Passar a roupa

Como usar um ferro a vapor

Como usar um ferro a vapor
Imagem: hogartotal.imujer.com

O ferro a vapor é uma grande invenção que está há bastante tempo no mercado. Com ele, a principal função de qualquer ferro, isto é, deixar a roupa lisa para sair de casa impecável, ficará totalmente coberta. No momento em que passamos a roupa, as fibras das nossas peças esticam e posteriormente mantêm sua forma original ao esfriar. Devemos saber que isto acontece devido ao calor que os ferros deitam e à água quente necessária. Prestem atenção a este artigo de umComo porque vamos explicar-lhe como usar um ferro a vapor da forma mais fácil.

Também lhe pode interessar: Como evitar que o ferro manche a roupa
Passos a seguir:
1

Primeiro de tudo, leia as instruções para usar o ferro direito.

2

Se for a primeira vez que usa este ferro, deve comprovar que não existe sujeira na câmara de vapor para não manchar suas roupas. Neste artigo você pode consultar Como limpar um ferro a vapor.

3

A seguir, devemos encher o depósito onde o vapor se forma com água da torneira, usando um recipiente que esteja limpo, por exemplo, para que depois nenhuma pequena sujeira na água manche nossa roupa e para que o ferro funcione corretamente. A água deve ser morna ou mais ou menos quente para facilitar o processo de aquecimento do ferro a vapor.

Como usar um ferro a vapor - Passo 3
Imagem: howtoclean.ru
4

Depois, ligue o ferro na tomada. A voltagem que deve chegar ao ferro deve ser de 220 V e 50 Hz, se o ferro não for de 110 V. Nunca se esqueça de comprovar isso antes de começar, pois poderia queimar o aparelho. Neste momento devemos regular também a temperatura do ferro, isto é, a temperatura do vapor quando sai do ferro para passar a nossa roupa. Esta temperatura é regulada através da rodinha que estes eletrodomésticos costumam ter, onde podemos selecionar diferentes temperaturas possíveis, dependendo do tipo de roupa que vamos passar.

5

Com cuidado para não nos queimar, quando o ferro estiver quente podemos começar a passar nossa roupa. Devemos esperar até que esteja quente para que a criação de vapor tenha sido possível. Para fazer o ferro funcionar devemos apertar o botão que se encontra na parte inferior (em quase todos os casos), isto é, debaixo da alça onde seguramos o ferro, acionando deste modo o eletrodoméstico e liberando o vapor para fora. Pelo barulho que faz ao soltar o vapor, saberemos que está funcionando corretamente. O vapor serve para dar um acabamento bem mais perfeito à roupa, já que graças ao calor que a água evaporada deita, as fibras alisam muito melhor e permanecem esticadas por mais tempo.

6

Antes de acabar, ao terminar de passar a roupa tire o cabo da tomada de forma suave para que o ferro esfrie e possa ser guardado.

7

Finalmente, devemos virar o ferro de cabeça para baixo e sacudir suavemente para esvaziar o compartimento de água e deixar esfriar. Só guardaremos quando estiver frio, para evitar que estrague ou cause acidentes. Ao guardar, devemos deixá-lo sempre na vertical, com o regulador de vapor fechado; não devemos deixar o cabo enrolado ao redor do ferro. O motivo é porque, se ainda estiver um pouco quente, seria um problema e poderia estragar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um ferro a vapor, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Não devemos ligar na tomada usando extensões e/ou adaptadores.
  • Jamais mergulhe o eletrodoméstico na água ou em qualquer outro líquido.
  • Devemos evitar que o cabo do ferro esteja perto de superfícies de temperatura elevada.
  • Jamais deixe o ferro sem supervisão enquanto estiver ligado; se houver alguma criança por perto, por assim podemos evitar um acidente.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Madalena Martins
É aconselhável encher o depósito do ferro de engomar com água quente? O meu é da marca bosch! Muito obrigada
Mizael
Posso colocar água com o ferro (2 em 1) quente?
Fernanda
Oi posso usar ferro a vapor sem usar água?
Maria Martins
Boa tarde. Li o vosso artigo como usar o ferro a vapor o que me foi bastante útil, no entanto eu tenho ferro a vapor e a roupa mesmo com vapor fica com vincos. O que posso fazer? Desde já o meu obrigado. Melhores cumprimentos Maria Martins
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, desde já agradeço o seu comentário. Para tirar os vincos da roupa experimentar borrifar com água o sítio do vinco e passar logo de seguida. Pode usar o próprio borrifador de água do seu ferro, se tiver. Espero ter ajudado e até uma próxima :)
Imagem: hogartotal.imujer.com
Imagem: howtoclean.ru
1 de 2
Como usar um ferro a vapor