Árvores de folha caduca

Como plantar Jacarandá

Como plantar Jacarandá
Imagem: evoluahomosapiens.com

Existem cerca de cem espécies variadas de Jacarandá, árvore nativa da América do Sul, muito famosa nas grandes florestas e campos do Brasil, com a espécie Jacarandá mimoso, também conhecido como Jacarandá roxo.

Trata-se de uma árvore de grande porte, podendo chegar à 20 metros de altura. O que caracteriza esta planta são as suas folhas pequenas e em grande quantidade acompanhadas por flores que aparecem durante todo o ano, suas raízes são passivas, não agridem as estruturas do solo, sem roubar nutrientes de outras plantas. Neste artigo, umComo fala um pouco sobre e ensina como plantar Jacarandá.

Também lhe pode interessar: Como plantar carambola
Passos a seguir:
1

O Jacarandá necessita de um local para plantio que esteja de acordo com as suas necessidades, sem entrar agora no mérito da fertilidade do solo, falamos sobre o espaço em que ele deve ser plantado.

Por mais que ele possua uma boa capacidade de adaptação, procure plantá-lo num local grande e que possua boa incidência de luz solar. O clima pode variar um pouco, não precisa ser necessariamente calor, ele pode até sofrer de problemas no desenvolvimento em locais excessivamente quentes, mas tolera climas levemente frios.

Como plantar Jacarandá - Passo 1
Imagem: trees.stanford.edu
2

Ao preparar as mudas do Jacarandá procure utilizar métodos de multiplicação como a estaquia, você também pode fazer alporquia ou mergulhia, mas o método mais eficaz neste caso é o de estaca. Ou, se preferir, compre as mudas.

3

O plantio do Jacarandá deve ser feito numa cova preenchida com substratos para mudas somados de um pouco de areia grossa. É necessário que o solo seja devidamente adubado para deixá-lo fértil. O pé de Jacarandá pode ser adubado anualmente, utilizando adubo orgânico ou NPK 5-5-5, que é rico em fósforo e favorece a floração.

Vale lembrar que o Jacarandá é uma árvore de folhas caducas, logo, não espere por grandes quantidades de flores durante o período de inverno. O mesmo vale para as folhas que também costumam cair nesta época do ano.

Como plantar Jacarandá - Passo 3
Imagem: zoom50.com
4

A rega do Jacarandá deve ser realizada de forma constante, principalmente nos primeiros meses de vida da árvore e nos períodos mais quentes, como no verão e na primavera. O solo não deve ficar seco, a umidade deve ser aquela que ao colocar o dedo na terra você possa sentir que ela está um pouco mais fria e úmida do que no ambiente.

Em tempos de seca prolongada, a rega pode ser mais intensa, mas tente nunca deixar o solo encharcado, uma vez que desta forma facilita-se o surgimento de fungos que podem trazer doenças à planta.

Leia também: Como cuidar de manacá-de-cheiro

Como plantar Jacarandá - Passo 4
Imagem: thejacarandas.co.za

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Jacarandá, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
PEDRO LUIZ MAIA E SILVA
EXCELENTE ASSUNTO, SERÁ QUE VOCE SABE ONDE TEM MUDAS?
A sua avaliação:
H. Vangael
Procuro uma espécie de árvore que possa ser plantada em um terraço em um terreno de 1,5 metro por 1,5 metro e que não faça grandes raízes na superfície para que o terraço não seja danificado. O clima é o do Algarve (nunca geadas, mas períodos secos mas irrigados). Você tem algum conselho? Obrigado.
A sua avaliação:
Fernanda
Provavelmente vc consegue a muda de graça no viveiro municipal da sua cidade. Procure se informar, eu consegui os meus jacarandás assim.
A sua avaliação:
Nivia Lima
Como posso adquirir sementes de Jacarandá?
A sua avaliação:
G. Esmeralda
Uma bela arvores com flores muito bonita!
Maria Dilma Laurentino Bezerra Gomes
Qual a possibilidade de adquirir, uma muda ou semrnte, de Jacarandá? É um sonho grande que tenho.
JOSE AUGUSTO FREITAS SOBRINHO
Mande o endereço completo que envio sementes por carta simples.
Suellen Cavalcante Ferrao
Bom dia! Tenho um jacarandá com uns 2m de altura, ele ainda é novinho, plantei ele tem uns 4 meses, mas ele já cresceu bastante, só que eu quero transferir ele pra outro local da casa, você sabe me dizer em quanto tempo, aproximadamente, o crescimento seria afetado? Uma pessoa me falou que atrasaria o crescimento em 1 ano, achei exagerado.
Rosângela
Esse seu jacarandá está na calçada? Quero mto plantar mas tenho receio de estourar passeio
A sua avaliação:
Liana
Tenho sementes de jacaranda e gostaria de saber como germinar, plantar.
A sua avaliação:
GILBERTO
Quero muito plantar algumas árvores na praça em frete a minha casa! Como adquirir sementes de Ypê e de Jacarandá que estejam em condições para germinarem? Grato.
Maria Eunice Pinheiro Gama
Também queria saber onde comprar sementes de plantas com segurança. Pois já comprei no mercado livre e não nasceram
Alice Fontoura
Existe a possibilidade de plantar jacarandá em caso, como fazer?
Samuel
Qual a distância que devo plantar uma muda da outra?
Imagem: evoluahomosapiens.com
Imagem: trees.stanford.edu
Imagem: zoom50.com
Imagem: thejacarandas.co.za
1 de 4
Como plantar Jacarandá