Como preparar as paredes de uma divisão que tem de ser pintada


Como preparar as paredes de uma divisão que tem de ser pintada

Antes de pintar as paredes de uma divisão, tem de preparar a divisão: retirar os móveis ou tapá-los com um pano para não os manchar, corrigir eventuais gretas nas paredes, proteger as molduras das portas e as janelas com fita adesiva, etc. Mas também tem de preparar as paredes da divisão que pretende pintar para que estas fiquem lisas e uniformes. De seguida explicamos-lhe como pintar as paredes corretamente.

Instruções
  1. Primeiro tem que proteger as áreas e os móveis que não quer pintar com papelão, pano, papel, plástico ou fita isoladora.

  2. O seguinte passo é saber que tipo de gesso é a parede que queremos pintar, ou seja, se se trata de gesso em bom estado ou morto, para saber assim que tipo de material tem de utilizar. Para isso, tem que fazer diferentes marcas na parede e depois tem de fazer o mesmo na mesma zona mas na direção oposta, como uns losangos. Quando tiver as diferentes marcas feitas, tem que colocar fita isoladora por cima e de seguida, arrancá-la. Se ao arrancá-la o gesso sair, significa que a parede é de gesso morto.

  3. O seguinte passo é reparar as possíveis imperfeições das paredes, como furos, neste caso tem de utilizar massa de enchimento. Tem de colocar um pouco de massa no buraco e espalhá-lha com uma espátula. Se a imperfeição for uma greta, terá de a fazer maior com uma espátula. Assim, a massa penetrará melhor. Para a tapar, tem que espalhar a massa de tapar buracos com uma espátula ao longo da greta. Pelo contrário, se se tratar de um lascado, primeiro tem de o raspar com uma espátula para regular a superfície. Depois tem de aplicar a massa com a espátula em todo o lascado. Em todos os casos é melhor deixar atuar a massa durante 24 horas para secar bem.

  4. Depois de a massa estar seca, tem de lixar as áreas onde aplicou a massa para conseguir uma parede lisa e uniforme. E evitar que fiquem manchas da massa.

  5. Por fim, tem que limpar a parede com um pano limpo para remover a poeira de sobra e poder pintar assim a parede.

  6. Se se tratar de gesso morto, terá que utilizar fixador fundo e distribuí-lo bem por toda a superfície e deixá-lo atuar durante 4 horas. Pelo contrário, se o gesso estiver em bom estado terá de utilizar um selante à base de água, aplicar com um rolo por toda a parede e deixá-la secar durante 3 horas.

  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a como preparar as paredes de uma divisão que tem de ser pintada, recomendamos que entre na nossa categoria de Pintura interior e exterior.
Necessita
  • Massa plástica (para o preenchimento de pequenas fissuras e nivelamento de desigualdades) e massa de enchimento (para encher buracos mais fundos).
  • Selante e fixador fundo
  • Uma lixa
  • Um pano limpo
  • Fita isoladora
  • Um pincel
  • Uma espátula
Conselhos
  • Se o buraco for fundo pode dar uma segunda demão.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como preparar as paredes de uma divisão que tem de ser pintada:


Vídeos em destaque
Jardinagem DIY 13 Formas Originais de Colocar o Cadarço nos seus Tênis Desenhos de natal