Como se livrar das abelhas

Remédios naturais para espantar abelha

Remédios naturais para espantar abelha

As abelhas são muito benéficas para o ecossistema e nos fornecem produtos básicos, como o mel, mas também são insetos que podem causar alergias. Muitas pessoas têm pânico de serem picadas no jardim ou ao ar livre, sobretudo quando o tempo está bom.

No umCOMO ensinamos como espantar abelha com remédios caseiros, sem a necessidade de matar. Siga estas simples dicas e aprenda a afugentar abelhas de forma rápida e simples.

Também lhe pode interessar: Como eliminar as formigas das plantas

Índice

  1. Jardim livre
  2. Use remédios naturais para espantar abelhas
  3. Repelente natural para abelhas
  4. Remova colmeias de maneira segura
  5. Afaste abelhas com amaciante e água
  6. Geleia para distrair e afugentar abelhas
  7. Como tratar picada de abelha

1. Jardim livre

Evite ter em seu jardim ou terraço objetos velhos. Lembre-se que as abelhas costumam se alojar em madeiras velhas ou inutilizadas. Mantenha seu terraço limpo e não atrairá abelhas. Entretanto, você deve lembrar que se tiver um jardim com flores, será mais fácil que elas apareçam, pois sua função principal é polinizar e fazer com que as plantas se reproduzam.

2. Use remédios naturais para espantar abelhas

Para evitar que as abelhas piquem você, existem diferentes soluções naturais para mantê-las longe.

Remédios naturais para espantar abelhas

Se você quer conhecer remédios naturais para espantar abelhas, veja as nossas sugestões:

  • Óleo essencial de eucalipto: dissolva-o na água e aplique onde não quer que as abelhas pousem.
  • Vinagre de maça: a acidez do vinagre é um bom remédio para afugentar as abelhas. Misture partes iguais de água e vinagre, coloque em um borrifador e aplique onde não quer que elas se apoximem.
  • Cravo-da-índia: a essa altura você deve ter percebido que os cheiros fortes incomodam as abelhas, por isso, o cravo-da-índia é outra das opções dos remédios naturais para espantar abelhas. Você pode colocá-los em saquinhos e pendurar onde quer que as abelhas fiquem longe.
  • Casca de laranja: outro dos odores que incomodam as abelhas é o de laranja. Coloque as cascas em um saquinho para mantê-las longe.
  • Penino no alumínio: a combinação de pepino com alumínio é outra das que dá certo para espantar abelhas. Disponha rodelas de pepino sobre papel alumínio ou uma travessa desse material e veja as abelhas manterem-se longe.
  • Hortelã: seja plantada ou em óleo essencial, a hortelã é uma boa solução quando se quer espantar abelhas.

Plantas que espantam abelhas

Por falar em plantar, existem plantas que ajudam a espantar abelhas, são elas: jamin, lavanda, citronela (que também pode ser usada em forma de vela), hortelã e hortelã-pimenta.

Remédios naturais para espantar abelha - 2. Use remédios naturais para espantar abelhas

3. Repelente natural para abelhas

Como fazer um repelente natural para abelhas? Faça uma mistura com óleo de laranja e água. Aplique a loção em um pano velho e limpe os corrimões e superfícies de seu quintal ou terraço. Aplique a mistura principalmente em áreas altas e madeiras para evitar que as abelhas façam seus ninhos.

Remédios naturais para espantar abelha - 3. Repelente natural para abelhas

4. Remova colmeias de maneira segura

Lembre-se de que se você observar que alguma colmeia foi formada na fachada ou em alguma parte alta de seu quintal ou jardim, é imprescindível que você consulte um especialista para remover a colmeia de um jeito seguro.

Um ataque de abelhas pode ser, inclusive, fatal.

Remédios naturais para espantar abelha - 4. Remova colmeias de maneira segura

5. Afaste abelhas com amaciante e água

Outro truque para espantar abelhas é aplicar em pedaços de pano, de preferência flanela, uma mistura de amaciante de roupa e água. Graças ao cheiro que será desprendido das roupas, as irritantes abelhas serão espantadas.

6. Geleia para distrair e afugentar abelhas

Para enganar as abelhas e evitar que invadam seu espaço você pode despistá-las com geleia. Passe geleia nos troncos de árvores ou objetos de madeira. Conseguirá distraí-las e mantê-las longe de você!

7. Como tratar picada de abelha

Se afinal você acabou sendo picado(a) por uma abelha, também poderá consultar como tratar uma picada de abelha aqui no umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios naturais para espantar abelha, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Tente não usar perfumes se estiver no campo ou no jardim. Pense que o cheiro doce atrai este tipo de insetos.
  • Se for alérgico a abelhas, não se esqueça de levar sempre com você os medicamentos adequados para conter a reação alérgica.
  • Evite movimentar as mãos para espantar as abelhas. Lembre-se de que elas não são iguais às moscas e que o movimento contínuo pode perturbá-las, sendo mais fácil que piquem você. Então, se você vir uma abelha por ai, fique o mais quieto possível.
  • Procure não manter alimentos doces muito tempo sobre a mesa, pois este tipo de alimentos atrai as abelhas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Sandra
Achei o artigo interessante, mas não concordo com a frase "insetos chatos e prejudiciais". Vale ressaltar que as abelhas são imprescindíveis para o Ecossistema e não podemos ter a visão simplista de que "elas produzem mel", mas sim que elas fazem toda a parte de polinização, ou seja, as matas que são importantes para o ar que respiramos e a também a comida que nos alimenta e alimenta os animais que fornecem a carne que muitos de nós comemos. Lembrando que a abelha paga com sua vida, quando pica alguém, então ela só pica se sente ameaçada, porque nós, seres humanos, acabamos com o habitat delas e elas estão cada vez mais em extinção, com a aplicação massiva de agrotóxicos nas plantações. Apenas para refletir...
Sandra
Muito bacana que vocês fizeram a correção do texto! As abelhas estão em extinção e temos que conscientizar as pessoas a darem condições para salvá-las e não alimentar o medo infundado. Na Alemanha, onde moro, existem vários programas de incentivo para plantar plantas que atraem as abelhas, fornecendo assim alimentos para elas. Podemos comprar até mesmo em supermercados, casinhas para criação de abelhas em casa, sem que sejamos apicultores. Há organizações que orientam pessoas que moram nas cidades, até mesmo em apartamentos, a "criarem" abelhas. Tudo isso sem ser picado... Não precisa publicar esse comentário, mas agradeço pela correção do texto. NÓS PODEMOS NOS HARMONIZAR COM A NATUREZA E SALVAR A NOSSA EXISTÊNCIA!
cLAUDIA
Boa tarde, as abelhas se instalaram dentro da piscina, na parte da parede que não tem água, já espantaqmos com fogo,elas foram embora, mas voltaram hj, o que devo fazer?
Dedes já agradeço
Frederico
Meu vizinho tem um pé de manjericão que atrai as abelhas que durante o dia não entrar na minha cozinha porém a noite quando agendo a luz da cozinha elas aparecem em média 10 abelhas por noite. Da minha cozinha até o manjericão tem 5 metros e um muro de 3 metros de altura. Como poço espantar essas abelhas a noite, sem precisar fechar minha janela ? Meu vizinho não quer cortar o pé de manjericão.
A sua avaliação:
Atalaion
E as abelhas comem o que ?? cada dia mais os passaros, bichos, etc não tem o que comer de tanto veneno e repelente que colocam.. já pensaram que estes tem fome também ?? que acham de plantar Fruto do Sabia, flores etc para que tenham o que comer ???
Aldivania
Aqui em casa Minhá mãe inventou de botar uma água doce para os passarinhos e desde então as abelhas começaram a frequentar o jardim principalmente o bebedouro dos passarinhos o que eu faço? ?????
Nilza
Não sei como exterminar as abelhas que se instalaram dentro do bloco da minha casa,já chamei o apicultor e exterminador de abelhas, ele tentou, mas depois de seis meses elas voltaram com força total, e estão por toda parte dentro de casa, não sei o que fazer,pra tira- las de dentro dos blocos tenho que quebrar toda a parede até descobrir onde elas estão e ficaria muito caro, no momento não estamos podendo, enfim está difícil.
1 de 4
Remédios naturais para espantar abelha