Micro-ondas

Micro-ondas: que materiais pode colocar?

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Micro-ondas: que materiais pode colocar?

Mesmo sendo um eletrodoméstico já bastante tradicional nos lares brasileiros, ainda existem dúvidas sobre que materiais pode colocar no micro-ondas. Ter conhecimento dessa informação é de extrema importância para manter a segurança da sua residência e da sua família. Para esclarecer as dúvidas que há sobre o assunto, o umComo.com.br reuniu informações pertinentes, saiba quais são elas a seguir.

Também lhe pode interessar: Pode colocar isopor no micro-ondas?

Passos a seguir:

1

Por mais prático que seja o forno de micro-ondas, é de extrema importante saber que materiais pode colocar dentro do eletrodoméstico, a fim de evitar acidentes que podem ocorrer quando recipientes e utensílios impróprios são depositados no aparelho. Os plásticos, hoje em dia, são materiais bem comuns nos lares brasileiros e alguns deles podem entrar sim no forno sem problema, como é o caso dos plásticos próprios para micro-ondas. Essa informação costuma vir na embalagem do produto, além disso, eles são mais rígidos. Isso significa que embalagens de alimentos como iogurte, margarina e outros não podem, de forma alguma, entrarem no forno.

2

A porcelana é também um material que pode entrar no eletrodoméstico, como pratos e xícaras, no entanto, apenas se não houver nenhum detalhe metálico na louça, seja um efeito dourado ou prateado. Além disso, o mais indicado é que esse material seja usado no forno micro-ondas somente com o intuito de aquecer os alimentos e não para cozinhá-los. Vale um adentro aqui: quaisquer recipientes e utensílios de alumínio não podem ser usados no forno, como talhares ou tigelas, tampouco o papel alumínio. Todos eles são muito perigosos porque podem provocar um incêndio no aparelho.

Micro-ondas: que materiais pode colocar? - Passo 2
3

Outro material que pode entrar no aparelho são os papéis, mas com algumas ressalvas. Papel toalha, toalhas de papel, guardanapos e pratos de papel são permitidos, mas apenas quando servem para proteger o forno de respingos durante o aquecimento dos alimentos. Por outro lado, papéis com revestimento de cera estão proibidos, como os sacos de papel, de padaria, uma vez que costumam derreter com o calor do aparelho.

4

Recipientes acrílicos, em princípio, podem ser depositados no forno micro-ondas, no entanto, não é muito recomendado, porque eles se desgastam com facilidade ao serem aquecidos e rapidamente podem rachar. Assim, o indicado é que seja usado apenas em último caso, dando preferência a outros materiais mais seguros. Nesse sentido, o ideal para usar em micro-ondas são os vidros refratários, os quais são os mais seguros, aliás, para cozinhar os alimentos. No entanto, se a ideia é apenas aquecer o alimento é possível usar os vidros comuns também. Claro, desde que não tenham detalhes metálicos.

Micro-ondas: que materiais pode colocar? - Passo 4
5

Outro material que pode entrar no eletrodoméstico é a cerâmica vitrificada, servindo tanto para aquecer como até mesmo para cozinhar. Alguns dos recipientes feitos com esse tipo de cerâmica recebem tampas de plástico, no entanto, elas podem entrar no forno de micro-ondas apenas se houver a indicação de que seja própria para isso. Dessa forma, vale lembrar ainda dos demais materiais que não podem entrar no forno de jeito nenhum. É o caso das embalagens de isopor, aquelas que normalmente são usadas para comida chinesa e os cristais.

6

E se de repente o seu micro-ondas parou de esquentar, recomendamos que leia o nosso artigo para saber o que pode estar acontecendo com seu micro-ondas. Para além disso, não hesite em consultar o nosso artigo com 7 truques para cozinhar com o microondas, bem rápido e simples.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Micro-ondas: que materiais pode colocar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Micro-ondas: que materiais pode colocar?