Remover as manchas difíceis

Como remover a ferrugem do ferro

Como remover a ferrugem do ferro

Às vezes deixamos algum objeto de ferro no jardim ou ao ar livre e isso é algo que se paga, porque as mudanças de temperatura fazem com que a ferrugem apareça com a oxidação e os objetos de metal se tornem feios. com um aspecto de estragado. Felizmente, essa situação pode ser revertida. Neste artigo do umCOMO explicamos como tirar ferrugem de ferro com soluções caseiras e eficazes!

Vai precisar de:

  • Papel de prata (papel de alumínio).
  • Recipiente com água.
  • Meia velha ou trapo.
Também lhe pode interessar: Como tirar ferrugem de ferramentas

Índice

  1. Como tirar ferrugem de ferro
  2. Como desenferrujar com vinagre
  3. Como tirar ferrugem de ferro com Coca-Cola
  4. Como tirar ferrugem de ferro com bicarbonato
  5. Produto para tirar ferrugem de ferro

Como tirar ferrugem de ferro

A primeira coisa a fazer é uma inspeção visual para ver se se pode limpar a ferrugem ou se já não há nada a fazer. Se a ferrugem que se criou, forma uma camada em cima do metal e começa a cair certamente já não poderá fazer nada com esse objeto. Nos casos de muita ferrugem deverá ter o auxílio de uma polidora para remover a ferrugem mais superficial e depois seguir passo a passo o que indicamos a seguir.

Como remover a ferrugem do ferro - Como tirar ferrugem de ferro

Como desenferrujar com vinagre

É por causa do ácido do vinagre que este ingrediente se tornou uma opção fantástica para tirar ferrugem de ferro fundido em casa. Você também pode usar limão ou qualquer outro líquido ácido. Recomendamos que você aposte no vinagre branco: um produto econômico que não lhe trará nenhum problema e que você pode usar de muitas maneiras diferentes, dependendo do objeto que você deseja limpar:

  1. Encha um balde com vinagre branco e depois mergulhe o objeto enferrujado que você quer limpar nele. Se o ferro em questão for muito grande (bicicleta, carro, moto, etc.), despeje vinagre suficiente sobre o objeto e deixe-o passar algumas horas com o líquido em cima (cerca de 8 a 9 horas);
  2. Se foi possível de imergir o produto no balde, recomendamos que você deixe-o de molho durante a noite para que todos os vestígios de ferrugem sejam removidos.
  3. Quando você tira o objeto do vinagre, você o verá da mesma maneira, mas repare que quando você começar a escovar o ferro, você verá como a ferrugem desaparece facilmente;
  4. Você também pode molhar um pedaço de folha de alumínio em vinagre branco e depois esfregá-lo no metal enferrujado. A cor marrom vai desaparecer sem muito esforço.

Para tirar ferrugem de ferro fundido de objetos grandes como motos outras coisas, você pode remover o vinagre com uma mangueira que a ferrugem desaparece facilmente.

Como desenferrujar ferro de parafuso

Como os parafusos são objetos que você pode deixar de molho sem nenhum problema, aconselhamos que você deixe-os de molho em um copo cheio de vinagre branco. Aguarde aproximadamente 8 horas e depois retire-as. Em seguida, utilize uma escova de dentes que você não usa mais para esfregar bem os parafusos debaixo d'água; você verá como a ferrugem desaparece após alguns movimentos.

Para outras superfícies e materiais, sugerimos as dicas do post que explica como limpar com vinagre.

Como remover a ferrugem do ferro - Como desenferrujar com vinagre

Como tirar ferrugem de ferro com Coca-Cola

A Coca-Cola é um produto que contém altos níveis de ácido fosfórico, razão pela qual muitos amantes de soluções caseiras utilizam a Coca-Cola para tirar ferrugem de ferro fundido. O processo que você deve seguir para limpar objetos com Coca Cola é muito semelhante ao que já explicamos anteriormente.

Se os objetos forem pequenos, você pode deixá-los de molho por um dia inteiro. Ao tirá-los da Coca, basta limpar a ferrugem com uma toalha e ver seu item brilhar como novo novamente. Para tirar ferrugem de ferro com Coca-Cola de objetos maiores, basta seguir o passo a passo:

  1. Separe algumas toalhas velhas que você não usa mais.
  2. Embebede estas toalhas em bastante Coca-Cola.
  3. Depois deixe as toalhas em cima do objeto em questão (pode ser uma moto, bicicleta ou o que for). Certifique-se de cobrir todas as partes do objeto ou veículo que estejam enferrujadas com as toalhas.
  4. Após um dia, você pode retirar as toalhas e limpar a ferrugem com uma mangueira ou folha de alumínio, se quiser um acabamento melhor.

Como tirar ferrugem de ferro com bicarbonato

Também é possível tirar ferrugem de ferro fundido com bicarbonato. Basta seguir as instruções:

  1. Despeje bicarbonato diretamente sobre o objeto que você quer limpar;
  2. Deixe atuar assim durante a noite para que a ferrugem saia;
  3. Durante o dia, pegue uma escova que você não usa mais e, debaixo d'água, esfregue bem o objeto.

Esse é um método ideal para tirar ferrugem de ferro de objetos pequenos principalmente. O bicarbonato também funciona para tirar ferrugem da roupa, confira os truques aqui.

Como remover a ferrugem do ferro - Como tirar ferrugem de ferro com bicarbonato

Produto para tirar ferrugem de ferro

Existem algumas soluções de ácido clorídrico, usadas em muitas casas para limpar objetos sujos e enferrujados. Mesmo que seja um ácido como o limão, vinagre ou Coca-Cola, aconselhamos que você evite limpar seus produtos com ácido muriático já que ele não é um produto destinado à limpeza geral, pois é uma solução muito tóxica e agressiva que pode facilmente danificar a superfície de alguns de seus objetos, o que faria com que eles perdessem seu brilho natural.

Recomendamos que se você quiser aprender a remover o óxido de ferro em casa, escolha produtos menos agressivos.

Como remover a ferrugem do ferro - Produto para tirar ferrugem de ferro
Como remover a ferrugem do ferro -

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover a ferrugem do ferro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos

  • Quando já tiver limpo totalmente a ferrugem do metal deve aplicar um produto para que a ferrugem não volte a aparecer.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
Eduardo
Quero saber como tirar a ferrugem dos meus aros so que ta muito enferrujado tipo ta soltando sabe
A sua avaliação:
percival
Qual o nome do produto que deve ser utilizado na peça, de onde foi retirada a ferrugem, para que essa não volte a aparecer.
A sua avaliação:
Cláudio
Vou experimentar e depois te digo. Estou precisando restaurar algumas peças cromadas. Beijos!
A sua avaliação:
Stelamar Carra Manto
Gostaria de dicas para limpar ferrugem de chapa de fogão de ferro ( borralho ) e como evitar que a ferrugem volte.
A sua avaliação:
Cleiton
Como faço para remover ferrugem de basculantes? Obrigado.
A sua avaliação:
Ailton Vieira de Oliveira
Ganhei de um amigo um ferro de passar roupa e um moinho - ambos de ferro e estão enferrujados. Vou proceder de acordo com a orientação de vocês e depois informarei o resultado.
Lidiane
Gostaria de saber que produto usar em trilho de portão
cleyton melo
ola quando eu vi a postagem te confesso que nao acreditei ate que fui testar ,e pra minha surpresa funciona mesmo esfreguei uma parte com a folha de alumínio e outra com escova de aço o resultado e que os dois removeram a ferrugem só que com a folha de alumínio gastei menos tempo e com menos esforço ..aprovadíssimo
Marco
Você utilizou papel alumínio comum, desses que encontra em supermercado e utilizada na cozinha?
Joseane de melo
Vou fazer em um ferro de passar antigo que ganhei para decorar meu sítio vou ver si funciona depois eu mando algo falando OK
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Joseane, ok! Fico aguardando pelo feedback ;)
manuela gabriela vieira
como tiro ferrugem de um tanque de gasolina
Fernando
Retire a gasolina lave com água. Esgote toda água e encha com vinagre no meu tanque foi 13 litros eu deixei 1 dia mas poderia ter deixado 2 dias mas mesmo assim limpou muito, aí lavei bem água esgotei a água toda sequei coloquei uns 200 ml de disel para não enferrujar novamente e montei na moto, conselho retire a tampa e a torneira senão vão esfarelar depois ponha rolha nos buracos para tampar e ficará limpo
Zé do Pipo
Desculpe as minhas rectificaçôes: 1. Dizer "papel de alumínio" é um contra censo, papel é um material orgânico feito fibras vegetais, diga antes "folha de alumínio". 2. Mostra na foto um pedaço de folha de alumínio de 3cm x 5cm, logo são 15 cm2 (centímetros quadrados) e não os "3 centímetros quadrados"...
Joana
Zé do Pipo, esse "censo" que vc escreveu deveria ser com "s". Censo com "c" refere-se a recenseamento demográfico". Senso com "s" refere-se à característica de ser sensato. E antes era um substantivo composto, escrevendo-se com hífen - contra-senso. Agora piorou, ficou "contrassenso". E deixa o cara falar papel de alumínio, pô! E de o quadradinho ser maior que 10cm2. Que diferença faz? O objetivo aqui é dar uma dica. Use seu bom senso e relaxe! ;)
Sara
Filipe obrigada pelo comentário e pela dica :)
Filipe
O vinagre pode ser mais eficiente do que a água. Ou seja, mergulhem o papel no vinagre.
Sara
Felipe obrigada pelo comentário, valeu :)
Felipe
obrigadooo me ajudou muito ^^
aguaslindastv.com.br
É Verdade, o metal deve ser protegido por uma tinta esmalte de ótima qualidade para aumentar a proteção do metal e aço contra a ferrugem
1 de 6
Como remover a ferrugem do ferro