Fazer uma Horta

Como tornar a sua horta mais ecológica

Como tornar a sua horta mais ecológica

A sustentabilidade é algo que está na ordem do dia, e se podemos colaborar para ajudar o planeta, convertendo alguns pequenos hábitos em atividades mais saudáveis para o nosso futuro. Por exemplo, se tivermos uma horta urbana, os passos para a tornar ecológica são poucos e fáceis, pelo que ser um pouco mais sustentável não nos custará praticamente nenhum esforço. Algumas das ações para tornar a sua horta mais ecológica que podemos realizar são as que explicaremos em umComo.com.br de seguida.

Também lhe pode interessar: Como acabar com a tiririca na horta
Passos a seguir:
1

Semear sementes ecológicas em vez de sementes tradicionais, uma vez que as primeiras foram produzidas segundo a norma da agricultura ecológica, sem utilizar substâncias prejudiciais. Além disso, não são sementes provenientes de alimentos geneticamente modificados, por isso, com o plantio deste tipo de sementes na nossa horta, produziremos cultivos o mais saudáveis possíveis que respeitam tanto a terra como a nossa saúde.

2

Economizar água recolhendo a água que cai da chuva com a ajuda de depósitos de água. Existem de diferentes tamanhos e podem recolher mais de 300 litros, o que significa uma grande economia para nós e para a nossa horta, uma que vez que ajudamos o meio ambiente aproveitando bastantes quantidades de água.

3

Uso de tratamentos ecológicos, que não utilizam sustâncias químicas sintéticas, quando as nossas plantas tiverem pragas ou doenças. Alguns deles são o extrato de neem ou de urtiga, assim como o sabão de potássio. Além de serem eficazes contra insectos, também respeitam a fauna e as abelhas, por isso são completamente sustentáveis.

4

Uso de fertilizantes e adubos ecológicos, como o estrume, a palha ou o composto. Na verdade, podemos fazer o nosso próprio composto num compostor ou vermicompostor em casa, enchendo-o com grama recém cortada, elementos orgânicos como sobras de frutas ou de cultivos que não apresentem nenhuma praga ou doença. Deste modo, certificamo-nos que o nosso adubo é completamente ecológico. Pode ver aqui mais informação sobre como fazer compostagem em casa.

5

A vida animal é benéfica, pelo que se decidirmos não utilizar tratamentos convencionais, outra opção que existe para eliminar as pragas são os animais predadores, que acabarão com os insectos que nos atacam. Por exemplo as rãs, os sapos, as centopeias, etc. Além disso, existem outros animais como os vermes que ajudarão a arejar o nosso solo e a encherem-no de nutrientes.

6

Por isso, não há desculpa para ser mais sustentável, pois o esforço que temos de fazer é mínimo, e as consequências no planeta serão melhores e muito maiores!

Leia também: O que plantar em uma horta vertical

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tornar a sua horta mais ecológica, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
marjô
bom , muito esclarecedor
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Marjô! Que bom que gostou das dicas. Continue nos acompanhando ;)
A sua avaliação:
ROSANGELA CARVALHO.
QUERO SABER MAIS SOBRE LEGUMES, JAPONES PRA HORTA CASEIRA.
A sua avaliação:
CELSO
Irei fazer uma horta organica em casa, pois sou vegano, adorei este site, muito obrigado
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Celso! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Como tornar a sua horta mais ecológica