Outros As plantas

Plantas para clima mediterrâneo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Plantas para clima mediterrâneo

Quer fazer o seu jardim e mora em um clima mediterrâneo? Uma boa decisão prévia para organizar seu espaço de natureza é verificar que tipos de plantas são aptas para as temperaturas do mediterrâneo. Existem muitas plantas que foram introduzidas e se adaptaram a este clima apesar de não serem autóctones, que servirão para decorar e encher de beleza seu jardim. Em umComo.com.br contamos quais são as melhores plantas para o clima mediterrâneo.

Também lhe pode interessar: Plantas para clima frio
Passos a seguir:
1

Existem muitos tipos de plantas e árvores para criar um jardim mediterrâneo. Vamos propor-lhe as espécies mais apropriadas para este tipo de clima tão especial. As plantas correspondentes a este clima costumam ser resistentes às altas temperaturas, suportam a escassez de água e precisam de longos períodos de exposição solar. Os solos áridos são ideais para o seu crescimento. Ainda que, no geral, não precisem de condições muito especiais de solo.

Plantas para clima mediterrâneo - Passo 1
2

Para criar o seu jardim em regiões mediterrâneas uma excelente forma de distribuir as plantas é colocar grama e deixar um buraco no centro para plantar um grupo de agaves. São plantas bonitas de folhas espinhosas e carnudas que se dispõem em roseta. Para que aguentem bem é preciso que o solo esteja bem drenado e haja bastante sol. Nos muros da casa ou, inclusive, em áreas muito centrais, você pode colocar iúcas. São plantas pontiagudas de um alto valor decorativo. Quando florescem saem umas lindas flores branco marfim que dão uma aparência muito elegante ao jardim.

Plantas para clima mediterrâneo - Passo 2
3

Também são plantas adequadas para um clima mediterrâneo espécies arbóreas como ciprestes, palmeiras e pinheiros. Entre as palmeiras é muito interessante e bonita a palmeira fênix com longas folhas verdes com seus frutos, as tâmaras alaranjadas. Outra alternativa para o seu jardim mediterrâneo são os cactos, já que precisam de longos períodos de sol e crescem em solos muito áridos. Há uma ampla seleção de cactos com muitas possibilidades decorativas em seu jardim. Os limoeiros também são uma espécie perfeita para este tipo de clima. São pequenos, com uma bonita folhagem, com flores de excelente cheiro e com os limões como fruto vistoso e chamativo.

Plantas para clima mediterrâneo - Passo 3
4

Outra árvore tipicamente mediterrânea é a oliveira, uma espécie muito decorativa e com um fruto muito especial. Tem uma folhagem bonita e um tronco ondulado. Não precisa de muita irrigação e se adapta muito bem ao calor. Além de árvores você também pode decorar o seu jardim com flores de cor e aroma intensos. Uma boa escolha são uns arbustos de folha chamados escova-de-garrafa (Callistemun citrinus) que têm, além disso, flores com longos estames de cores malva, que parecem um espanador.

Plantas para clima mediterrâneo - Passo 4
5

Outra recomendação perfeita para um clima mediterrâneo é a bougainville: uma planta trepadeira de climas quentes e temperados com longos ramos que se cobrem de flores vermelhas, púrpuras e rosas no outono.

Outra boa opção para que seu jardim fique espetacular é a sagu-de-jardim, uma planta que cresce devagar e cujo resultado é decorativo. Possui folhas amplas divididas que brotam do centro dela. Existe um mato muito bonito chamado cortaderia cujo efeito é muito elegante em um jardim, e também para decorar interiores. Tem longos espanadores prateados e muito sedosos, que dão uma beleza muito particular ao ambiente.

Plantas para clima mediterrâneo - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas para clima mediterrâneo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Marcy Argola Brandao
Como plantar as sementes de calendulas
1 de 6
Plantas para clima mediterrâneo