: gardeningjones.com
1 de 8
Como plantar gengibre