Limpar o ralo

Como tirar o mau cheiro do encanamento

Como tirar o mau cheiro do encanamento
Imagem: charlotte.quepasanoticias.com

Um problema comum em muitas casas é o mau cheiro que sai do encanamento, seja no banheiro, na cozinha, na lavanderia, no pátio, etc. e acaba invadindo toda a casa. A principal coisa a fazer para evitar isso é não jogar resíduos nos ralos ou nos sanitários e realizar uma limpeza de rotina e a manutenção nas tubulações. Agora, quando esse problema aparecer, você pode tentar alguns truques para conseguir tirar o mau cheiro do encanamento. Veja as dicas que lhe oferecemos neste artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como tirar o cheiro da pia

Passos a seguir:

1

Às vezes o mau cheiro que vem do encanamento pode ser causado pelos resíduos acumulados no sifão. Este é o cano que liga o ralo com a tubulação e que serve para evitar que os gases saiam para o exterior. Uma solução eficaz para eliminar odores desagradáveis dos canos é retirar a tampa do sifão aproximadamente uma vez por mês e limpá-la bem antes de recolocá-la.

Como tirar o mau cheiro do encanamento - Passo 1
Imagem: neoferr.com
2

Se o problema não for o sifão, existe a possibilidade de pôr em prática alguns remédios caseiros populares contra o mau cheiro do encanamento. Um deles é o de preparar uma mistura de meio litro de água morna, 200ml de vinagre branco e 100g de bicarbonato de sódio e, em seguida, despejar no ralo. Deixe repousar cerca cerca de 30 minutos e, em seguida, despeje um pouco de água quente. Além de neutralizar os odores, faz com que os canos fiquem limpos.

Como tirar o mau cheiro do encanamento - Passo 2
Imagem: pointoffashion.com
3

Outro remédio caseiro útil pode ser despejar nos canos que estão com mau cheiro uma pequena quantidade de fermento de padeiro dissolvido em água. É importante fazer isso durante a noite e não abrir as torneiras até ao dia seguinte.

4

A soda cáustica diluída em água também é recomendada para retirar resíduos e eliminar o mau cheiro do encanamento. Este é um produto tóxico e deve ser manuseado com muito cuidado, usando máscara e luvas de látex o tempo todo. Além disso, é importante verificar previamente se o material dos canos é resistente a ela.

5

No mercado, pode-se encontrar produtos para limpar encanamentos que ajudam a resolver problemas de mau cheiro e obstrução. É essencial seguir as instruções de uso e deixar repousar o tempo exato indicado.

6

Se nenhum dos métodos acima for eficaz e você não conseguir remover o odor dos canos, é aconselhável chamar um profissional para resolver o problema e livrar sua casa do cheiro desagradável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o mau cheiro do encanamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
luciana dos santos
Oi boa noite eu moro em casa de aluguel e no meu banheiro passa todos os cano das casas alugadas.e o ralo do meu banheiro e todo aberto so a tampa como eu faco ja coloquei sacola joguei sal nao sei mas o que fazer me ajuda por favor.
A sua avaliação:
Eduardo Lima Gomes Padilha
Acho muito interessante o site porisso gostaria de receber sempre novidades,obrigado um bom final de semana a toda Equipe,Abrços.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eduardo! Que bom saber que o nosso site foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Vânia
Fiz com o fermento de padaria deu certo mais no outro dia ainda derramei água quente no ralo. ..sem cheiro sem odor
Suzana
Vou experimentar e depois dou minha opinião. Grata de qualquer forma. Muito útil.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Suzana, espero que dê certo! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando o nosso site :)
Carlos
conheça o exaustor zara que retira os odores direto de dentro do vaso sanitario e não deixa que se espalhem pelo ambiente, eliminando bacterias e ajudando pessoas que tem alergias.
Imagem: charlotte.quepasanoticias.com
Imagem: neoferr.com
Imagem: pointoffashion.com
1 de 3
Como tirar o mau cheiro do encanamento