Cultivar frutas e hortaliças

Como plantar pimentão

Como plantar pimentão

Se tem previsto fazer uma horta em casa, os pimentões são uma excelente ideia. Além disso, existe uma enorme variedade de pimentões: lamuyo, italiano, de piquillo, de Padrón... Por isso pode escolher aquele que preferir, ou aquele que der melhor na sua região. Deve ter em conta que se trata de uma verdura sensível ao frio, por isso deverá esperar até ao início da primavera para poder plantar ao ar livre, quando já desapareceu o risco das geadas. Em umComo.com.br explicamos-lhe passo a passo como plantar pimentão.

Vai precisar de:
  • Bandeja ou recipiente
  • Terra adubada
  • Sementes de pimentão
  • Água
  • Enxada
Também lhe pode interessar: Como plantar couve de Bruxelas
Passos a seguir:
1

Para plantar pimentão, deverá utilizar um recipiente ou bandeja com uma certa altura, uma vez que vamos enchê-lo de terra devidamente adubada. As sementes deverão ser colocadas a uma profundidade de 2-3 mm. Devemos evitar plantar as sementes muito juntas, pois isso origina o desenvolvimento de plantas fracas que serão difíceis de crescer.

2

Entre 8 e 20 dias depois, deverá ir vendo que as mudas dos pimentões começam a germinar. Mesmo antes de transplantar as mudas, deve cavar a terra para arejá-la e adicionar o adubo ou composto para a enriquecer. Deverá procurar por uma zona ensolarada, uma vez que o pimentão precisa de uma iluminação diária.

Como plantar pimentão - Passo 2
3

Após dois meses depois do plantio, quando as plantas tiverem mais de 15 cm de altura, com cinco ou seis folhas, deverá plantá-las em linha com um espaçamento de uns 40-50 cm entre elas para que tenha espaço suficiente para crescer.

4

Quanto à rega, não nos devemos exceder uma vez que o pimentão é uma planta muito sensível aos encharcamentos ou falta de drenagem, produzindo asfixia nas zonas compactadas. Quando vir que os pimentões têm uma medida suficientemente grande e estejam já maduras, deverá recolhê-los manualmente.

Como plantar pimentão - Passo 4
5

Se gostou deste artigo e se está fazendo a sua horta em casa, então estes artigos também poderão ser úteis para você:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar pimentão, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
A sua avaliação:
sidnei pires fernandes pires
eu adora plamtar s e vou adora acompanha voçes ok
A sua avaliação:
odairguimaraes22@gmail.com
materia bem espricada BOM aPROVADO
simao nguenha
Pimetao e uma cultura mais consumida
A sua avaliação:
Joel
Bom, de fácil entendimento .
Tânia Maria Coelho
Bom dia!

Gostaria de saber o motivo pelo qual os pimentoes amarelam e caem os botões? Será que está faltando nutriente?

Grata
A sua avaliação:
Rosemeire
Gente adorei! estou fazendo uma horta em casa!
A sua avaliação:
Gel Santos
Plantei pimentão no mesmo vaso do tomate, o pimentão começou a florescer e formou 2 pimentões , depois parou e deu para aparecer atrás das folhas um pó branco, deixando as folhas murchas. Já o pé do tomate cresceu e não deu nenhum tomate e as folhas começaram a amarela e também apresentar um pó branco atrás das folhas.Retirei o pé do tomate do vaso e só deixei o pimentão , coloquei insecticida caseira de fumo, álcool e água nas folhas, resultado o pimentão esta bem melhor.
A sua avaliação:
andreia
Eu gostaria de plantar pimentão no vaso,já que moro em apartamento tenho pouco espaço.
A sua avaliação:
risoleto jose ferreira
quero ajuda para começar plantar pimentao em estufa
IVOMIR BARROS COELHO
Boa noite Faltou a distancia entre as sementes.
ZINA
Boa tarde meu nome e Zina e estou pensando em investir em pimentoes, no meu proprio quintal; tenho uma plantacao nao tao grande de pimenta de varias qualidades, que tbem vendo e faço molho com elas,.Entao penso agora neste legume o pimentao, posso tbem usar a propria semente das que compro em super-mercado ?? Entao se possivel for passe uma dica para que eu possa ter uma idea melhor :)) Muito obrigada . Zina
Livio
Planto pimentão, mas a plantas passaram a apresentar as folhas retorcidas, atrofiadas e curvadas para baixo (encruadas). As mudas param de crescer, não florem nem crescem novas folhas. Todas as mudas ficam assim. Já mudei a terra, já adubei, controlei a rega, mas nada adiantou. Não há nenhuma praga que possa ser visto a olho nú. Gostaria de orientação e se posso mandar uma foto. Cultivo em jardineiras na varanda de casa.
maria luisa
sou agrónoma e gosto de plantar pimentos nos vasos so que pega muita praga
José de Jesus Silva
Olá, este artigo foi muito útil para mim, pois estou começando uma horta e um pomar, por isso toda ajuda será bem vinda. Muito obrigado por compartilhar comigo e com os demais.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi José, que bom que a informação foi útil para você! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
teresa
adorei gostaria de saber com posso adubar arruda guine alecrim, e quais os locais e como posso fazer um jardim de rosas , tenho um espaço pequeno ..obrigado
hugo
nao pode so coloque esterco organico
1 de 3
Como plantar pimentão