Plantas de jardim

Dicas para cultivar plantas em um jardim

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Dicas para cultivar plantas em um jardim

Tem muita gente que pensa que cultivar plantas consiste apenas em introduzi-las na terra e pronto, mas não. Devem ser considerados diferentes fatores como o momento de o fazer, as condições, escolher as plantas corretas, pensar onde as colocar... Semear plantas da forma correta tem bastantes benefícios, como por exemplo, a redução da quantidade de água para as regar, da colocação de fertilizantes e/ou pesticidas. Todos estes fatores influenciam nas plantas e disso depende de que vivam ou morram. Se quer saber mais, dê uma olhada no seguinte artigo de umComo.com.br com dicas para cultivar plantas em um jardim.

Também lhe pode interessar: Como plantar lambari
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deverá fazer para cultivar plantas em um jardim é escolher a temporada para plantar as plantas. Se forem plantas compradas, normalmente possuem uma etiqueta que informa a melhor época para plantar essa espécie. É importante ter cuidado quando for plantá-la porque senão pode danificar o solo. O tamanho do buraco tem que ser proporcional à planta, e lembre-se de deixar espaço para as raízes e para que a terra esteja solta.

2

Pense bem em quais espécies de plantas você coloca juntas ou separadas. Não é nenhuma bobagem; existem plantas que se dão melhor com umas espécies do que com outras. Inclusive algumas espécies são prejudiciais para outras. Por isso, informe-se sobre as espécies que possui.

3

Além da plantação em si, existem outros elementos que devem ser considerados para que as plantas cresçam bem. Neste caso nos referimos ao solo. Se tiver o solo "nu" mas quiser cuidar dele para futuras plantações tem que cobrir com uma camada protetora de uma espessura que pode variar entre 5 e 15 cm. Esta técnica chama-se acolchear. A camada pode ser de materiais orgânicos, como cascas de árvore, madeiras ou também pode ser de materiais inorgânicos como brita.

4

Esta técnica de acolchear é muito benéfica para a terra. Regula a temperatura, protege as raízes do frio, graças à camada a água não evapora e o solo retém a umidade, não crescem espécies indesejadas, traz nutrientes para a terra e, entre outras coisas, também evita a erosão. Como você pode ver tem muitas vantagens.

5

Pode ser que mesmo assim faltem nutrientes na sua terra ou ela não esteja muito saudável. Neste caso você teria que usar adubos. São produtos que se aplicam no solo para cobrir as carências existentes. Existem muitos tipos de adubos. Os mais básicos são os orgânicos e a areia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para cultivar plantas em um jardim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Lembre-se que depois de plantar, você tem que regar sempre.
  • Se a terra não estiver bem o que você pode fazer é desinfetar o solo durante o verão regando e cobrindo com um plástico transparente. Em alguns dias deverá retirar o plástico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Dicas para cultivar plantas em um jardim