Métodos de cultivo de ervas

Como plantar Guaco

Como plantar Guaco
Imagem: rain-tree.com

O guaco, conhecido também como erva-de-cobra e cipó-caatinga, é uma planta que pertence à família das compostas e é originária do Brasil. Com folhas verdes e em formato de coração, esta planta é conhecida pelas suas propriedades medicinais. O guaco é bastante utilizado para combater asma, bronquite, tosse, rouquidão, tosse, inflamações na garganta e outras condições no aparelho respiratório. Por isso, ter guaco em casa pode ser bastante útil. Continue lendo este artigo de umComo e saiba como plantar guaco.

Também lhe pode interessar: Como plantar boldo
Passos a seguir:
1

Para plantar guaco, você precisa de uma muda saudável da planta, com um caule de pelo menos dois nós. Comece então por colocar terra em um vaso pequeno. Para esta planta recomenda-se utilizar solo arenoso e rico em matéria orgânica. Depois umedeça a terra com água, pode utilizar um regador para distribuir melhor a água pela terra.

Como plantar Guaco - Passo 1
Imagem: blog.giulianaflores.com.br
2

Agora enterre a planta na terra, deixando apenas as folhas de fora. Após o plantio, volte a regar novamente.

3

Coloque o vaso com o guaco em um local onde receba luz solar direta, de preferência ao ar livre, pois só assim vai crescer e se desenvolver bem. Mantenha diariamente a terra úmida, mas evitando sempre encharcar.

Como plantar Guaco - Passo 3
Imagem: artteverde.blogspot.pt
4

Após alguns dias, poderá ver que sua planta criará raízes. Quando isso acontecer, terá de transplantar a planta para um vaso maior. Para isso, deverá encher o novo vaso com terra já adubada e fazer um buraco, no centro do vaso, suficientemente grande para colocar a raiz da planta. Retire a muda de guaco do vaso pequeno, coloque-a no novo vaso e feche com terra.

5

Como o guaco é um arbusto lenhoso e cheio de ramos, ele cresce como uma trepadeira e, por isso precisa de suporte como apoio. Para dar suporte ao guaco, fixe uma estaca de madeira na terra.

6

Após seis meses do plantio, já é possível colher as primeiras folhas do guaco e aproveitar todas as suas propriedades medicinais. Esta planta não requer de muitos cuidados, mantenha apenas a terra úmida e incorpore ao solo uma adubação com húmus de minhoca, para crescer mais rapidamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Guaco, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Abner Di Siqueira
Gostei da forma como vocês ensinam a plantar o Guaco e, pude, dessa forma cultivar uma outra muda porquanto o caseiro que me "assessora" arrancou todo o pé que já estava com mais de ano alegando não se tratar de Guaco. Mas era!
Jorge Oliveira
Muito bom, obrigado.
ane tainara
eu preciso de responder em um trabalho da escola tres perguntas sobre o guaco sao. tipo de cultivo-modo de preparo e para que pode ser utilizado,alguem me ajuda.
A sua avaliação:
Francisco Xavier Pereira da Silva
Tenho dois pês de Guaco em casa : um deles esta aparecendo algumas folhas que ficam pretas ( começa nas pontas) e vai ao longo do tempo tornando-as totalmente pretas inclusive o Caule. Tem algum fungicida ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Francisco! Essas manchas pretas podem ser devido a um fungo, para acabar com o problema deve fazer uma pulverização com enxofre molhável ou com calda bordalesa. Obrigada pelo comentário e espero que resulte!
Imagem: rain-tree.com
Imagem: blog.giulianaflores.com.br
Imagem: artteverde.blogspot.pt
1 de 3
Como plantar Guaco